Noções Básicas de Campanhas

Uma campanha do Oracle Responsys é um mecanismo automatizado para entrega de mensagens personalizadas por e-mail e outros canais dirigidas a um público-alvo definido por sua lista de destinatários e, possivelmente, refinadas por outras origens de dados.

Para obter mais detalhes de marketing sobre as campanhas, consulte o site da Responsys. Consulte Tópicos Relacionados abaixo para obter detalhes sobre os links para a campanha.

Funcionalidade da Campanha

  • Configurações e preferências de campanha controladas pelo usuário
  • Modelo e criação de campanha orientada por assistente
  • Gerenciamento intuitivo e escalonável de conteúdo
  • Conversão de rastreamento de link avançado e gerenciamento de tratamento de respostas
  • Entrega otimizada de imagens
  • Detecção e solução automáticas de erros
  • Painéis e páginas Propriedades da campanha (componentes associados)
  • Ferramentas de visualização, criação e edição de texto de conteúdo
  • Campanhas promocionais e transacionais
  • Conteúdo personalizado e dinâmico centrado no cliente

Documentos de Mensagem e de Formulário de Campanha

  • Mensagens – A mensagem da campanha geralmente é um material introdutório ou explicativo que informa os destinatários sobre o objetivo de sua campanha.

    Observação: As mensagens podem ser montadas, visualizadas e editadas (via Editor de Campanha – um editor de rich text/editor WYSIWYG) que usa HTML e/ou texto sem formatação (pode ser editado no Editor de Documentos), dependendo da capacidade detectada automaticamente do provedor de e-mail do destinatário.

  • Formulários – O conteúdo da campanha pode conter links para formulários preenchidos antecipadamente. As respostas recebidas podem disparar ações de acompanhamento (incluindo campanhas subsequentes) baseadas nas regras de resposta que você define no Editor de Campanha.

Listas de Destinatários da Campanha

Uma Lista dos clientes-alvo que foi selecionada para uma campanha contém, pelo menos, os endereços de e-mail dos destinatários da campanha.

Observação: as listas podem ser preenchidas automaticamente com o carregamento de um arquivo, via Connect ou por informações obtidas por meio de formulários de respostas fornecidos pelo destinatário. Inserir manualmente e editar os dados do cliente também é uma opção.

Ciclo de Vida da Campanha

  1. Plano – Determinar o tipo de campanha, os resultados desejados, a convocação a ação, a experiência de usuário e as respostas esperadas; como ela se integra aos objetivos corporativos?
  2. Criar conteúdo da campanha – Importar arquivos, imagens e anexos, criar conteúdo original, copiar arquivos do site; criar versões de texto de mensagens em HTML, etc.
  3. Identificar origens de dados – Lista de clientes-alvo, origens de dados complementares, listas de supressão.
  4. Montar campanha – Defina componentes: Público-alvo, mensagem/conteúdo de formulário, configurações de campanha.
  5. Revisar a campanha – Testar e resolver erros detectados automaticamente, visualizar a mensagem, enviar para Lista de Prova associada (revisores pré-lançamento).
  6. Lançar a campanha – Definir a agenda da campanha e lançar a campanha baseada nas configurações e preferências definidas.
  7. Revisar resultados e respostas – Avaliar os relatórios em tempo real e a análise da campanha.

Relacionado