Definição de um Destino para as Regras de Alocação

O tópico Definição de uma Origem para as Regras de Alocação descreve como inserir as seleções de membros de origem para uma alocação. A próxima etapa é definir um destino para a alocação, especificar as seleções de membro de dimensão para receber a despesa ou outros dados que você esteja distribuindo com base na origem da alocação.

Para definir o destino ao qual a regra de cálculo atribuirá os dados:

  1. Em uma regra de alocação aberta, clique na guia Destino.
  2. Para cada dimensão, selecione os membros que deverão receber os dados alocados. Se você selecionar um membro pai, a alocação passará para os descendentes de nível 0.
  3. Opcional: Em vez de especificar uma seleção explícita de membro, você poderá selecionar Igual à Origem se quiser definir que o membro de destino seja igual ao membro de origem especificado para essa dimensão. Nesse caso, quando a regra é executada, os membros na dimensão de destino são selecionados para alocação por meio de uma correspondência com a seleção de membro na origem. Os membros na seleção de origem que não estão no nível 0 são resolvidos como membros de nível 0 e é estabelecida uma correspondência entre eles e membros de nível 0 no destino.
    Ao definir uma dimensão como Igual à Origem na guia Destino, você pode selecionar até duas diferentes dimensões de origem para correspondência com ele. Nesse caso, quando a regra é executada, os membros na dimensão de destino são selecionados para alocação por meio de uma correspondência com a seleção de membro nas dimensões da origem selecionada.
  4. Opcional: Selecione uma dimensão na caixa suspensa Igual à Dimensão, para selecionar uma dimensão de origem diferente da dimensão de destino.
    Se você selecionar um dimensão em Igual à Dimensão, a origem e o destino deverão ter pelo menos uma dimensão em comum. Quando a regra é executada, os membros da dimensão de destino são selecionados para alocação por meio de uma correspondência com a seleção de membro na dimensão de origem selecionada.
  5. Opcional: Para duas dimensões com a opção Igual à Origem, você pode selecionar outra dimensão de origem na lista Igual à Dimensão para estabelecer uma correspondência entre a dimensão de destino e outra dimensão de origem. Quando a regra é executada, os membros da dimensão de destino são selecionados para alocação por meio de uma correspondência com a seleção de membro na dimensão de origem selecionada. Observe que para essa opção funcionar, a dimensão de destino também deverá conter os membros da seleção de membro da dimensão de origem. Dessa forma, poderá haver uma correspondência entre eles.
  6. Opcional: filtre os dados conforme descrito em Definição de uma Origem para as Regras de Alocação, etapa 3.
  7. Quando as informações de destino da regra estiverem completas, clique em Botão Salvar (Salvar).

Figura 8-10 mostra um dos destinos dos dados alocados para a regra Machined brake parts — a dimensão Produtos e vários membros denominados B seguidos de um número.

Figura 8-10 Exemplo de Definição do Destino de Alocação


Esta ilustração mostra atribuições de destino da regra, conforme descrito no parágrafo anterior

Dica:

A próxima etapa é inserir a base do driver da regra, a localização das informações que controlam o custo o qual está sendo alocado (Definição de uma Base de Driver para as Regras de Alocação).

Para editar e excluir regras, consulte Gerenciamento de Regras com a Tela Gerenciar Regras.