Os dashboards somente leitura são ferramentas visuais que agregam e exibem métricas críticas e indicadores-chave de desempenho (KPIs, Key Performance Indicators) em uma única tela, permitindo que os usuários monitorem e examinem o desempenho dos negócios rapidamente.
Ao projetar dashboards somente leitura, lembre-se dos seguintes fatores para que os dashboards sejam atraentes e funcionais aos usuários pretendidos:
Conheça seu público-alvo
Dashboards diferentes têm públicos-alvo e usos diferentes. Gerentes e Executivos usam dashboards somente leitura estrategicamente para o monitoramento de KPIs e métricas essenciais de negócios para que possam tomar decisões eficazes. Analistas de Dados e Usuários Interativos usam dashboards somente leitura analiticamente para a visualização de dados resumidos importantes de alto nível com a capacidade de fazer drill-through em dados detalhados.
Note:
Outro tipo de usuário do dashboard são os Analisadores de Entrada e Impacto de Dados. Eles são usuários de entrada de dados que usam dashboards como uma interface de entrada de dados, mas também têm a capacidade de ver imediatamente o impacto dos dados recém-inseridos em um gráfico em tempo real. Esses tipos de dashboard são exclusivos do Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management e são chamados de dashboards habilitados para gravação. Para obter informações sobre como projetar dashboards habilitados para gravação, consulte Dashboards Habilitados para Gravação.
Mantenha a simplicidade
O principal desafio do design de dashboard é comprimir o máximo de informações possível em um pequeno espaço. Ninguém quer deixar de fora informações críticas, mas há uma compensação entre a complexidade e a utilidade. Seja claro em seu objetivo para um dashboard e restrinja as informações àquelas que se aplicam diretamente ao cumprimento desse objetivo. Se houver informações mais profundas nos dados iniciais apresentados, forneça uma opção para fazer drill-down e buscar informações cada vez mais focadas e úteis.
Priorize os elementos
Priorize do primeiro ao último elemento do dashboard. Coloque componentes de alto nível, de leitura fácil e acionáveis perto do canto superior esquerdo, e os componentes com informações de suporte abaixo. Se o seu público-alvo tiver tempo ou atenção limitados, coloque os elementos importantes onde eles sejam notados.
A estética importa
A estética de um dashboard (ou a falta dela) pode impactar sua adoção. Use apenas uma fonte, e não abuse das cores. Cada cor em uma visualização de dados deve servir a um propósito. Use cores diferentes no dashboard somente quando estiver comunicando coisas diferentes. Seja consistente. Se o seu dashboard incluir vários gráficos, certifique-se de combinar as cores entre eles quando se referirem ao mesmo grupo ou entidade. Se as cores mudarem de significado entre os gráficos, isso poderá dificultar a compreensão do gráfico pelos usuários.