Tipos de Contas de Débitos

Há três tipos de facilidades de débito disponíveis:

  • Crédito Rotativo

  • Prazo

  • Dívida de Longo Prazo: Excesso

Notas a Pagar e Dívida de Longo Prazo: Programada podem ser modeladas como uma conta a prazo ou de crédito rotativo. Dívida de Longo Prazo: Excesso é uma conta de saldo de caixa ou crédito rotativo. As três contas de débitos podem ser modeladas com despesas de juros respectivas.

Contas de Dívida Rotativa

As contas de crédito rotativo têm um teto — o saldo em aberto em um determinado período pode ser inferior ou igual a esse teto. Em Opções de Financiamento, você pode designar contas de crédito rotativo como contas de déficit de caixa e/ou excedente de caixa. Você pode amortizar cada conta até o saldo ou usá-la para financiar um déficit até o teto.

  • Caso um excedente de caixa seja aplicado a uma conta a resolver e não a conta não for usada para financiar déficits, o saldo em cada período é igual ao menor salso do período anterior ou ao teto especificado.

  • Caso pague uma conta a resolver com antecedência, as Opções de Financiamentos primeiro fazem pagamentos necessários nas reduções de teto programado a resolver. Depois de alcançar a redução de teto para todas as contas, as Opções de Financiamento utilizam o caixa excedente para reduzir o balanço dessas contas a resolver em Aplicar Excedente de Caixa a....

  • Caso use uma conta a resolver para financiar déficits de caixa, as Opções de Financiamento retiram caixa dessas contas como uma fonte de financiamento. O montante de financiamento disponível é uma função do saldo anterior para essa conta e o teto especificado para tal conta a resolver.

  • Caso aplique um excedente de caixa a uma conta a resolver e use a conta para financiar déficits de caixa, as Opções de Financiamento podem diminuir o saldo da conta em um período devido aos financiamentos em excesso. No período seguinte, é possível emprestar aquele dinheiro para financiar complementos, dependendo das necessidades de caixa.

Contas de Débito de Prazo

O débito de prazo representa uma obrigação de empréstimo pendente fixa. Por padrão, o débito de prazo não é afetado pelo excedente de caixa/saldos de déficit. É possível pagar alguns ou todos os empréstimos com antecedência, antes das programações de amortização, quando o caixa em excesso está disponível depois de alcançar a amortização necessária. O débito de prazo não pode ser usado como uma fonte de financiamento.

Quando uma conta é um empréstimo a prazo, os dados de entrada representam o saldo daquele empréstimo em cada período ou na programação de amortização, dependendo de como a conta é prevista.

Se você amortizar uma conta a prazo antecipadamente, as Opções de Financiamento amortizarão a conta extraindo a amortização antecipada da parte traseira da conta — a amortização programada será paga integralmente e só depois disso serão pagos os valores adicionais. Mesmo que sejam feitos pagamentos antecipados, as Opções de Financiamento continuarão a fazer os pagamentos de amortização programados até que o saldo da facilidade seja zero.

Contas de Dívida de Longo Prazo: Excesso

Dívida de Longo Prazo: Excesso é a última fonte de financiamento no caso de déficit de caixa. Quando todas as fontes de financiamento são esgotadas (i.e.: créditos rotativos e ativos de financiamento), as Opções de Financiamento fazem um empréstimos da Dívida de Longo Prazo: Excesso. É uma conta rotativa com um teto infinito que é, por padrão, paga novamente no caso de um superávit. Não é possível especificar um saldo mínimo ou alterar a ordem de Superávit/Déficit.