Considerações de Criação de Formulário

Use estas diretrizes de design para planejar formulários eficazes.

Visão Geral do Design de Formulário

Você criará diversos formulários para oferecer suporte à entrada de dados, além de relatórios em nível de resumo. O conteúdo do formulário é semelhante aos modelos utilizados para coletar e calcular dados. O layout pode diferir daquele que você está acostumado a ver em planilhas.

Para melhorar a usabilidade, agrupar os formulários em categorias principais como Receita, Despesa de Remuneração, Outras Despesas etc. Você pode criar alguns formulários para oferecer suporte a entrada de dados e criar outros para resumo e verificação. Você também pode incluir gráficos para ajudar os usuários a analisar resultados.

O desempenho do formulário se baseia em diversos fatores, incluindo fatores ambientais e de rede, estrutura e layout.

Considerações de Design

Crie formulários para permitir que os usuários insiram informações como receita, despesas e pressupostos.

Melhores práticas:

  • Agrupe as contas de forma lógica, mas não inclua muitas contas em um único formulário.

  • Limite o número de formulários de entrada a um número confortável para usuários finais. Um equilíbrio delicado deve ser obtido entre o número de contas em um único formulário e o número de formulários necessários para dar suporte ao seu processo.

  • Use formulários detalhados para permitir que os usuários insiram todas as informações relacionadas. Todas as contas que requerem entrada devem estar presentes em um formulário. As contas podem ser distribuídas entre diversos formulários.

  • Ao criar formulários, certifique-se de ter selecionado todas as opções apropriadas para aprimorar o design do seu formulário. Por exemplo, use configurações para controlar a precisão, a exibição e os menus e para associar as regras adequadas ao seu formulário.

  • Use Variáveis de Substituição para fazer referência a dimensões como Anos.

  • Suprima a opção inválida para Cenário/Período de Tempo, defina Períodos em uma linha ou coluna do formulário como Período Inicial e Período Final e defina o Cenário. A utilização dessa funcionalidade é uma opção melhor que o uso de variáveis de substituição para Anos.

  • Considere a configuração de interseções válidas para definir relações entre diferentes dimensões. A supressão de combinações inválidas pode ser definida em uma linha ou coluna para que apenas interseções válidas sejam disponibilizadas para os usuários finais. Por padrão, apenas interseções válidas estarão disponíveis para os usuários finais quando houver dimensões definidas na seleção de Página.

  • Use relações para incorporar membros nos formulários, em vez de escolher membros individualmente.

  • Considere a utilização de Variáveis do Usuário para dimensões como Entidade e Cenário, a fim de ajudar a reduzir a seleção de dimensão por parte de usuários finais.

  • Se o seu aplicativo suportar várias moedas, considere definir uma variável do Usuário para que os usuários possam definir a moeda base.

  • Organize os formulários em pastas.

  • Use variáveis de substituição para reduzir a manutenção nos formulários.

  • Coloque dimensões densas como Conta e Período na linha e na coluna de um formulário. Coloque dimensões esparsas como Entidade no eixo Página.

  • Dimensões como Cenário ou Versão e Ano podem residir no PDV, na coluna ou na linha. É importante avaliar de forma adequada como as colunas ou linhas serão retornadas quando um usuário abrir o formulário.

Crie Formulários Detalhados para Receitas e Despesas

Os formulários detalhados devem permitir que os usuários insiram todas as informações relacionadas a receitas e despesas. Todas as contas que requerem entrada devem estar presentes em um formulário.

Melhores práticas:

  • Agrupe as contas de forma lógica, mas não inclua muitas contas em um único formulário.

  • Limite o número de formulários de entrada a um número confortável para usuários finais. Um equilíbrio delicado deve ser obtido entre o número de contas em um único formulário e o número de formulários necessários para dar suporte ao seu processo.

  • Use formulários detalhados para permitir que os usuários insiram todas as informações relacionadas a receitas. Todas as contas que requerem entrada devem estar presentes em um formulário. As contas podem ser distribuídas entre diversos formulários.

  • Ao criar formulários, certifique-se de ter selecionado todas as opções apropriadas para aprimorar o design do seu formulário. Por exemplo, use configurações para controlar a precisão, a exibição e os menus e para associar as regras adequadas ao seu formulário.

  • A criação de formulários pode ser iterativa para oferecer suporte aos usuários e aos processos.

Associar Regras a Formulários

A associação de regras a formulários permite que os usuários tenham acesso apropriado para iniciar as regras de negócios associadas a partir do formulário para calcular e derivar valores.

Você pode associar várias regras de negócios a um formulário por cubo. As regras de negócios associadas a um formulário podem ser definidas para ter início automático quando o formulário for aberto ou salvo. Você pode selecionar a opção Usar Membros no Formulário para preencher solicitações de tempo de execução com base no formulário atual, em vez de solicitar a intervenção dos usuários quando as regras forem iniciadas.

Melhores práticas:

  • Defina as regras com execução mais longa de modo que sejam iniciadas em um menu Ação ou simplesmente por meio da associação com o formulário.

  • Se uma regra de negócios tiver solicitações de tempo de execução, limite o número de solicitações para simplificar o trabalho do usuário.

Adicionar Menus a Formulários

Você pode associar menus a formulários. Os menus de ação permitem que os usuários cliquem em linhas ou colunas dos formulários e selecionem itens de menu. Por exemplo, eles podem acionar uma regra de negócios, com ou sem prompts em tempo de execução, ou mover para outro formulário.

Os menus são sensíveis ao contexto. Os menus exibidos dependem das configurações do formulário e de onde os usuários clicam com o botão direito do mouse no formulário.

Melhores práticas:

  • Ao projetar formulários, use Outras Opções para selecionar os menus disponíveis para os tipos de itens do menu Formulário.

  • Quando você atualizar os aplicativos, atualize os respectivos menus. Por exemplo, se você excluir uma regra de negócios à qual um menu faça referência, exclua-a do menu.

Criação de Formulários de Validação de Dados

A validação de dados pode servir como uma dica visual para os planejadores de que as políticas de negócios foram atendidas. Você pode adicionar uma codificação condicional de cores, e é possível gerar mensagens de validação se os dados inseridos violarem as regras de validação ou se uma condição for atendida.

A definição de regras de validação de dados envolve estas tarefas principais:

  • Identificar as células de dados ou o local que você deseja exibir com mensagens de validação ou em cores diferentes quando as condições forem atendidas.

  • Identifique a célula, a coluna ou a linha que precisa participar durante a avaliação da regra e defina a regra adequadamente.

  • Criar a regra de validação de dados no local identificado.

Organize Formulários em Pastas

Utilize pastas como uma forma de organizar os formulários no seu aplicativo. Os formulários podem ser agrupados em pastas por processo ou por tipo de usuário ou simplesmente para ajudar os usuários a encontrar formulários rapidamente. Você pode mover formulários para pastas e pode criar um hierarquia de pastas. A criação de pastas também simplifica a atribuição de acesso, pois todos os formulários na pasta herdarão as permissões de acesso designadas.

Crie Formulários no Nível de Resumo

Em geral, os formulários em nível de resumo reúnem todas as peças da previsão ou do plano de um usuário. Eles permitem que os usuários verifiquem e analisem os resultados.

A utilização de dashboards também pode ser uma forma eficiente de ajudar os usuários a analisar os resultados.

Criar Demonstrativos Financeiros

Os demonstrativos financeiros permitem que os usuários analisem e verifiquem seus pressupostos. Os demonstrativos financeiros podem incluir Declaração de Renda, Balanço Geral e Fluxo de Caixa.

Em geral, os demonstrativos financeiros incluem informações comparativas para que os usuários possam analisar suas variações. As informações no nível de resumo normalmente são incorporadas em demonstrativos financeiros com a capacidade de exibir dados detalhados vinculando formulários usando menus.

Formulários e Cubos

Ao criar um formulário, você o associa a um cubo, que determina os membros válidos do formulário. Por exemplo, se você atribuir um formulário ao cubo Receita, será possível adicionar apenas contas válidas para o cubo Receita. Os dados informados são salvos no banco de dados do cubo selecionado.

Nota:

  • Não é possível alterar um cubo do formulário depois de atribuí-lo.

  • Será possível editar as contas do formulário se o cubo de origem corresponder ao cubo do formulário.

  • Se você adicionar uma conta a um formulário associado a um cubo que não seja o cubo de origem da conta, a conta será somente leitura nesse formulário.

Formulários e Permissões

Atribua permissões a um formulário para determinar quais usuários podem modificar seu design (por exemplo, layout e instruções) e inserir dados. Os usuários poderão editar formulários apenas se tiverem permissão para um membro da dimensão segura. Por exemplo, se os usuários tiverem permissão somente leitura para a entidade Europa, as linhas e coluna que incluem a entidade Europa serão somente leitura. Os usuários podem alterar os dados apenas dos membros aos quais tiverem permissão de gravação.

Formulários e Moedas

Para aplicativos de uma única moeda, todas as entidades usarão a moeda selecionada quando o aplicativo foi criado. Para aplicativos de várias moedas Padrão, o membro Moeda selecionado nos formulários de dados determina a moeda em que os valores são exibidos. Se o membro Moeda for Local, não haverá conversão de moeda, e os usuários poderão inserir dados na moeda nativa. Se um membro de moeda que não seja Local for selecionado, os valores de dados serão convertidos na moeda selecionada para a linha ou coluna e o formulário será somente leitura. Você pode especificar dados em linhas ou colunas que tenham Moeda ou Local como o membro selecionado.

Formulários e Versões

As versões ascendentes, as linhas e as colunas com membros de nível 0 permitem entrada de dados. As linhas e as colunas definidas para um membro pai são somente leitura. O ponto de vista deve também ser definido para o membro de nível 0 para permitir entrada de dados em uma versão ascendente. As versões de destino permitem entrada de dados em membros pais e filhos.

Como Filtrar Membros de Formulário por Atributos

Você pode selecionar membros usando atributos. Por exemplo, na dimensão Entidade, é possível selecionar membros por uma Região específica, como Sul. A grade resultante conterá apenas membros que tenham o atributo Sul (por exemplo, TX, NM e assim por diante). Os valores podem ser inseridos e salvos em linhas e colunas filtrados por atributos.

Formulários e Membros Compartilhados

Como não é possível selecionar individualmente membros compartilhados, selecione-os usando uma função de relacionamento. Por exemplo, você pode selecionar um roll-up funcional alternativo que inclua todos os membros sob esse roll-up. Os usuários podem inserir valores em linhas ou colunas que exibem membros compartilhados, e os dados são salvos para os membros base no banco de dados.

Formulários e Cálculos

Para otimizar os cálculos, selecione membros de linha usando relacionamentos (como Descendentes ou Filhos) em vez de selecionar filhos individualmente. Por exemplo, calcular totais no nível de pai individual poderia ter muitos passos, por isso, use um relacionamento para facilitar.