Definição de uma Base de Driver para as Regras de Alocação

Definição de um Destino para as Regras de Alocação descreve como inserir o destino de dados de uma alocação. A próxima etapa é definir uma base de driver de alocação, o membro em que os valores do driver são encontrados.

Nota:

O Profitability and Cost Management assume um foco no destino. A seleção da dimensão e do membro na guia Base do Driver representa uma alteração no destino que define onde o driver está localizado.

Por exemplo, se o destino da alocação for a intersecção do departamento de Vendas e da conta Salários, a definição da Base do Driver será o membro da conta Quadro efetivo.

Por padrão, os dados são alocados para o destino de maneira proporcional, usando a proporção do valor do driver para o membro, dividido pela soma de todos os valores dos drivers. Você pode optar por alocar os dados igualmente, que é o mesmo que se a proporção do driver fosse 1.

Normalmente, os sistemas são configurados para que um membro de uma dimensão, normalmente a dimensão de Contas, contenha os membros estatísticos associados a qualquer intersecção. Somente um membro pode ser selecionado para cada dimensão.

Para definir a base de driver para uma regra de alocação:

  1. Em uma regra aberta, clique na guia Base de Driver.

    Figura 8-11 Guia Base de Driver da Área de Definição de Regra de Alocação


    Digite as informações desejadas, conforme descrito nas etapas a seguir.
  2. Selecione se os dados deverão ser alocados por proporção (Especificar Local do Driver) ou alocados igualmente (Alocar Igualmente).
  3. Se você tiver selecionado Especificar Local do Driver, selecione a dimensão e o membro que contém os dados do driver, como, por exemplo, Quadro efetivo.
  4. Opcional: filtre os dados conforme descrito em Definição de uma Origem para as Regras de Alocação, etapa 3.
  5. Quando as informações da origem da regra estiverem completas, clique em Botão Salvar (Salvar).

A figura a seguir mostra o local de um driver a ser aplicado durante a alocação de dados para a regra Machined brake parts, o membro DRIV1001 da dimensão Drivers.

Figura 8-12 Exemplo da Seleção do Local de Driver


Esta ilustração mostra uma seleção do local do driver de alocação, conforme descrito no parágrafo anterior.

Dica:

A próxima etapa opcional é inserir um local de deslocamento da regra, o membro para conter um aumento para balancear uma redução correspondente na origem da alocação (Definição de um Deslocamento de Alocação para Regras de Alocação (Navegador)).