Sobre Várias Moedas Padrão

Se você estiver familiarizado com o Planning, também deverá estar familiarizado com a metodologia de várias moedas Padrão. Essa é a abordagem usada pelos aplicativos atuais do Planning.

A seleção da opção de várias moedas padrão durante a criação do aplicativo cria duas dimensões adicionais denominadas Moeda e HSP_Rates. É possível adicionar mais moedas como membros da dimensão Moeda. A dimensão HSP_Rates é uma dimensão oculta que armazena taxas de câmbio. Essa dimensão inclui estes membros e outros que armazenam taxas de câmbio:

  • Hsp_InputValue: Armazena valores de dados

  • Hsp_InputCurrency: Armazena tipos de moedas para valores de dados

Para obter mais informações, consulte Dimensão Hsp_Rates para Aplicativos de Várias Moedas Padrão.

Para uma conta com um tipo de dados de moeda, você pode escolher dentre um dos seguintes tipos de taxa de câmbio:

  • Histórica

  • Média

  • Final

Para obter mais informações, consulte Tipo de Dados e Tipo de Taxa de Câmbio.

Com base no tipo de taxa de câmbio, um UDA (atributo definido pelo usuário) é associado à conta que é usada no cálculo da moeda. É possível associar uma entidade a uma moeda. Por exemplo, quando você associa a entidade USA à moeda USD, a moeda local no formulário da entidade USA será USD.

É possível criar várias tabelas de taxas de câmbio, cada uma representando um cenário de negócios diferente. Cada cenário pode ser associado a apenas uma tabela de taxas de câmbio.

Você pode executar uma regra de cálculo de moeda que gere a regra no tempo de execução com base nos membros incluídos no formulário. Essa regra pode ser definida para ser executada quando o formulário for salvo ou carregado, de acordo com o requisito.

Para obter mais informações sobre como usar a abordagem de várias moedas padrão, consulte Administração de Dimensões.