Exemplos de Interseção Válida

Esta seção fornece exemplos de regras de interseções válidas e de grupos de interseções válidas para ilustrar alguns cenários simples, complexos e de caso extremo.

Exemplo: Dimensões de Âncora e Não-Âncora

A escolha da dimensão de âncora é crítica. Considere o exemplo a seguir, que produz um resultado diferente com base na definição da dimensão de âncora:

  • O grupo de interseções 1 válidas define Entidade como a dimensão de âncora e Produto como a dimensão de não-âncora.

  • O grupo de interseções 2 válidas reverterá esta definição com Produto como a dimensão de âncora e Entidade como a dimensão de não-âncora.

Tabela 13-1 Exemplo - A Dimensão de Âncora é Entidade

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora — Entidade Dimensão Não Âncora — Produto
1 DESC(500 - Fabricação) - Membros não selecionados são válidos DESC(P_TP1 - Equipamento de Computador)

Grupo 1 significa que entidades descendentes de Fabricação só são válidas com produtos descendentes de Equipamento de Computador. Nenhum outro produto é válido com descendentes de Fabricação. Todas as outras entidades além das descendentes de Fabricação são válidas com todos os produtos, inclusive com descendentes de Equipamento de Computador.

Tabela 13-2 Exemplo - A Dimensão de Âncora é Produto

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora — Produto Dimensão Não Âncora — Entidade
2 DESC(P_TP1 - Equipamento de Computador) - Membros não selecionados são válidos DESC(500 - Fabricação)

Grupo 2 significa que produtos descendentes de Equipamento de Computador só são válidos com produtos descendentes de Fabricação. Não há outras entidades válidas com descendentes de Equipamento de Computador. Todos os outros produtos além dos descendentes de Equipamento de Computador são válidos com todas as entidades, inclusive com descendentes de Fabricação.

Cuidado:

A escolha da dimensão de âncora é importante. Você obterá resultados muito diferentes se escolher a dimensão âncora incorreta.

Exemplo: Dimensão Requerida

No exemplo a seguir, se uma dimensão não âncora não for obrigatória, o aplicativo avaliará todas as demais interseções de dimensão no grupo de interseções válidas de um cubo que não contém a dimensão não obrigatória. Esse comportamento poderia resultar na avaliação de um grupo de interseções válidas com apenas uma dimensão efetiva.

Tabela 13-3 Exemplo - Dimensões de Não-Âncora Obrigatórias x Não Obrigatórias

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora — Entidade Dimensão Não Âncora — Produto
1 DESC(500 - Fabricação) - Membros não selecionados são válidos DESC(P_TP1 - Equipamento de Computador) - Não obrigatória

No Grupo 1, a dimensão Produto não é obrigatória e entidades não selecionadas são válidas. Portanto, se o cubo do formulário ou da regra de negócios, durante o tempo de execução, não incluir a dimensão Produto, o aplicativo avaliará as seleções da dimensão Entidade para marcar todas as entidades como válidas para um cubo que não contém a dimensão Produto.

Tabela 13-4 Exemplo - Dimensões de Não-Âncora Obrigatórias x Não Obrigatórias

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora — Entidade Dimensão Não Âncora — Produto
2 DESC(500 - Fabricação) - Os membros não selecionados são inválidos DESC(P_TP1 - Equipamento de Computador) - Não obrigatória

No Grupo 2, a dimensão de produto não é obrigatória, e as entidades não selecionadas são inválidas. Portanto, se um cubo não incluir a dimensão Produto, o aplicativo avaliará as seleções de dimensão de entidade para marcar todas as entidades, exceto descendentes de Fabricação, como inválidas. Consequentemente, qualquer cubo que não use a dimensão Produto só permitirá a entrada de dados nos descendentes de entidades Fabricação.

Cuidado:

Considere atentamente se uma dimensão de não-âncora é obrigatória ou não, principalmente se o resultado deixar um grupo de interseções válidas com uma única dimensão efetiva. Além disso, a seleção da opção Membros Não Selecionados São Válidos para membros de dimensão de âncora também exerce um papel importante no comportamento do sistema para interseções válidas. Consulte Exemplos de Interseção Válida.

Exemplo: Membros Não Selecionados São Válidos

No exemplo a seguir, dois grupos de interseção são válidos. Em um grupo, os membros não selecionados da dimensão de âncora são inválidos (esta opção está desmarcada). No outro grupo, os membros não selecionados da dimensão de âncora são válidos (esta opção está marcada).

Tabela 13-5 Exemplo - Membros Não Selecionados São Válidos

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora — Conta Dimensão Não Âncora — Entidade
1 IDESC(BS - Balanço Geral) - Os membros não selecionados são inválidos 000 - Nenhum Departamento
2 IDESC(GP - Lucro Bruto) - Membros não selecionados são válidos IDESC(403 - Vendas)

Como o Grupo 1 define todos os membros não selecionados como inválidos, o aplicativo marca os descendentes não inclusivos do Balanço Geral como inválidos. Lucro Bruto não é um descendente inclusivo do Balanço Geral. Então, embora o Grupo 2 afirme explicitamente que os descendentes inclusivos de Lucro Bruto são válidos com as entidades Vendas de descendentes inclusivos, a definição inválida do Grupo 1 substitui qualquer outra interseção válida do mesmo conjunto de membros de dimensões de âncora.

Exemplo: Regras de Interseção Válidas Redundantes ou Sobrepostas no Mesmo Grupo de Interseções Válidas

Quando regras de interseções válidas estiverem no mesmo grupo de interseções válidas e produzirem qualquer redundância ou sobreposição, o sistema só marcará uma interseção como válida se uma das condições das regras de interseções válidas forem atendidas.

Tabela 13-6 Exemplo - Regras de Interseção Válidas Redundantes ou Sobrepostas no Mesmo Grupo de Interseções Válidas

Regra de Interseção Válida Dimensão Âncora — Conta Dimensão Não Âncora — Entidade
1 IDESC(GP - Lucro Bruto) - Membros não selecionados são válidos IDESC(403 - Vendas)
2 IDESC(NI - Receita Líquida) - Membros não selecionados são válidos IDESC(TD - Departamento Total)

Como o Lucro Bruto é descendente da Receita Líquida e Vendas é descendente do Departamento Total, descendentes inclusivos de Receita Bruta são válidos com qualquer Descendente inclusivo de Departamento Total. Regra 1 é um subconjunto de Regra 2. Então, Regra 1 é de fato uma regra de "Não operação" e é desnecessária. Não há restrição no fato de os descendentes inclusivos de contas Lucro Bruto só serem válidos para descendentes inclusivos de Entidades de Vendas.

Exemplo: Regras de Interseção Válidas Redundante ou Sobrepostas em Diferentes Grupos de Interseções Válidas

Quando regras de interseções válidas estiverem em diferentes grupos de interseções válidas e produzirem qualquer redundância ou sobreposição, o sistema só marcará uma interseção como válida se ela atender aos requisitos de todos os grupos de interseções válidas.

No exemplo a seguir, há regras redundantes ou sobrepostas em diferentes grupos:

Tabela 13-7 Exemplo - Regras de Interseção Válidas Redundantes ou Sobrepostas em Diferentes Grupos de Interseções Válidas

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora — Conta Dimensão Não Âncora — Entidade
1 IDESC(GP - Lucro Bruto) - Membros não selecionados são válidos IDESC(403 - Vendas) - Obrigatório
2 IDESC(NI - Receita Líquida) - Membros não selecionados são válidos IDESC(TD - Departamento Total) - Não obrigatório

Como Grupo 1 é mais restritivo para descendentes inclusivos de contas de Lucro Bruto sendo válido com descendentes inclusivos de entidades Vendas, o aplicativo impõe esse grupo para essas interseções. Ao contrário disso, as contas que não são de Lucro Bruto ainda podem usar todos os descendentes inclusivos das entidades Total de Departamentos, mas os descendentes inclusivos das contas de Lucro Bruto devem usar descendentes inclusivos das entidades Vendas.