A Solução e Como Ela Funciona

Você pode reverter a complexidade do razão, aumentando a eficiência da gestão de dados operacionais e contábeis.

Deixe os dados estatutários no General Ledger, que é onde eles devem permanecer, e mova os dados puramente operacionais para o Profitability and Cost Management

Existem diversas maneiras de adicionar estrutura e dados a aplicativos do Profitability and Cost Management (Criação, Importação e Exportação de Aplicativos no Console de Aplicativo do Profitability). Consulte as seções a seguir para obter mais informações:

Assim que os seus dados operacionais e do General Ledger forem adicionados ao sistema, utilize o designer de regras do Profitability and Cost Management para distribuir fundos entre as origens e os destinos de fundos usando uma interface simples.

Figura C-1 A Área de Definição de Regras


Informe o nome, a descrição e outras informações da regra, conforme descritas nas seguintes etapas.

Use cada guia para definir uma regra:

  1. Em Descrição, insira um nome de regra, uma descrição opcional, um número de sequência e outras informações que determinam quando e como a regra é executada.

  2. Em Origem, selecione membros de dimensão que fornecem fundos para alocação. Você também pode especificar um valor ou um percentual para alocar e selecionar um método de segmentação de cálculo.

  3. Destino determina os membros de dimensão que receberão fundos.

  4. Base de Driver indica se os fundos serão alocados uniformemente ou alocados com uma fórmula no membro de dimensão especificado.

  5. Deslocamento suporta locais alternativos para conter um aumento que equilibra uma redução correspondente na origem da alocação.

  6. Use o Contexto de Regra a fim de configurar membros padrão para novas regras.

Para obter detalhes, consulte "Como Trabalhar com o Profitability and Cost Management" em Administração do Oracle Profitability and Cost Management Cloud.

Você pode refinar ainda mais o processo de alocação criando conjuntos de regras (agrupamentos lógicos de regras que são executadas ao mesmo tempo em uma sequência desejada). Você também pode definir contextos (padrões que formam a base de novas regras).

Após implantar o aplicativo e calcular os dados, você poderá usar a tela Balanceamento de Regra para rastrear visualmente o fluxo de alocações no sistema. Os links dinâmicos abrem o Oracle Smart View for Office, possibilitando maior exploração e análise mais profunda.

Figura C-2 Tela Balanceamento de Regra com Dados


As colunas de dados mostram os valores de entrada e saída de diversas dimensões contábeis.

O rastreamento de alocações fornece uma visualização gráfica do relacionamento entre as partes de um aplicativo.

Figura C-3 Área Rastrear Alocações com Nós, Rastreamento para Trás


Em primeiro lugar, está o nó focal; à sua direita, há uma coluna de nós de regra e, depois, os nós de dimensão.

Juntos, o balanceamento de regra e o rastreamento de alocações ajudam a validar a lógica do aplicativo.