Considerações de Criação de Formulário

Formulários e Cubos

Ao criar um formulário, você o associa a um cubo, que determina os membros válidos do formulário. Por exemplo, se você atribuir um formulário ao cubo Receita, será possível adicionar apenas contas válidas para o cubo Receita. Os dados informados são salvos no banco de dados do cubo selecionado.

Nota:

  • Não é possível alterar um cubo do formulário depois de atribuí-lo.

  • Será possível editar as contas do formulário se o cubo de origem corresponder ao cubo do formulário.

  • Se você adicionar uma conta a um formulário associado a um cubo que não seja o cubo de origem da conta, a conta será somente leitura nesse formulário.

Formulários e Permissões

Atribua permissões a um formulário para determinar quais usuários podem modificar seu design (por exemplo, layout e instruções) e inserir dados. Os usuários poderão editar formulários apenas se tiverem permissão para um membro da dimensão segura. Por exemplo, se os usuários tiverem permissão somente leitura para a entidade Europa, as linhas e coluna que incluem a entidade Europa serão somente leitura. Os usuários podem alterar os dados apenas dos membros aos quais tiverem permissão de gravação.

Formulários e Moedas

Para aplicativos de uma única moeda, todas as entidades usarão a moeda selecionada quando o aplicativo foi criado. Para aplicativos de várias moedas Padrão, o membro Moeda selecionado nos formulários de dados determina a moeda em que os valores são exibidos. Se o membro Moeda for Local, não haverá conversão de moeda, e os usuários poderão inserir dados na moeda nativa. Se um membro de moeda que não seja Local for selecionado, os valores de dados serão convertidos na moeda selecionada para a linha ou coluna e o formulário será somente leitura. Você pode especificar dados em linhas ou colunas que tenham Moeda ou Local como o membro selecionado. Consulte Criação de Formulários para Várias Moedas.

Formulários e Versões

As versões ascendentes, as linhas e as colunas com membros de nível 0 permitem entrada de dados. As linhas e as colunas definidas para um membro pai são somente leitura. O ponto de vista deve também ser definido para o membro de nível 0 para permitir entrada de dados em uma versão ascendente. As versões de destino permitem entrada de dados em membros pais e filhos.

Como Filtrar Membros de Formulário por Atributos

Você pode selecionar membros usando atributos. Por exemplo, na dimensão Entidade, é possível selecionar membros por uma Região específica, como Sul. A grade resultante conterá apenas membros que tenham o atributo Sul (por exemplo, TX, NM e assim por diante). Os valores podem ser inseridos e salvos em linhas e colunas filtrados por atributos.

Formulários e Membros Compartilhados

Como não é possível selecionar individualmente membros compartilhados, selecione-os usando uma função de relacionamento. Por exemplo, você pode selecionar um roll-up funcional alternativo que inclua todos os membros sob esse roll-up. Os usuários podem inserir valores em linhas ou colunas que exibem membros compartilhados, e os dados são salvos para os membros base no banco de dados.

Formulários e Cálculos

Para otimizar os cálculos, selecione membros de linha usando relacionamentos (como Descendentes ou Filhos) em vez de selecionar filhos individualmente. Por exemplo, calcular totais no nível de pai individual poderia ter muitos passos, por isso, use um relacionamento para facilitar.