Movimento

A dimensão Movimento captura os detalhes de movimento de uma conta. Por padrão, o sistema gera membros na dimensão Movimento para captar Saldo de Abertura, Saldo de Fechamento, alterações e cálculos FX.

Consulte Membros de Dimensão Implantados.

Também é usado para Geração de Relatórios de Fluxo de Caixa. Os membros do sistema chamados "FCCS_Mvmts_Operating", "FCCS_Mvmts_Investing" e "FCCS_Mvmts_Financing" são criados como contas pai, a fim de permitir a criação de detalhes adicionais de movimento, conforme necessário, para geração de relatórios de Fluxo de Caixa.

A dimensão de Movimento permite que você execute estas tarefas:

  • Exiba detalhes dos movimentos de fluxo de caixa ao visualizar o Balanço Patrimonial

  • Gere automaticamente o Fluxo de Caixa devido à segregação de movimentos com base nas categorias de fluxo de caixa

Quando você cria um aplicativo, a dimensão Movimento é criada por padrão com membros implantados e opcionalmente adiciona membros de sistema com base nos recursos opcionais que você habilita. Durante a criação do aplicativo, o sistema cria membros de fluxo de caixa e hierarquias para Relatórios de Fluxo de Caixa nas dimensões Movimento e Conta.

Você pode criar seus próprios membros Movimento, mas somente no pai FCCS_Mvmts_Subtotal, e não no pai FCCS_Mvmts_FX_Total.

Para saber mais sobre a configuração da dimensão de Movimento, assista a este vídeo.

Ícone de Vídeo Configuração da Dimensão de Movimento

Adição de Membros da Dimensão de Movimento

Ao adicionar membros de Movimento, certifique-se de que todos os novos membros de Movimento (Mvmts_) sejam adicionados às hierarquias FCCS_ClosingBalance e FCCS_CashFlow. A nova propriedade Armazenamento de Dados do membro filho Movimento na hierarquia FCCS_ClosingBalance deve ser "Nunca Compartilhar". A mesma nova propriedade Armazenamento de Dados do membro filho Movimento na hierarquia FCCS_CashFlow deve ser "Compartilhado".

  • Para aplicativos baseados na Dimensionalidade Estendida, Pais adicionados à hierarquia FCCS_ClosingBalance devem ter a propriedade Armazenamento de Dados Cálculo Dinâmico. A exceção para esse caso de uso é quando um Pai tem apenas um membro filho. Para um Pai com apenas um membro filho, a propriedade Armazenamento de Dados do Pai deve ser Nunca Compartilhar.
  • Pais adicionados à hierarquia FCCS_CashFlow devem ter a propriedade de Armazenamento de Dados Cálculo Dinâmico.

  • Na hierarquia FCCS_ClosingBalance, o novo membro de Movimento deve ter um Operador de Consolidação de Adição.

  • Na hierarquia FCCS_CashFlow, o novo membro de Movimento deve ter um Operador de Consolidação de Subtração.

Nota:

Como melhor prática, não é recomendável criar fórmulas de membro para membros de dimensão Movimento, pois elas terão um impacto significativo sobre o desempenho da consolidação.

Fluxo de Caixa - Lógica de Reversão de Sinal de Movimentos

O Fluxo de Caixa Indireto apresenta fluxo de caixa em termos de movimentos de contas não monetárias (isto é, as origens e os usos do caixa). Quando você registra um movimento em uma conta não monetária, qualquer aumento nos ativos ou nas despesas (contas DR de "sinal normal") causa uma diminuição correspondente no caixa. Da mesma forma, qualquer aumento nos passivos, no patrimônio líquido ou na receita (contas CR de "sinal normal") causa um aumento no caixa.

Quando você apresenta a alteração no caixa (operacional, investimento, financiamento) em termos de movimentos de conta não monetária, o sinal do movimento do caixa é oposto ao sinal do movimento de conta não monetária relacionado para ativos e despesas e o mesmo sinal para passivos, patrimônio líquido e receita.

Ao apresentar a declaração de Fluxo de Caixa, você usa os membros de dimensão Movimento para detalhar as linhas no relatório. Também é preciso especificar uma conta. Você pode usar a conta Balanço Geral de nível superior na qual reportar todos os movimentos no relatório Fluxo de Caixa, pois as linhas do relatório Fluxo de Caixa são suficientes para definir os detalhes. Você precisa apenas de uma conta Balanço Geral para "reunir" todos os movimentos. De modo geral, a conta Balanço Geral de nível superior (que sempre dever render zero) é definida como uma conta de Ativos.

Quando você reporta um movimento contabilizado em uma conta de Ativos como uma alteração no caixa, é preciso reverter o sinal, pois um aumento em um Ativo representa uma diminuição no caixa. Ao reportar um movimento que foi contabilizado em uma conta de Passivos como uma alteração no caixa, também é preciso reverter o sinal, pois você está reportando em um único membro superior de Balanço Geral que é uma conta de Ativos. Um valor contabilizado como um aumento em uma conta base de Passivos será reportado na conta superior de Ativos Balanço Geral com o sinal oposto e, portanto, como uma diminuição no valor total de Balanço Geral (pois como a entrada do movimento da conta de Passivos é agregada até a hierarquia da conta, o Tipo de Conta muda de Passivo para Ativo e, portanto, o sinal dos dados é invertido). Você precisa inverter o sinal de todos os movimentos não monetários ao apresentar o fluxo de caixa, independentemente do Tipo de Conta no qual a contabilização original foi feita.