Campanha – Conceitos Básicos

O Oracle Responsys otimiza o desenvolvimento do gerenciamento de campanha multicanal altamente individualizado com uma única plataforma de software integrada para criar, executar e gerenciar todos os seus esforços de campanha de marketing.

O Oracle Responsys oferece uma interface gráfica por demanda baseada na Web e fácil de usar, com ferramentas orientadas por assistentes e baseadas em componentes intuitivos. Em combinação, elas automatizam todo o ciclo de vida dos objetivos de sua campanha – desde a integração dos dados ao gerenciamento de origens de dados e segmentação, desenvolvimento de conteúdo de mensagem e formulário, testes e lançamentos, conversão de destinatário, relatório e análise.

O Oracle Responsys oferece: 

  • Navegação guiada – Interface da Web orientada por assistentes, painéis centralizados de campanhas, detecção automática de erros, ferramentas de design modular.
  • Gerenciamento e segmentação de lista – Gerenciamento avançado de lista, segmentação comportamental, filtragem e governança baseada em regras.
  • Recursos de Campanha – Modelos de campanha pré-configurados reutilizáveis para simplificar e padronizar formatos e conteúdos.
  • Personalização de conteúdo dinâmico – Editor de criação de textos, de imagens, de formulários e conteúdo orientado visualmente (WYSIWYG), individualizado e focado no destinatário.
  • Relatórios e análise – Medidas abrangentes de desempenho de campanha e comportamento de usuário.
  • Administração de conta – Ferramentas administrativas para personalizar e manter sua conta.

Ciclo de Vida da Campanha

Os conceitos básicos de uma campanha são descritos a seguir e irão orientá-lo por todo o ciclo de vida de sua primeira campanha.

1. Planejar a campanha

Determine o tipo da campanha, os resultados desejados, o plano de ação, a experiência do usuário e as respostas esperadas. Como ela se integra aos objetivos corporativos?

2. Criar a pasta da campanha

Para começar o processo, crie sua pasta de campanha.

3. Criar a lista de destinatários e outras origens de dados

Observação: todas as campanhas estão associadas a uma lista principal de registros de clientes. O banco de dados de destinatários básico é sempre chamado de Lista. Todas as outras origens de dados atribuídas à campanha devem estar diretamente relacionadas a essa lista principal.

  1. Defina seu Público-alvo e seus Requisitos

    Como parte de seu planejamento, você precisa saber que público-alvo você deseja atingir com a sua campanha, campos/esquema de Lista personalizada, que grupos do público-alvo (segmentações), perfis e outras personalizações são necessárias.

  2. Crie sua Lista de destinatários primária

    Em primeiro lugar, carregue/compile seus dados usando uma das seguintes opções – Carregar de Arquivo (carga orientada por assistente de arquivos de texto delimitados), Interact Connect™ (com transferências de arquivos agendadas), Connect API, página Exibir e Editar (para entradas manuais) e/ou envios de entrada de cliente disparados por Formulário.

    Observação: outras atividades de refinamento das origens de dados a serem consideradas incluem adição de campos personalizados, tabelas complementares, segmentações de listas, filtros, regras de supressão e listas de teste e de seeds.

4. Crie o conteúdo da mensagem.

O conteúdo de qualquer campanha é o pacote promocional ou transacional completo distribuído ao seu público-alvo.

As mensagens de campanha podem ser arquivos HTML e/ou de texto sem formatação, formulários em HTML e anexos (arquivos PDF ou apresentações em Flash). O conteúdo também pode incorporar campos de substituição $text$ para personalização da mensagem para cada destinatário, além de conteúdo dinâmico (Por exemplo: artigos diferentes para destinatários diferentes, dependendo de seus interesses expressos).

O conteúdo da campanha pode incluir sua cópia de marketing direto com informações, links para ofertas, "convocação a ação" e outros tipos de comunicação automatizada entre sua empresa e seus clientes.

Outros exemplos incluem campanhas de boas vindas, informativos periódicos, reativação e abandono de programas, campanhas ou programas de compras horizontais e verticais.

Observação: a mensagem da campanha pode ser formatada com HTML, texto sem formatação ou ambos. As mensagens formatadas em HTML podem ser personalizadas, compiladas para suportar rastreamento de link, conter imagens hospedadas pela Responsys ou em um site designado por você, incluir links para outros formulários, páginas da Web, outras campanhas. etc.

  1. Comece criando um conteúdo de mensagem de campanha preliminar. Para adicionar conteúdo mais complexo e atraente, use o prático editor WYSIWYG, que tem uma grande variedade de recursos disponíveis no Editor de Documentos.
  2. Desenvolva funcionalidade de conteúdo adicional (opcional)
    • Criar conteúdo – Importe arquivos, imagens e anexos, crie conteúdo original, copie arquivos de site; crie versões de texto de mensagens em HTML.
    • Visualizar, editar, criar conteúdo – Use o Editor de Campanha ou o Editor de Documentos (editores de rich-text) para editar, montar e/ou validar suas mensagens, formulários e conteúdo dinâmico.
    • Definir conteúdo dinâmico – Controle o conteúdo inserido dinamicamente quando um destinatário recebe a mensagem da sua campanha ou responde a um formulário associado.
    • Gerenciar conteúdo hospedado – Gerencie e carregue imagens e outros arquivos a serem hospedados pelo Oracle Responsys.
    • Personalizar rodapés de mensagem – Personalize, baixe e carregue rodapés de mensagem (apenas administradores).

Para obter mais informações, consulte Noções Básicas sobre Conteúdo da Mensagem da Campanha.

5. Criar formulário e regras de formulário associados (Opcional)

Os formulários de campanha oferecem a oportunidade de interação com os clientes por meio de um mecanismo automatizado para coletar e processar informações diretamente dos destinatários da campanha e dos visitantes do site.

Como a mensagem de campanha, um formulário bem desenhado pode ser personalizado e dinâmico, com o máximo possível de campos preenchidos antecipadamente com dados do cliente de uma Lista associada ou de origens de dados complementares.

Observação: os formulários podem ser personalizados com a inserção de dados do destinatário nos campos de substituição $text$ e com o preenchimento antecipado do máximo possível de campos de entrada.

Os destinatários usam formulários para responder diretamente a suas campanhas, inscreverem-se para receber notificações de eventos, enviar informações sobre o que lhes interessa, dizer a você a frequência em que deve enviar campanhas, que formato de mensagem eles preferem, etc.

Todos os formulários geralmente incluem uma “convocação para ação” por parte dos destinatários. Baseado nas regras de formulário, condições e opções definidas por você – você pode determinar como as respostas fornecidas por seus destinatários devem ser tratadas.

Observação: todos os formulários são formatados em HTML.

  1. Use o assistente de criação de formulários para compilar seu formulário.
  2. Use regras de formulário para estabelecer as regras que lidam com as respostas dos destinatários de seu formulário.
  3. Use o Editor de Campanha para refinar, visualizar e editar seu formulário.

Para obter mais informações, consulte Formulários e Regras de Formulário.

6. Criar e montar a campanha

  1. Use oassistente de criação de campanha para definir os componentes de sua campanha, incluindo o público-alvo, o conteúdo da mensagem/formulário e as configurações da campanha.
  2. Opcionalmente, durante o processo de criação da campanha, você pode também optar por desenvolver e associar outras funcionalidades de campanha. Por exemplo, selecionar listas de supressão e as configurações relacionadas, criar conteúdo dinâmico, criar e estabelecer tabelas de rastreamento de links, definir opções de cancelamento de assinatura.

7. Revisar e testar a campanha

  1. Conduza uma revisão/verificação geral de sua campanha, incluindo uma leitura de prova e uma verificação gramatical cuidadosa de todo o conteúdo.
  2. Teste e resolva os erros de detecção automática realçados no painel da campanha.
  3. Visualize o conteúdo da mensagem e os formulários associados usando o Editor de Campanha.
  4. Envie uma campanha para a lista de prova (revisores pré-lançamento) associada.

8. Enviar a campanha

Defina a agenda da campanha e lance a campanha, baseado nas configurações e preferências definidas.

9. Revisar os resultados e as respostas da campanha

  • Monitore e avalie os programas de mensagem de sua campanha com relatórios em tempo real e análise de campanha e desempenho.