Implantação de um Modelo de ML para Planejadores

Implante um modelo de ML importado para disponibilizá-lo para planejadores em formulários e dashboards. Os planejadores podem usar o aprendizado de máquina a fim de gerar uma predição.

Depois de importar um modelo PMML, os administradores do EPM integram o arquivo PMML ao aplicativo do Planning associando a regra Groovy gerada com os formulários do Planning.

Você pode revisar primeiro as regras Groovy no Calculation Manager para validar os mapeamentos e, se necessário, fazer as alterações. Quando a regra Groovy é finalizada, você pode associá-la aos formulários ou dashboards relevantes.

Crie um Menu de Ações associado a um formulário para fazer com que a regra Groovy esteja disponível para planejadores.

Para associar uma regra Groovy de Aprendizado de Máquina a um formulário:

  1. Crie item do Menu de Ações:
    1. No Navegador, em Criar e Gerenciar, clique em Menus de Ações.
    2. Clique em Ícone Criar Menu, informe o nome do menu e depois clique em OK.

    3. Selecione um novo item de menu, clique em Ícone Editar Menu e depois clique em Adicionar Filho.
    4. Informe um nome para o Item de Menu e dê a ele um rótulo. Por exemplo, Prever Volume, do tipo Regras de Negócios e selecione o cubo apropriado e a regra Groovy com o sufixo Form. Por exemplo: ML_MLModelName_Form. Em seguida, clique em Salvar.

    Para obter mais informações, consulte Criação e Atualização de Menus de Ação.

  2. Associe o menu de ações a um formulário:
    1. No Navegador, em Criar e Gerenciar, clique em Formulários.
    2. Navegue para o formulário e clique em Ícone Editar Menu. Em Outras Opções, clique no item do Menu de Ações que você criou. Associe o menu ao formulário movendo-o de Menus Disponíveis para Menus Selecionados. Em seguida, clique em Salvar.

    Para obter mais informações, consulte Administração de Formulários.

Quando um planejador selecione o item do Menu de Ações no formulário, ele dispara a regra Groovy. A regra obtém os dados de todos os drivers de entrada, envia-os par ao arquivo PMML para processamento, retorna o conjunto de valores de predição e cola-os na saída, conforme definido no assistente Importar Modelo. A regra é executada no contexto do formulário, prevendo os valores somente das células no formulário. A segurança é garantida de modo que os planejadores só veem as interseções a que eles têm acesso. Os planejadores podem executar vários cenários what-if para ajustar suas previsões e seus planos ou ajustar os valores previstos.

Note que os planejadores precisam ter acesso ao modelo, ao formulário, à regra e aos membros para poderem executar a regra.

Execução de uma Regra Groovy de Aprendizado de Máquina como um Job em Lote

Você pode executar a regra Groovy de Aprendizado de Máquina como um job. A regra em lote é executada para todas as células do escopo total do modelo, e não apenas para células em um formulário específico. Você pode configurá-la para ser executada como um job recorrente, por exemplo, para carregar predições de modo que estejam disponíveis para planejadores em uma base regular.

Para executar ou agendar um job em lote, em Jobs, selecione um Tipo de Job Regras e depois selecione a versão em lote da regra de negócios Groovy para o modelo PMML — ML_MLModelName.

Para obter informações sobre agendamento de jobs, consulte Agendamento de Jobs.

Tutoriais

Os tutoriais fornecem instruções com vídeos sequenciais e documentação para ajudar com o aprendizado de um tópico.

Sua Meta Saiba como
Saiba como usar a regra Groovy criada de um Modelo ML importado e adicioná-la a um formulário. Em seguida, faça previsões com o modelo ML no Planning. ícone do tutorial Como Fazer Previsões com Modelos ML