Você pode criar relatórios do Diário de Consolidação para exibir a atividade de diário que ocorreu no sistema, verificar o status de diários e revisar ajustes de diários. Você pode selecionar o PDV, a linha, a coluna e as opções de exibição do subtotal, além do tipo de formato do relatório.
Seleção de Colunas para o Relatório
Quando você opta por exibir a coluna Moeda em um relatório Diário, o sistema exibe o nome da moeda para a qual o diário foi criado. Por exemplo, se o diário foi criado para a Moeda da Entidade, ele será exibido como Moeda da Entidade (USD), em que USD é a moeda da entidade selecionada. Se o diário foi criado para uma Moeda Pai, ele será exibido como Moeda Pai (EUR), em que EUR é a moeda da entidade pai.
Se um aplicativo tiver sido habilitado para Diários Não Balanceados, a coluna Variação será exibida. Este valor só será preenchido quando um diário inteiro for selecionado para o relatório e exibido apenas na linha total do diário. Se for habilitada, a coluna Variação será exibida para todos os diários, sejam eles Balanceados ou Não Balanceados.
Você pode incluir grupo por subtotais para as colunas selecionadas. O subtotal é baseado nas colunas que você selecionou na lista Coluna Exibida. Quando você seleciona itens para o subtotal, eles são exibidos na ordem da seleção. Por exemplo, se você selecionar Rótulo e depois Conta para Subtotal, Rótulo de Diário será o subtotal de primeiro nível, Conta será o subtotal de segundo nível e as colunas restantes que você selecionou serão exibidas. São permitidos, no máximo, oito níveis de subtotal.Depois de selecionar as colunas que deseja exibir no relatório, você pode reordenar as colunas para que o relatório as exiba na ordem especificada. A seleção de colunas é salva, de maneira que, se você quiser criar outro relatório, o sistema exibirá a seleção de colunas salva mais recentemente para você não precisar selecioná-las novamente.
Quando seleciona membros para o relatório no Seletor de Membros, você pode selecionar membros individuais ou selecionar diretamente os Descendentes de Nível 0 de um membro pai. Por exemplo, para Entidade, você poderia selecionar os Descendentes de Nível 0 do membro pai da Geografia Total, sem precisar selecionar todas as entidades desse pai. Você pode selecionar os membros Descendentes de Nível 0 das dimensões Conta, Entidade, Movimento, Intercompanhia, Multi-GAAP e Personalizado.
Direitos de Segurança para Relatórios
Se você for um Administrador de Serviço, poderá criar um relatório de diários, executar um relatório criado por qualquer usuário e atualizar ou excluir relatórios.
Se você for um Usuário ou um Usuário Avançado, poderá criar um relatório de diário, executar um relatório criado por qualquer usuário e atualizar ou excluir relatórios que tenha criado.
Se você tiver a função de Visualizador, poderá exibir diários Contabilizados e executar um relatório de diário cujo status seja Contabilizado.
Para executar um relatório de diário, você precisa ter direitos de segurança aos dados do relatório. Se você não tiver acesso a um ou mais membros de coluna de uma linha de diário, os valores de linha do diário e os totais serão exibidos como asteriscos (*).
Tipos de Formato de Relatório
Para o tipo de formato de relatório, você pode selecionar HTML, PDF ou XLSX.
Quando executa o relatório e salva-o como um tipo de relatório do Excel, você pode usar uma Variável de Substituição para exibir os valores automaticamente em formato numérico, em vez de texto da célula. O valor de substituição é chamado EnableExcelNumberFormat
e, quando o valor está definido como Verdadeiro e você salva o relatório como um tipo de relatório do Excel, os valores são exibidos automaticamente em valores numéricos.
Assista a este vídeo para saber mais sobre como criar relatórios do Diário de Consolidação.
Para criar um relatório do Diário de Consolidação: