Cálculos de Juros e de Juros Acumulados no Agendador de Débito

Convenções de Contagem de Dias e Cálculo Direto de Pagamentos de Juros e Juros Acumulados

  • Os juros são calculados usando a Convenção da Contagem de Dias selecionada nos dias em que:
    • Um pagamento de juros está vencido.
    • O saldo do débito muda.
    • É o fim do período atual.
  • Os juros são calculados utilizando a DCF (fração do número de dias), que se baseia no número de dias decorridos desde o último pagamento de juros e no número de dias de um ano, de acordo com a Convenção da Contagem de Dias selecionada para o instrumento.
  • Os juros são calculados sobre o saldo no início do dia.
  • Os pagamentos de juros e juros acumulados (incluindo juros PIK) são calculados com base na convenção da contagem de dias selecionada, no número de dias decorridos, no saldo e na taxa a ser aplicada ao saldo. A convenção da contagem de dias e o número de dias decorridos podem ser usados ​​para calcular o DCF, que é utilizado no cálculo. No caso simples, os juros e os juros acumulados são calculados utilizando o DCF apropriado da seguinte forma:

    DCF * Saldo * Taxa

    No caso de pagamentos de juros, o DCF é calculado com base no número de dias entre o último pagamento de juros e o pagamento de juros atual.

    No caso de juros acumulados, o DCF é calculado com base no número de dias entre a data atual e o pagamento de juros mais recente. Se essas datas forem as mesmas, não haverá juros acumulados.

Cálculo das Datas de Pagamento de Juros

Antes que seja feito o cálculo de um Agendamento de Débito, são calculadas as datas programadas de todos os pagamentos de juros que devem ser feitos durante o prazo do empréstimo, de acordo com a convenção da contagem de dias selecionada. O armazenamento temporário dessas datas em ordem crescente faz com que seja mais fácil ver a data de vencimento de um pagamento, bem como a data em que o pagamento anterior foi feito.

Cálculo da Fração da Contagem de Dias

A fração da contagem de dias (DCF) consiste na fração de um ano representada pela diferença das duas datas envolvidas. Datas separadas por menos de um ano têm valores menores que um; datas separadas por mais de um ano têm valores maiores que um.

Despesa com Juros Calculada Indiretamente

A despesa com juros é calculada indiretamente, pois trata-se de um fluxo relacionado à conta de saldo de juros acumulados e ao fluxo de pagamento de juros. Ela consiste na alteração da conta de juros acumulados mais quaisquer pagamentos de juros durante o período.

Cálculo de Pagamentos de Juros e Juros Acumulados quando Há Variações no Saldo do Débito e na Taxa de Juros

Esta é a fórmula para calcular esses valores em um ambiente variável:

DCF * (Média Ponderada de (Saldo * Taxa))

O Agendador de Débito faz o cálculo usando o calendário diário real. Os cálculos levam em consideração a convenção da contagem de dias selecionada, que pode não ser mapeada para o calendário.

Agendamentos de Débito que Começam em Períodos Históricos/Reais

Como o Agendador de Débito não calcula o agendamento de débito em períodos históricos/reais, é necessário fornecer valores iniciais corretos (ou seja, no último período folha que não é calculado pelo agendador de débito) para o saldo do débito e os juros acumulados, de modo que os valores no período de previsão sejam calculados com exatidão.