Use estas práticas recomendadas para criar um percurso de design que ajudará a construir e implantar seu aplicativo.
Um percurso de design geralmente envolve as seguintes etapas principais:
Crie o Seu Aplicativo
Comece estabelecendo a base: a estrutura organizacional e as contas da sua empresa. Em seguida, adicione cenários aos seus processos internos, como Plano, Real e Previsão. Adicione os membros de variação para geração de relatórios, como Real versus Plano.
Crie formulários que serão usados para coletar dados dos seus usuários e para executar revisões e análises, além de gerar relatórios. Para suportar a sua lógica de negócios, você poderá utilizar o Calculation Manager para criar cálculos. Você também poderá criar relatórios e aplicar permissões antes de implantar o seu aplicativo para os usuários.
Crie a Estrutura do Aplicativo
Adicione contas, entidades e outras dimensões para dar suporte ao seu processo de negócios.
As dimensões categorizam valores de dados. O Planning inclui estas dimensões: Conta, Entidade, Cenário, Versão Período e Anos. Se o planejamento for feito em várias moedas, o seu aplicativo também terá uma dimensão Moeda.
Você pode usar a dimensão Personalizada para definir os seus próprios valores, como Produto, Cliente ou Mercado. Você pode ter até 32 dimensões no total. No entanto, a recomendação de melhores práticas é incluir menos de 12. As dimensões podem ser adicionadas usando um arquivo de carregamento ou podem ser criadas no Oracle Smart View for Office.
Vídeos
Sua Meta | Assista a Este Vídeo |
---|---|
Veja como exportar e importar dados no aplicativo. | ![]() |
Veja como carregar dimensões usando um arquivo. | ![]() |
Testar
Os testes são uma etapa crítica no desenvolvimento de aplicativos. Todos os cálculos, permissões de acesso e relatórios devem ser testados para garantir que estão funcionando de forma adequada.
Sobre Testes de Unidades
Testar uma unidade é a primeira etapa de testes formalizados, e um elemento fundamental do ambiente de teste. Testar a unidade envolve verificar cada área funcional do aplicativo como uma unidade separada para garantir que ela seja executada conforme esperado.
Por exemplo, um teste poderia confirmar que um carregamento de dados foi executado e concluído sem erros. Outros testes poderiam confirmar que os formulários e relatórios estão acessíveis, os cálculos foram concluídos etc.
Em geral, a pessoa que cria ou configura o aplicativo conduz o teste da unidade.
Sobre Testes do Sistema
O teste do sistema valida se o sistema está operando sem erros e está fornecendo a funcionalidade necessária.
O principal objetivo é testar a forma como o aplicativo foi configurado e verificar como a equipe construiu os processos de negócios e relatórios. O teste do sistema se concentra em testar o sistema inteiro, incluindo a configuração de parâmetros exclusivos, todas as funções que serão usadas e os aprimoramentos realizados.
O teste do sistema vai além do software e valida a eficácia de controles, formulários e procedimentos manuais. Trata-se de um conjunto completo de testes funcionais formais que abrange todos os aspectos da funcionalidade do sistema que está sendo criado.
Com frequência, este tipo de teste é combinado com:
Testes de Segurança: Testam se a segurança do sistema e a segurança do banco de dados são apropriadas para o sistema como um todo e para cada usuário específico.
Testes de Integração: Testam a solução de negócios como um todo, incluindo a passagem de dados entre outros sistemas integrados. Esse método confirma se a funcionalidade permanece válida quando todos os aspectos do sistema são combinados.
Testes de Aceitação do Usuário: Os usuários validam se o sistema está operando corretamente e atende às necessidades. Se os usuários não estiverem envolvidos no teste formal do sistema ou se eles solicitarem testes específicos, poderá haver a necessidade de mais testes de aceitação. No entanto, na maioria dos casos, esse tipo de teste é feito como parte dos Testes de Sistema e de Integração, contanto que os usuários reconheçam esses testes como adequados para fins de teste.
Implantação
Durante a implantação, você pode treinar os usuários finais no sistema e mostrar a eles como navegar e usar a funcionalidade. Como prática recomendada, documente o seu sistema para permitir que outras pessoas assumam a administração se necessário.
Treinamento
Todos os usuários do sistema devem ser treinados no aplicativo. Os usuários precisam aprender a navegar confortavelmente no aplicativo e devem compreender as tarefas atribuídas a eles. O treinamento deve incluir o login no aplicativo, a navegação em listas de tarefas, a inserção de dados, a execução de regras, o uso do Smart View e o uso de ferramentas no aplicativo. Em geral, o treinamento é a primeira exposição do usuário ao aplicativo, e uma sessão de treinamento bem planejada e executada ajuda a criar uma boa primeira impressão.
Documente Informações Administrativas e do Sistema
Após a criação do seu aplicativo, recomendamos que você crie a documentação administrativa e do sistema para o aplicativo.
Melhores práticas:
Escreva esta documentação ao final do Processo de Criação quando as informações ainda são recentes.
Inclua informações como fontes de dados, a estrutura do aplicativo, o funcionamento dos cálculos e que tipo de manutenção é necessário para o aplicativo.
Liste as tarefas de manutenção distribuídas em intervalos de tempo, como manutenção manual ou anual. Isso possibilita que outra pessoa assuma o sistema mais tarde, se necessário.
Ativar o Aplicativo para Usuários
Para ativar o aplicativo para usuários finais, você deverá abrir a ativação do sistema. Além disso, inicie o processo de aprovações para habilitar aprovações.