Sobre Métodos de Previsão

Você pode criar o seu próprio método de previsão ou usar os que são fornecidos para projetar valores de contas em períodos de previsão.

Como Acessar os Métodos de Previsão

Para acessar os Métodos de Previsão.

  1. Selecione uma Conta e posicione o cursor em uma conta.

  2. No rótulo de agrupamento de Conta, clique em Previsão da Conta.

Entrada de Dados para Métodos de Previsão Predefinidos

Como Valor Real

Insira os dados como o valor real conforme definido pelas unidade de moeda padrão.

Taxa de Crescimento

Você pode informar uma taxa de crescimento anual ou periódica. Por exemplo, para o crescimento de Vendas de 10% ao ano, insira um 10 para a entrada do período de previsão.

Taxa de Crescimento (Ano a Ano)

Insira os dados como uma taxa de crescimento sobre o mesmo período do anos anterior. Por exemplo, se as Vendas de janeiro de forem 5% maiores do que as Vendas de janeiro de 2002, insira 5 em janeiro de 2003.

Percentual de Outra Conta

Insira os dados para uma conta como percentual de outra conta(Conta Associada) no mesmo período. Por exemplo, para o Custo de Mercadorias Vendidas como 46% das Vendas, insira 46 para a entrada do período de previsão.

Caso selecione essa opção, você deverá especificar a Conta Associada especificada na caixa de diálogo Método de Previsão.

Cuidado:

Ao calcular uma conta, a mensagem dizendo que não é possível usar a Conta associada, pois ela é calculada depois da conta principal pode aparecer. Por exemplo, para inserir Espécie como um percentual dos Ativos Totais, deve-se usar o método de previsão chamado Percentual de Conta de Período Anterior.

Dias

Insira dados para uma conta como o número de dias (geralmente de vendas ou de custo de mercadorias vendidas) que esse item representa. É normalmente usado para trabalhar com balanços de capital, como previsão de contas a receber e a pagar.

Nota:

Ao prever usando o método Dias, não selecione Aumentar em método na caixa de diálogo Previsão de Conta.

Se você selecionar essa opção, deverá especificar a Conta Associada, que é selecionada na seção Conta Associada da caixa de diálogo Previsão de Conta. A opção Anualizar Conta Associada está automaticamente ativada e a seção A entrada é... está ajusta para Anual. O Strategic Modeling usa o período correto ao processar esse cálculo (ex.: A/R mensal é calculado com base nas vendas anualizadas, etc.).

Portanto, ao eleger a previsão de Contas a Receber nos Dias de Vendas, o balanço das Contas a Receber é calculado como a seguir em cada período de previsão:

(Entrada para Dias / Nº. de Dias no Período) * Vendas = Balanço das Contas a Receber

Turnos

Insira os dados para uma conta como o número de turnos (com que frequência o balanço gira) esse item representa. Esse método é normalmente aplicado para previsão de inventário.

Nota:

Ao prever usando o método Turnos, não selecione Aumentar em método na seção Previsão da caixa de diálogo Método de Previsão.

Se você selecionar essa opção, deverá especificar a Conta Associada, que é selecionada na seção Conta Associada da caixa de diálogo Método de Previsão. A seção A entrada é... é automaticamente ajustada para Periódico. Se você selecionar essa opção, deverá especificar a Conta Associada, que é selecionada na seção Conta Associada da caixa de diálogo Método de Previsão.

Ao escolher a previsão de Inventários usando o método Turnos e ao selecionar Custo de Mercadorias Vendidas como cálculo da Conta Associada, o balanço dos Inventários é calculado como a seguir em cada período de previsão:

Valor Anualizado do Custo de Mercadorias Vendidas / Entrada para Turnos

Múltiplo Absoluto de Outra Conta

Insira os dados para uma conta como um múltiplo absoluto de outra conta (Conta Associada) no mesmo período. Esse método é usado primariamente para prever preços/quantidade. Por exemplo, você talvez preveja um volume de unidades (100 milhões de unidades) em uma Conta de Memorando (v300) e calcule a receita como um preço unitário de $50 (múltiplo absoluto) vezes o volume de unidade na Conta de Memorando (v300).

Se você selecionar essa opção, deverá especificar a Conta Associada, que é selecionada na seção Conta Associada da caixa de diálogo Método de Previsão.

Múltiplo Padrão de Outra Conta

Insira os dados para uma conta como um múltiplo padrão de outra conta (Conta Associada) no mesmo período. Esse método também é usado primariamente para prever preços/quantidade. Por exemplo, você talvez preveja um volume de unidades (10 unidades) em uma Conta de Memorando (v300) e calcule a receita como um preço unitário de $20 (múltiplo padrão) vezes o volume de unidade na Conta de Memorando (v300).

Se você selecionar essa opção, deverá especificar a Conta Associada, que é selecionada na seção Conta Associada da caixa de diálogo Método de Previsão.

Como Selecionar Métodos de Previsão Predefinidos

Consulte Como Acessar os Métodos de Previsão.

Para selecionar métodos de previsão predefinidos:

  1. Acesse a faixa do Strategic Modeling no Microsoft Excel.

  2. Selecione uma Conta posicionando o cursor em uma conta.

  3. No rótulo de agrupamento de Conta, clique em Previsão da Conta.

  4. Em Método de Previsão, em Tipo de Previsão, selecione Padrão na lista suspensa.

    Nota:

    Verifique se você selecionou o tipo Forma Livre para aplicar a fórmula de Forma Livre. Consulte Como Usar Fórmulas de Forma Livre.

  5. Em Método de Previsão, selecione um método para determinar o formato dos seus dados de entrada.

    Consulte Entrada de Dados para Métodos de Previsão Predefinidos.

  6. Opcional: selecione Entrada se a conta passando por previsão for Anual ou Periódica. Essa entrada serão úteis durante a previsão de itens como taxas de juros.

  7. Opcional: selecione uma Conta Associada para selecionar o valor a ser usado para a saída da Conta Associada.

  8. Em Obter o valor de saída da Conta Associada, selecione o valor a ser usado para a Conta Associada.

  9. Selecione Fazer Correspondência de Dimensões para fazer correspondência de dimensões da conta associada com as dimensões da conta sendo prevista.

    Por exemplo, para prever o Custo de Mercadorias Vendidas/Produto XX/Região YY como um percentual de Vendas/Produto XX/Região YY, escolha Vendas como a conta associada e selecione Fazer Correspondência de Dimensões.

  10. Opcional: selecione Defas. até Período de Entrada Anterior se estiver fazendo a previsão de uma conta de saldo. Você pode prever o saldo final ou a mudança no saldo final do período anterior.

  11. Opcional: selecione a opção O valor da Conta Associada é.

  12. Opcional: selecione a opção Os valores de entrada de período de previsão são.

    Nota:

    Se você selecionar Igual à média histórica, não será necessário inserir um valor.

  13. Opcional: selecione Como Usar Precificação em Grade e clique em Editar Grade para indicar que a entrada para esse campo varia, o que permite incrementar ou diminuir uma taxa de juros de contrato com base nos critérios de seleção. Consulte Como Usar Precificação em Grade.

  14. Opcional: selecione Distribuir em Outra Conta e Conta de Distribuição para adicionar o valor de entrada ao valor de saída de outra conta a fim de processar o valor de entrada final.

  15. Clique em OK.

Como Inserir Métodos de Previsão como Fórmulas de Forma Livre

Para inserir uma Fórmula de Forma Livre:

  1. Acesse a faixa do Strategic Modeling no Microsoft Excel.

  2. Selecione uma Conta posicionando o cursor em uma conta.

  3. No rótulo de agrupamento de Conta, clique em Previsão da Conta.

  4. Em Método de Previsão, em Tipo de Previsão, selecione Formato Livre na lista suspensa.

    Consulte Como Acessar os Métodos de Previsão.

  5. Em Fórmula, insira fórmulas de Forma Livre para calcular os valores de saída para a conta selecionada. Usando as guias de conta e função, é possível criar Fórmulas de Forma Livre que usam os operadores matemáticos padrão.

    Consulte Como Usar Fórmulas de Forma Livre.

  6. Em Método de Descrição, insira as descrições de fórmula a serem exibidas.

  7. Opcional: em Entrada, selecione o formato dos dados de entrada. Os dados de entrada usados na fórmula de Forma Livre são inseridos na exibição Contas ou na caixa de diálogo Entrada de Conta:

    • Moeda

      Insira dados de entrada usando a opção definida na Moeda.

    • Itens

      Insira os dados de entrada usando a opção definida em Unidades.

    • Porcentagem

      Insira os dados de entrada como um percentual. Útil para fórmulas de alíquota de imposto.

    • Razão

      Insira os dados de entrada como intervalos.

    • Dias

      Insira os dados de entrada como um número de dias. Quando esse tipo de entrada é escolhido, a entrada deve ser multiplicada por outra conta para produzir o valor de saída.

    • Turnos

      Insira os dados de entrada como números de turnos. Essa entrada deve ser multiplicada por outra conta para produzir o valor de saída.

  8. Opcional: selecione as especificações de dados de Unidades, como Milhares ou Milhões.

  9. Selecione Usar no Histórico para usar fórmulas de Forma livre nos períodos históricos.

    Por exemplo, pode-se selecionar Usar no Histórico para calcular Vendas como Preço x Quantidade no histórico e na previsão.

    Se essa opção não estiver selecionada, a fórmula de Forma livre é usada somente nos períodos de previsão e os dados históricos deve ser inseridos separadamente.

  10. Selecione Permitir Substituições para permitir substituições de moeda nos campos de entrada.

    Nos períodos de entrada, o método de entrada selecionado pode ser sobrescrito para permitir a entrada de tal valor do período como Moeda/Itens Padrão. Para substituir o método de entrada, insira um sinal de jogo da velha (#) antes ou depois do número.

  11. Clique em Aplicar a… para exibir a caixa de diálogo Opções do Método de Previsão.

    Nota:

    Exibe os filhos dimensionais e subcontas.

  12. Selecione as contas necessárias, que conterão a nova fórmula de forma livre a ser aplicada nelas.

    Nota:

    • Se uma subconta for selecionada e se você clicar em Selecionar Filhos, todos os filhos da conta principal e as subcontas selecionadas serão selecionadas. Os filhos de cada subconta serão tratados rigidamente com base na seleção ou não da subconta.

    • Em todas as subcontas selecionadas, você pode agir em seus filhos executando as opções Selecionar Filhos e Cancelar Seleção de Filhos.

    • Ambos os botões, Selecionar Todas as Subcontas e Selecionar Filhos, são mutuamente exclusivos.

  13. Clique em OK para aplicar alterações nas contas selecionadas.

    Nota:

    • Depois de clicar em OK na caixa de diálogo Opções do Método de Previsão, as alterações não poderão ser revertidas.

    • A seleção de Cancelar na caixa de diálogo Método de Previsão apenas cancelará as alterações na conta que foi selecionada quando a caixa de diálogo foi instanciada.

Como Usar Precificação em Grade

A Precificação em Grade permite modelar as taxas de juros variantes em um período, incrementando ou diminuindo as taxas com base no desempenho da empresa versus a métrica.

Para usar a precificação em grade:

  1. Selecione uma conta e selecione Previsão de Conta.

  2. Em Método de Previsão, selecione Padrão.

  3. Selecione Usar Precificação em Grade.

  4. Clique em Editar Grade.

  5. Em Precificação em Grade Base em, selecione uma conta de critério.

    Essa conta torna-se a métrica para medida.

  6. Em Comparação a ser usada, selecione como comparar à conta de critérios.

  7. Em Ajustar por, selecione um tipo de ajuste.

  8. Em Reprecificar, selecione a frequência do cálculo. O sistema ajusta as taxas nos períodos iniciais.

  9. Na tabela Precificação em Grade, clique em adicionar nova linha para criar linhas. Em seguida, insira os valores:

    • Critério em Milhões de Dólares nesta coluna, insira o valor dos critérios na mesma escala que a conta.

    • Ajuste em Percentual nesta coluna é o efeito na taxa, como decimal. Por exemplo, se a taxa aumenta quarto de um ponto, insira ,25.

    • Para excluir, selecione uma linha e clique em Excluir.

    • Para reordenar, selecione uma linha e clique nas setas para cima ou para baixo.

  10. Clique em OK.