Como Trabalhar com Relatórios de Atividade e Logs de Acesso

Sobre Relatórios de Atividades

O Relatório de Atividade, que é gerado automaticamente para cada dia, permite que Administradores do Serviço compreendam o uso do aplicativo. Ele também ajuda a simplificar o design do aplicativo identificando scripts de cálculo e solicitações de usuário que interferem no desempenho do aplicativo. Além disso, o relatório pode ser usado para comparar o uso e o desempenho do serviço com um relatório do passado. Informações contidas neste relatório incluem o seguinte:

  • Número de usuários que acessou o serviço

    Além da duração média de uso para o número de usuários em determinado dia, o relatório gera o número de usuários que efetuaram login todos os dias na última semana, nos últimos sete dias e nos últimos 30 dias.

  • Percentual de solicitações de IU que precisaram de mais de 10 segundos para serem concluídas e das sete que mais precisaram de tempo para finalizar

    Solicitação de IU é uma ação de usuário, como entrar, carregar dados, trabalhar com formulários e validar regras. A seção das 30 ações de usuário com pior desempenho identifica o usuário, a duração da ação, a atividade do usuário e a tela na qual o usuário estava.

  • 15 principais solicitações de interface de usuário por execução

  • Tempo médio de resposta do serviço por hora e o número de usuários por duração de uso

  • 10 usuários mais ativos e menos ativos por duração

  • 5 comandos de script de cálculo com pior desempenho em 1 minuto

  • 10 principais scripts de cálculo por duração

    Esta tabela identifica as regras de negócios que mais demoraram para executar. As informações disponíveis incluem o nome do script de cálculo, o número de vezes que o script foi executado e a duração.

  • Versões incompatíveis de navegador e o número de usuários que as utilizou

  • Versões de navegador usadas para acessar o serviço e o número de usuários que as utilizou

  • Alterações de design do aplicativo que ocorreram durante o período de relatório

    Esta seção apresenta uma trilha de auditoria das alterações de design, se houver. As informações incluem o nome do aplicativo, o tipo e o nome do artefato de design modificado, a identidade do usuário que modificou o artefato e a hora em que as alterações foram feitas. As alterações de dados não estão refletidas nesta tabela.

  • Versões usadas do Oracle Smart View para Office e o número de usuários que as utilizaram

  • 10 usuários mais ativos do Smart View que não usaram a versão atual do Smart View

Nota:

O Relatório de Atividades do Aplicativo utiliza o fuso horário do administrador, que é definido na tela Janela de Manutenção.

Sobre Logs de Acesso

Você pode fazer download de um arquivo CSV que fornece informações detalhadas sobre Endereços IP que acessaram o serviço e suas atividades. O log de acesso é gerado diariamente. As informações contidas no log de acesso incluem a data e a hora, os recursos que os usuários acessaram, a duração da atividade do usuário, os endereços IP de que os usuários conectaram-se ao serviço e as ações que os usuários executaram no serviço.

Política de Retenção do Log de Acesso e Relatório de Atividades

A Oracle mantém Relatórios de Atividades e Logs de Acesso apenas dos 60 últimos dias.

Use o comando downloadfile para fazer download de relatórios de atividades e logs de acesso da Caixa de Saída para um computador local, se necessário para fins de auditoria. Consulte a Referência de Comandos no Como Trabalhar com o EPM Automate para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Para exibir Relatórios de Atividades e fazer download de Logs de Acesso:

  1. Acesse o serviço.
  2. Clique em Aplicativo, depois em Visão Geral e, por fim, em Relatórios de Atividades.
  3. Execute uma ação:
    • Para abrir um relatório de atividade, clique em Exibir em Relatório de Atividade na linha que indica o dia referente ao qual você deseja exibir o relatório.

    • Para fazer download de um log de acesso, clique em Fazer Download em Log de Acesso na linha que indica o dia referente ao qual você deseja fazer download do log.