Noções Básicas sobre de Listas e Origens de Dados

Você pode usar os recursos de gerenciamento de lista e de dados a fim de montar um banco de dados abrangente para executar programas de marketing multicanais, altamente direcionados e individualizados. Especificamente, você pode criar e preencher dados de cliente para definir seu público-alvo (em termos de perfil e comportamento), assim como personalizar as mensagens de marketing baseado no perfil e no comportamento do público-alvo e nos produtos relevantes.

O Oracle Responsys fornece diferentes tipos de origens de dados para atender aos seus requisitos de campanha e programa.

Dica: para as novas contas provisionadas depois da Atualização 19A, os administradores de sistemas podem optar por incluir um conjunto de ativos predefinido (uma lista de perfis, PETs e tabelas complementares) automaticamente na conta, com base no segmento vertical do setor. Para obter mais informações, consulte Ativos de Dados Pré-Carregados.

  • Lista de Perfis: uma lista de perfis é a principal fonte de registros de clientes. Uma tabela de Lista de Perfis armazena informações de todos os clientes e mantém um perfil deles. A Lista de Perfis contém informações de perfil básicas, mas importantes, como endereço de e-mail do destinatário, status de assinatura do e-mail, nome etc. Geralmente, existe uma Lista de Perfis que funciona como a tabela principal usada por cada conta, e todos os outros dados como Tabelas de Extensões de Perfil, Tabela Complementares e Lista de Testes, estão associados a ela. Quando um novo cliente é adicionado a uma Lista de Perfis, por padrão, é atribuído ao registro um ID novo e exclusivo denominado RIID. O Responsys rastreia todas as atividades de clientes usando o RIID.
  • Lista de Canais de Aplicativos: a Lista de Canais de Aplicativos está associada a uma Lista de Perfis e armazena todas as informações de usuário e dispositivo de todos os aplicativos. Você pode ter uma única Lista de Canais de Aplicativos para uma Lista de Perfis.
  • Lista de Canais Push da Web: a Lista de Canais Push da Web está associada a uma Lista de Perfis e armazena todas as informações de usuário, dispositivo e navegador de todos os aplicativos push da Web. Você pode ter apenas uma Lista de Canais Push da Web para uma Lista de Perfis, mas pode ter qualquer número de aplicativos da Web associado à mesma lista de Canais Push da Web.
  • Extensões de Perfis: Tabelas de Extensões de Perfis (PETs) são uma extensão lógica da Lista de Perfis. Elas armazenam dados de contato de cada contato exclusivo na sua tabela de Lista de Perfis em um relacionamento de um para um. Como exemplo de uma PET temos as preferências de um contato. Uma Lista de Perfis pode ter várias PETs associadas a ela, mas um só registro em qualquer PET será relacionado a seu registro associado na lista. As Listas de Canais de Aplicativos também podem conter PETs.
  • Dados Complementares: os Dados Complementares são tabelas adicionais que podem ser usadas para personalização. Eles podem ter relacionamentos de um para um com a Lista de Perfis. Um exemplo de Tabela Complementar são ofertas de cupons, já que um contato pode ser elegível para várias ofertas.

Definição do público-alvo e requisitos

As seguintes questões devem ser levadas em consideração ao criar e definir requisitos relativos a dados dos clientes.

  • Quantas listas e outras origens de dados são necessárias?

    Geralmente, uma lista (sempre seu principal banco de dados de clientes) é suficiente para a definição e a personalização de todas as suas necessidades de dados. Isso é particularmente verdadeiro quando o recurso DM (Distributed Marketing) está habilitado para a sua conta. Sua lista-mestra de DM define todo o público-alvo de sua organização, campos especiais dentro da lista definem os membros da lista a quem seus comerciantes regionais (se tiver) e locais podem enviar campanhas, e filtros de lista estão disponíveis para direcionar campanhas para membros da lista com características especiais.

  • Que campos personalizados precisam ser adicionados aos campos de lista padrão?
  • Onde os dados devem ser armazenados?
  • Como os dados devem ser coletados e atualizados?
  • Como os formulários de Opção por Receber e de preferências, necessários para preencher as listas, são configurados?
  • Quais são os agrupamentos de público-alvo (segmentos), perfis e outras personalizações necessárias para permitir o envio de mensagens e a análise dos relatórios?
  • Quais são os principais campos e relacionamentos que devem ser mantidos?

Como carregar e gerenciar dados

A seguir, a lista de diferentes opções para criação e atualização de registros de clientes.

Segmentação de registros de listas

Grupos de segmentação dividem uma lista em segmentos e fornecem um melhor entendimento da composição e das características dos valores e da clientela da sua lista preenchida. Depois de criar regras de segmentação específicas para o cliente, você pode inserir e controlar conteúdo dinâmico em campanhas, personalizar variáveis em seus documentos de mensagem e de formulário de campanha ou rastrear o desempenho geral de um dado segmento em uma campanha. EXEMPLO: Uma segmentação de Compra e de Lista para incluir segmentos para 0 compras, 1 a 5 compras e 6 ou mais compras.

Formatos de e-mail válidos

Os endereços de e-mail contêm uma parte local e um domínio, separados por um "@". Eles são formalmente definidos em várias Solicitações de Comentários (RFCs) publicados pela Internet Engineering Task Force (IETF). Essas especificações de RFC descrevem métodos, comportamentos e inovações aplicáveis ao funcionamento dos sistemas da Internet e relacionados com a Internet. RFC 5322 e RFC 5321 são especialmente relevantes. O Oracle Responsys executa a validação de endereços de e-mail no momento da importação e do envio. Endereços de e-mail inválidos são rejeitados durante a operação de importação e de lançamento.

Domínios de nível superior

Os domínios de nível superior (TDL) estão no nível mais alto do Domain Name System hierárquico da Internet. Os TLDs comuns incluem .com e .net; uma listagem completa pode ser encontrada no site da Internet Assigned Numbers Authority (IANA). Existem vários tipos de domínios de nível superior que o Oracle Responsys valida: domínios de nível superior genéricos e domínios de nível superior de código de país.

Domínios de nível superior genéricos

Um domínio de nível superior genérico (gTLD) é uma das categorias de TLDs mantidas pela IANA para uso no Domain Name System da Internet. Os principais domínios de nível superior genéricos consistem em .com, .info, .net e .org.

Domínios de nível superior de código de país

Um domínio de nível superior de código de país (ccTLD) é um TLD geralmente usado ou reservado por um país (um estado soberano ou território independente). Todos os identificadores ASCII de ccTLD têm duas letras e todos os domínios de nível superior de duas letras são ccTLDs.

Relacionado