Sobre Membros Dinâmicos

Membros dinâmicos são membros que os usuários podem criar ao trabalhar com regras de negócios. Às vezes, eles são chamados de "membros em tempo real". Um Administrador de Serviço permite que os usuários finais criem membros dinâmicos em um membro pai. Ele deve atualizar o banco de dados para criar os espaços reservados necessários no Essbase. Nas regras de negócios com solicitações em tempo de execução, os usuários podem criar membros inserindo os nomes dos membros desejados nessas solicitações. As atualizações subsequentes do banco de dados renomearão os filhos dinâmicos usados com os nomes especificados pelos usuários finais e recriarão os espaços reservados necessários no Essbase. Para obter informações sobre como trabalhar com regras de negócios e membros dinâmicos, consulte Como Projetar com o Calculation Manager para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Se um membro pai estiver habilitado para adicionar filhos dinâmicos, os usuários poderão criar novos membros informando o nome deles na solicitação de tempo de execução.

Como Habilitar Membros Pai para Adicionar Filhos Dinâmicos

Para habilitar um membro pai para adicionar filhos dinâmicos:

  1. Na página Inicial, clique em Navegador Ícone do Navegador, Criar e Gerenciar e em Dimensões.

  2. Edite o membro pai e selecione a opção Habilitar para Filhos Dinâmicos (consulte Adição ou Edição de Membros).

    • Opcional: Defina a propriedade do membro Número de Filhos Dinâmicos Possíveis (o padrão é 10). Essa configuração determina o número de espaços reservados que são criados para adicionar ou carregar dinamicamente membros sob o pai. Se todos os espaços reservados forem usados, os filhos adicionados subsequentemente serão incluídos como membros normais e não poderão ser usados até o banco de dados ser atualizado.

    • Opcional: Defina a propriedade do membro Acesso Concedido ao Criador de Membro (o padrão é Herdar).

  3. Atualize o banco de dados de modo a criar espaços reservados para membros dinâmicos nos bancos de dados para os cubos em que os membros são usados.

  4. No Calculation Manager:

    1. Crie uma regra de negócios com uma solicitação em tempo de execução (do tipo de variável Membro). Na coluna Pai do Membro Dinâmico, use o Seletor de Membros para selecionar o membro pai que você habilitou para filhos dinâmicos no aplicativo.

    2. Selecione a opção Criar membros dinâmicos.

    3. Implante a regra de negócios.

      Para obter informações sobre como trabalhar com regras de negócios, consulte Como Projetar com o Calculation Manager para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

    Nota:

    • No Calculation Manager, a seleção das opções Criar membros dinâmicos e Excluir membros dinâmicos permite que membros dinâmicos temporários sejam criados para cálculos, e esses membros serão excluídos depois que a regra de negócios for concluída.

    • Se você selecionar apenas a opção Excluir membros dinâmicos, o Seletor de Membros será exibido na solicitação de tempo de execução para que você possa excluir qualquer membro criado dinamicamente sob o pai (caso tenha acesso de gravação a esse membro). Isso permite que você tenha controle total sobre a limpeza e o gerenciamento dos membros sob o pai. O importante é criar o design adequado às suas necessidades, definindo os direitos de acesso apropriados para os filhos dinâmicos com a propriedade do membro Acesso Concedido ao Criador de Membro.

Resultados

Se todas as condições acima forem atendidas, quando os usuários executarem a regra de negócios com a solicitação de tempo de execução, eles informarão o nome do membro dinâmico e clicarão em Iniciar. Se a regra de negócios for executada com sucesso, o membro será criado na hierarquia da dimensão sob o pai do membro dinâmico.

Os membros filhos que você importar sob os membros pais habilitados para filhos dinâmicos serão adicionados como membros filhos dinâmicos, se houver espaços reservados para membro dinâmico no Essbase. Quando os espaços reservados ficarem cheios, os demais filhos serão adicionados como membros normais e não poderão ser usados até o banco de dados ser atualizado.

Nota:

Se você carregar um membro pai habilitado para filhos dinâmicos e seus membros filhos durante a mesma importação, os membros filhos serão carregados como membros normais. Isso ocorre porque o banco de dados precisa ser atualizado para criar os espaços reservados no Essbase.

Considerações

Quando você cria um membro dinâmico e os dados são registrados nesse membro em vários cubos (seja através de entrada direta de dados ou por meio de cálculos, carga de dados ou mapas de dados/Envio Inteligente), é importante limpar os dados de cada uma dessas áreas antes de remover o membro usando a operação Excluir membros dinâmicos. A operação Excluir membros dinâmicos não remove os dados. Embora o membro seja removido, os cubos reterão os dados sem que o membro seja exibido na interface, e qualquer reversão no cubo refletirá totais incorretos.