Atualização de Artefatos do Capital

Visão Geral

Se você estiver usando o Capital, os aprimoramentos de produto em algumas atualizações exigirão que você atualize artefatos específicos se os tiver modificado. Se você tiver personalizado artefatos do Capital, analise esta seção.

  • Se não tiver modificado estes artefatos (descritos neste tópico), os artefatos e recursos estarão disponíveis para você com a versão.
  • Como os artefatos personalizados não são atualizados durante uma nova versão, se você tiver personalizado esses artefatos e quiser aproveitar os novos recursos, execute estas etapas:
  1. Execute um backup completo depois da atualização e faça download dele localmente.

  2. Revise a lista de artefatos modificados e determine se você modificou algum deles. Consulte Análise de Artefatos Modificados.

    Dica:

    Para quaisquer artefatos listados abaixo que você tenha modificado, considere a criação de uma cópia do seu artefato modificado e o uso dele como referência das alterações feitas nele. É possível excluir a cópia após a reimplantação de suas personalizações.
  3. Depois da atualização, reverta as personalizações feitas nos artefatos que você identificou para restaurá-los ao formato fornecido. Consulte Reversão de Personalizações.
  4. Se necessário, implemente novamente suas personalizações feitas nos artefatos.
  5. Para quaisquer modelos ou regras restauradas do Calculation Manager, depois que forem finais, certifique-se de implantar as regras ou os modelos atualizados para o aplicativo de quaisquer artefatos impactados. Consulte Exibição de Usos de um Modelo Personalizado e Implantação de Regras de Negócios e Conjuntos de Regras de Negócios.

Maio de 2021

Com a atualização de maio de 2021, Capital atualizou as regras para oferecer suporte a períodos de aluguel gratuito e a bases de taxa de índice variáveis quando o Padrão IRFS-16 está habilitado.

Tabela C-13 Artefatos Modificados na Atualização de Maio de 2021 do Capital

Tipo de Artefato Artefatos Modificados Artefatos Novos
Regras
  • OCX_CalculateLeasedAsset — Modificado para aceitar Períodos de Aluguel Gratuito.
  • OCX_AddLeasedAsset — Modificado para adicionar a nova conta OCX_Index Rate Basis, que oferece a opção de selecionar Anual ou Frequência do Pagamento.
Regras Groovy:
  • OCX_Free Rent Asset BeforeLoad. Anexada ao formulário Período de Aluguel Gratuito para tornar todas as células somente leitura e, de acordo com a frequência de pagamento, apenas as células correspondentes são editáveis.
  • OCX_Free Rent Period Spread. Anexada ao formulário Período de Aluguel Gratuito para distribuir o trimestral/semestral/anual para mensal.
Formulários   Período de Aluguel Gratuito, disponível somente quando IFRS-16 está habilitado.
Contas  
  • OCX_Index Rate Basis
  • OCX_LeaseRentFreePeriod

Abril de 2019

A partir da versão de abril de 2019, os formulários e as regras do Capital foram atualizados para permitir diferentes anos de planejamento para os cenários de Planejamento e Previsão. Anteriormente, a tarefa de configuração de Preparação de Planejamento e Previsão para o Capital definia a variável de substituição &OEP_YearRange tanto para o cenário de Planejamento quanto para o de Previsão. Referências a essa variável de substituição estão sendo interrompidas.

Com a atualização de abril de 2019, o Capital atualizou todas as regras de negócios para usarem métodos que leem os anos de início e de término da configuração de Planejamento e Previsão separadamente para cada cenário. Formulários são modificados para exibirem dados com base nos períodos inicial e final do cenário. Quando a atualização for aplicada, se você não tiver modificado esses formulários e essas regras de negócios:

  • Formulários predefinidos são atualizados.

  • Regras de negócios predefinidas são atualizadas.

Como os artefatos personalizados não são atualizados durante uma nova versão, se você tiver personalizado formulários ou regras de negócios, observe o seguinte.

  • Se você tiver modificado regras que se baseiam na variável de substituição &OEP_YearRange, atualize as regras para usar essas funções (nas Regras de Negócios ou nas regras do Groovy):
    • [[PlanningFunctions.getModuleStartYear("CAPITAL",{Scenario})]] — Retorna o ano de início do cenário fornecido

    • [[PlanningFunctions.getModuleENDYear("CAPITAL",{Scenario})]] — Retorna o ano final de um cenário fornecido

  • Atualize formulários personalizados para o Capital para usar ILvl0Descendants de "Todos os Anos", em vez de &OEP_YearRange.