Como Executar uma Análise What-If com Cenários

Você pode modelar diferentes resultados de negócios e avaliar diferentes conjuntos de pressuposições de previsão definindo cenários. Use o Scenario Manager para criar cenários e definir as contas a serem incluídas: o gráfico inteiro de contas, um subconjunto de contas ou uma única conta. Todas as contas estão no cenário Base; você adiciona uma conta a um cenário porque deseja que os valores venham do novo cenário, e não do cenário Base (ou de outro cenário autônomo).

Faça uma análise what-if criando diferentes cenários e alterando os valores de entrada (inclusive o método de previsão) para contas diferentes no cenário. Então, veja como essas alterações afetam a saída na conta.

Por padrão, todos os modelos incluem dois cenários:

  • Base — Inclui todas as contas e contém as entradas originais de cada conta. Ele não herda quaisquer valores de quaisquer outros cenários. Todos os cenários herdados terminam sua ordem de herança com o cenário base ou com outro cenário autônomo; o cenário Base sempre será a origem de dados definitiva se nenhum outro cenário fornecer os dados.
  • Valores Reais — Contém valores reais

Não é possível remover as contas para cenários Base e Real.

Sobre Herança de Cenários

Você pode definir um cenário que herde contas, valores de entrada e métodos de previsão de outros cenários. Para quaisquer valores que não estejam no cenário atual, o Strategic Modeling usa valores do cenário do qual ele herda. Você também pode configurar um cenário de herança múltipla, em que seu cenário procure primeiro valores no cenário de nível mais inferior na ordem de herança. Para quaisquer outros valores que não estejam nesse cenário, ele pesquisa no cenário seguinte de acordo com a ordem de herança, e assim por diante, até atingir um cenário autônomo, como o cenário Base. Os cenários herdados economizam tempo na entrada de dados e permitem que você faça experiências alterando valores em um cenário sem quebrar relacionamentos no modelo. Com a herança múltipla, você pode combinar os conjuntos de alterações sem quebrar os relacionamentos.

Criação de um Novo Cenário

Quando define um novo cenário, você cria-o com base em um cenário existente.

Para definir um novo cenário de uma análise what-if:

  1. Abra um modelo, fazendo check-in dele ou abrindo-o como uma cópia.

  2. Na Exibição da Conta, selecione o cenário a ser usado como base do novo cenário.

    Quando você cria um novo cenário, as propriedades e a seleção de contas baseiam-se no cenário que está ativo no momento no modelo, exceto a ordem de herança.

  3. No menu Ações, clique em Scenario Manager.

    Você também pode clicar com o botão direito do mouse em uma célula e clicar em Scenario Manager.

  4. Clique em Novo Cenário Ícone Adicionar.
  5. Insira um nome e uma descrição para o cenário.
  6. Selecione o tipo do cenário a ser criado:
    • Autônomo — Cria um cenário que não herda valores de nenhum cenário filho e inclui todas as contas no modelo.
    • Herda — Especifica que o cenário atual herdará valores e métodos de previsão de Herdar de cenário ou cenários se os valores não existirem no cenário atual.
    • Somente de Entrada — Cria um cenário de contas somente de entrada que não gera uma saída. Esta opção é útil para roll-ups de cenário quando você deseja que o pai contribua com dados para o roll-up de cenário em vez de obter os dados do filho para as contas especificadas no cenário somente de entrada. Quando uma conta é adicionada ao cenário somente de entrada, ela não pode mais obter dados de um nó filho durante o roll-up de cenário. Para obter mais detalhes sobre como usar cenários somente de entrada em roll-ups de cenário, consulte Sobre como Usar Cenários Apenas de Entrada em Roll-ups de Cenário.
  7. Se você selecionou Herda, selecione o cenário ou os cenários de que esse cenário deverá herdar valores e métodos de previsão.

    Se você selecionar vários cenários, arraste-os e solte-os para indicar a ordem de herança. Note que a ordem de herança não importará se os valores dos cenários de herança não se sobrepuserem.

  8. Para Usar Valores Reais, selecione quando usar valores reais:
    • Nunca
    • Quando Disponível — Se houver um valor real para esse período, use-o.
    • No Histórico — Use valores reais em períodos históricos.

    Por exemplo, seu orçamento permanece estático; então, você deve selecionar No Histórico para um cenário de orçamento. Mas, para valores reais, você desejaria selecionar Quando Disponível para usar os valores reais à medida que ficarem disponíveis ao longo do tempo.

  9. Em Contas, clique em Adicionar para selecionar as contas a serem incluídas nesse cenário, selecione as contas e depois clique em Adicionar.

    Você pode filtrar a lista de contas usando a caixa Pesquisar. Use Ctrl-clique para selecionar mais de uma conta.

  10. Clique em Aplicar.

O cenário é adicionado ao modelo.

Depois de criar um cenário, atualize valores ou métodos de previsão, conforme necessário, e depois calcule o modelo.

Gerenciamento de Cenários

Você pode editar ou excluir cenários, filtrar a exibição de cenários ou alterar a ordem dos cenários.

Para excluir um cenário, clique nele e depois clique em Excluir Ícone Excluir cenário.

Para filtrar a exibição do cenário (por padrão, todos os cenários são exibidos), clique em Todos os Cenários e depois selecione os cenários que deverão ser exibidos: Cenários Herdados, Cenários Autônomos, Cenários Somente de Entrada, Cenários Somente de Saída (de conversões de moeda).

Para alterar a ordem dos cenários no painel Scenario Manager, arraste e solte os cenários para reposicioná-los na lista. Você só poderá reordenar cenários quando Todos os Cenários forem exibidos. Não é possível reordenar os cenários Base e Real; eles sempre são o primeiro e o segundo cenários na lista. A mudança na ordem de cenários afeta a ordem dos cenários na lista de Cenários no PDV na Exibição da Conta.

Vídeos

Sua Meta Assista a este Vídeo

Saiba como trabalhar com cenários.

videocloud.png Criação de Cenários com o Strategic Modeling no Oracle Enterprise Planning Cloud