Importação de Dados

Antes de importar dados, é necessário:

  • Defina ou carregue metadados e atualize o banco de dados. Consulte Importação de Metadados.

  • Prepare o arquivo de carregamento de dados. Os dados de origem devem estar em um formato de arquivo de dados específico do processo de negócios ou em um formato de arquivo de dados do Oracle Essbase.

  • Verifique se os arquivos de carregamento de dados não contêm separadores de milhar, aspas, e assim por diante, em torno de valores de dados. Até um caractere . (ponto decimal) é suportado.

  • Confirme que o tipo de arquivo de importação de dados seja .csv, .txt, ou .zip.

Você pode criar um arquivo de importação de dados com base em um modelo, ou gerar um arquivo com base no sistema de origem. Para usar um modelo, execute o processo de exportação de dados no seu processo de negócios e use o arquivo exportado como modelo. Consulte Exportação de Dados.

Nota:

Durante a importação de dados, não é feita validação nas interseções para determinar quais são válidas, e os dados são carregados para todas as interseções. Para analisar os dados que foram carregados para interseções inválidas, execute o relatório de Interseção Inválida antes de importar dados para ver e apagar interseções inválidas. Consulte Como Trabalhar com Relatórios de Interseção Inválida.

Para importar dados:

  1. Clique em Aplicativo e, em seguida, clique em Visão Geral.
  2. Clique em Ações e selecione Importar Dados.
  3. Clique em Criar.
  4. Selecione o local do arquivo de importação de dados:

    Nota:

    Os tipos de arquivo de importação de dados válidos são .csv, .txt, ou .zip.

  5. Selecione o Tipo de Origem do arquivo de importação de dados:
    • Padrão: Selecione esse tipo de origem para carregar dados em um formato de arquivo de dados específico do processo de negócios. Se você selecionar essa opção, precisa escolher entre Delimitado por vírgula, Delimitado por Tabulação ou Outro.

      Nota:

      • Se ocorrer um erro de importação durante um carregamento de dados específico do processo de negócios, a importação continuará a carregar os dados válidos (carregamento parcial). Todos os erros serão anotados no status de importação e exportação. Consulte Exibição do Status de Importação e Exportação dos Dados.

      • Para ver uma lista de caracteres delimitadores suportados e exceções, consulte Outros Caracteres Delimitadores Suportados.

      • Se os dados forem exportados para um arquivo em um formato específico do processo de negócios, você poderá usar o Notepad para alterar o nome do banco de dados no arquivo, por exemplo, ASOCube e, em seguida, importar o arquivo de dados para o outline de armazenamento agregado (desde que todas as dimensões existam nesse outline).

    • Essbase: Selecione este tipo de origem para carregar dados em um formato de arquivo de dados do Essbase. Se você selecionar essa opção, deve escolher um cubo.

      Para Delimitador, especifique o delimitador para os dados do Essbase; as opções são Espaço ou Tabulação.

      Nota:

      Por padrão, a opção Interromper em Caso de Erro está selecionada. Se essa opção estiver selecionada e ocorrer algum erro de importação durante um carregamento de dados do Essbase, a importação será encerrada e nenhum dado será carregado. Se essa opção estiver desmarcada, os dados serão carregados mesmo que ocorra algum erro.

  6. Informe ou selecione o arquivo de origem:
    • Se você selecionou Local, clique em Procurar para navegar até o arquivo de origem.

    • Se selecionou Caixa de Entrada, insira o nome do arquivo em Arquivo de Origem.

  7. Opcional: desmarque Incluir Metadados para melhorar o desempenho de importação de dados e impedir que membros alterem a posição no outline durante a importação de dados. Independentemente da configuração dessa opção, os metadados obrigatórios já deverão existir no processo de negócios e no outline do Essbase para que seja possível carregar os dados do aplicativo.
  8. Clique em Salvar como Job para salvar a operação de importação como um job, que pode ser agendado para ser executado posteriormente.

    Nota:

    • A opção Salvar como Job estará disponível somente quando Caixa de Entrada for selecionada.

    • Salvar uma operação de importação como um job é útil para criar um lote de uma sequência de carregamento; por exemplo, importar metadados e, em seguida, importar dados e executar regras quando o carregamento de dados estiver concluído. Consulte Gerenciamento de Jobs.

    • Você pode executar até cinco jobs de importação por vez.

    • Se quiser analisar os dados que foram rejeitados durante o job de importação de metadados, você poderá especificar um Arquivo de Erro na caixa de diálogo Salvar como Job. Esse arquivo fornecerá informações sobre os registros de dados que não foram importados. Se for especificado um arquivo zip de erros, ele será armazenado na Caixa de Saída. Você poderá fazer download do arquivo usando o Explorador da Caixa de Entrada/Caixa de Saída. Consulte Upload e Download de Arquivos Usando o Explorer da Caixa de Entrada/Saída.

    Dica:

    A fim de simplificar o processo de criação de jobs Importar Dados subsequentes, você pode duplicar um job existente usando a opção Salvar como e, em seguida, atualizá-lo. Consulte Duplicação de Jobs.

  9. Opcional: Clique em Validar para testar se o formato do arquivo de importação está correto.
  10. Clique em Importar para executar a operação de importação.

Nota:

Não há uma opção de importação nesse processo de negócios para limpar dados antes da importação. Portanto, a importação não substituirá os valores de dados existentes por valores #MISSING. No entanto, você pode executar um job de limpeza de cubo antes da importação ou apagar dados usando um script/regra ou a API REST:

  • Você pode executar um job de Limpeza de Cubo que permite limpar dados específicos do processo de negócios dentro de cubos de entrada e de relatórios. Consulte Limpeza de Cubos.

  • Você pode gravar uma regra de negócios que use o comando CLEARDATA do Essbase para limpar valores de dados específicos. Consulte CLEARDATA em Referência Técnica do Oracle Analytics Cloud - Essbase.

  • Você pode usar a API REST Limpar Fatias de Dados para limpar dados do processo de negócios e do Essbase de uma região específica. Consulte Limpar Fatias de Dados em API REST para o Enterprise Performance Management Cloud.

Cuidado:

Se a ordem de avaliação no aplicativo for alterada depois da exportação de dados, a importação poderá ter resultados inesperados.

Se um valor em um arquivo de entrada de carregamento de dados não corresponder ao tipo do membro do driver avaliado, por exemplo, se o tipo avaliado de um membro de driver for "data" e o respectivo valor de entrada correspondente não estiver em um formato de data válido, ocorrerá um erro de casting do membro de driver. Consulte Erros de Casting de Membro do Driver.

Tabela 6-3 Vídeos

Sua Meta Assista a Este Vídeo
Saiba quais são as vantagens do carregamento de dados no seu processo de negócios. ícone de vídeo Visão Geral: Carregamento de Dados no Planning e no Budgeting Cloud

Tabela 6-4 Tutoriais

Sua Meta Aprenda a
Saiba como importar e exportar dados no seu processo de negócios, inclusive como importar taxas de câmbio em processos de negócios de várias moedas. ícone do tutorial Carregamento de Dados no Planning