Sobre Sandboxes

Os sandboxes permitem que os usuários mantenham o respectivo trabalho privado (não visível a outros não administradores), conforme desenvolvem seus planos (consulte Criação de um Plano em Privacidade em Como trabalhar com o Planning). Pode ser que os usuários desejem testar vários resultados em um sandbox sem que outras pessoas vejam seus números até que a análise esteja concluída. Quando eles estiverem prontos para tornarem seus números públicos (para que outras pessoas tenham acesso), eles publicarão os dados no sandbox.

Estes são alguns conceitos básicos dos sandboxes:

  • Sandboxes são habilitados no nível do cubo. Você pode selecionar a opção Sandboxes para cubos de armazenamento em bloco que são implantados quando cria o aplicativo. Você também pode habilitar sandboxes quando cria um novo cubo de armazenamento em bloco. Você não pode alterar a opção de sandboxes para cubos existentes, inclusive para cubos criados por padrão, como o Plano1. Consulte Como Habilitar Sandboxes.

  • Por padrão, os formulários e as grades ad hoc estão na exibição base. Quando um usuário começa a trabalhar em um sandbox, o formulário alterna da exibição base para a exibição de sandbox. Na exibição de sandbox, os dados do usuário são salvos independentemente dos dados do aplicativo. Quando os usuários terminarem de modificar e analisar os dados no sandbox, eles publicarão o sandbox. Depois de publicados, os dados novos e alterados são salvos no aplicativo. Em seguida, o formulário retorna para a exibição base. Consulte O que Acontece quando um Sandbox É Publicado?.

  • Para fornecer acesso a sandboxes para usuários com a função Usuário, você deve habilitar a opção Aplicar Segurança para a dimensão Versão. Consulte também Como Habilitar Sandboxes e Como Habilitar Membros de Versão.

  • Todas as permissões de acesso estão em vigor nos sandboxes, inclusive a segurança em unidades de aprovação. Por exemplo, se o membro de Versão fizer parte de uma unidade de aprovação que está no processo de aprovações, os usuários terão acesso de gravação somente quando forem o proprietário atual da unidade de aprovação.

  • Os usuários podem ter vários sandboxes e alternar entre eles.

  • Vários usuários podem trabalhar simultaneamente em vários sandboxes sem afetar o trabalho uns dos outros.

  • Os Administradores de Serviço podem ver os nomes (e os dados) de todos os sandboxes, o membro de versão em que os sandboxes se baseiam, quem criou cada um e quando eles foram modificados pela última vez. Os Administradores de Serviço também podem excluir o sandbox de qualquer usuário. Para gerenciar sandboxes, na página Inicial, clique em Aplicativo. Em seguida, clique em Visão Geral, Ações e Gerenciar Sandboxes.

  • Como os membros dinâmicos são calculados automaticamente, os usuários podem ver imediatamente o efeito de suas alterações.

  • Quando um cubo é habilitado para sandboxes, uma dimensão chamada HSP_View é adicionada, com três membros: BaseData, SandboxData e ConsolidatedData. Consulte Como os Sandboxes Trabalham com o HSP_View e Membros de Versão.

  • Ao trabalhar em um sandbox, os usuários podem adicionar membros, mas esses membros não são adicionados à versão base quando o sandbox é publicado.

Vídeos

Sua Meta Assista a Este Vídeo
Veja como analisar dados com sandboxes. ícone de vídeo Análise de Dados com Sandboxes no Oracle Planning and Budgeting Cloud