Sobre Regras de Negócios Groovy

As regras de negócios Groovy permitem projetar regras sofisticadas que resolvem casos de uso não resolvidos por regras de negócios normais; por exemplo, regras para impedir que os usuários salvem dados em formulários se o valor dos dados estiver acima de um limite predefinido.

Nota:

Groovy é uma estrutura avançada de regras personalizáveis fornecida com a Plataforma EPM Cloud e disponível com as licenças do Enterprise PBCS ou do PBCS Plus One. É possível editar e criar regras Groovy em:

  • Planning (incluindo os tipos de aplicativo: Personalizado, Módulo, FreeForm, Sales Planning e Strategic Workforce Planning)

  • Profitability and Cost Management para Empresas

  • Consolidação Financeira e Fechamento

  • Formato Livre

  • Tax Reporting

Você cria regras Groovy no Calculation Manager e as executa em qualquer lugar no qual uma regra de script de cálculo possa ser executada em um aplicativo; por exemplo, na página Regras, no contexto de um formulário, no agendador de jobs, em dashboards, em listas de tarefas etc.

As regras Groovy também são suportadas em conjuntos de regras. Você pode ter uma combinação de regras de script de cálculo e de regras Groovy em um conjunto de regras.

Não há suporte para regras Groovy em formulários compostos.

Você pode executar jobs do tipo regras, conjuntos de regras e modelos de forma síncrona em uma regra do Groovy.

Você pode escrever scripts Groovy para executar comandos selecionados do EPM Automate diretamente no Oracle Enterprise Performance Management Cloud, sem instalar o cliente do EPM em uma máquina cliente. Consulte Execução de Comandos sem Instalação do EPM Automate e Comandos Permitidos em Como Trabalhar com o EPM Automate para Oracle Enterprise Performance Management Cloudpara obter informações sobre quais comandos do EPM Automate podem ser executados via Groovy e scripts de exemplo.

A Oracle suporta dois tipos de regras Groovy:

  • As regras que podem gerar scripts de cálculo dinamicamente em tempo de execução com base em contextos diferentes das solicitações em tempo de execução e retornar o script de cálculo que será executado no Oracle Essbase.

    Por exemplo, você poderia calcular despesas para projetos somente durante o período do projeto (datas de início e de término).

    Outro exemplo é um cálculo baseado em tendência que restringe o cálculo às contas disponíveis no formulário. Você pode usar esse cálculo para diversos formulários de Receita, Despesa, Balanço Geral e Fluxo de Caixa. Isso permite otimização e reutilização.

  • Regras Groovy puras que podem, por exemplo, executar validações de dados e cancelar a operação se os dados inseridos violarem as políticas da empresa.

Vídeo

Sua Meta Assista a Este Vídeo

Veja opções de treinamento para criação de regras Groovy no Oracle Enterprise Performance Management Cloud:

Ícone de vídeo Introdução ao Groovy no Oracle EPM Cloud