Carregando Listas de Arquivos

Use a opção Importar Lista para importar registros de dados de um arquivo de texto delimitado diretamente para uma lista existente. Saiba mais sobre como usar a Lista de Importação para excluir registros da Lista de Canais de Aplicativos ou excluir registros da Lista de Canais Push da Web.

Observação: para obter detalhes sobre o manuseio de dados, consulte Requisitos e Manuseio de Registros de Carregamento de Dados.

Os carregamentos são limitados a 5.000 registros. Se você precisar carregar mais registros, nós sugerimos fortemente que você use uma tarefa do Connect. Estes são os requisitos para os arquivos carregados:

  • Caractere para demarcar valores de campo como aspas (") e Nenhum.
  • Caractere Separador - Apenas Vírgula
  • O arquivo deve ter um cabeçalho

Importando Registros de Lista

Para começar a importar os registros da lista:

  1. Clique emO ícone Listas Dados na barra de navegação lateral e selecione Listas de Perfis. (Não está vendo esta opção? Consulte o tópico .)
  2. Se necessário, crie uma nova lista. Caso contrário, selecione uma lista existente na lista suspensa Alterar Lista.
  3. Expanda Informações da Lista e clique em Importar Dados.

    Como alternativa, clique em O ícone Pastas Pastas na barra de navegação lateral, selecione a pasta contendo a lista, clique em ao lado do nome da lista e selecione Carregar de Arquivo.

  4. Siga as etapas do assistente conforme descrito abaixo.

Etapa 1: Origem da Entrada

Nesta etapa, você selecionará o arquivo a ser carregado. O arquivo deverá estar no formato .CSV (valores separados por vírgula).

  1. Clique em Escolher Arquivo para selecionar o arquivo a ser carregado.
  2. Confirme o conjunto de caracteres do arquivo de carga.

    Observação: se o seu arquivo contiver emojis, você precisará selecionar Unicode (UTF-8) como o seu conjunto de caracteres.

  3. Clique em Avançar.

    Para arquivos grandes, a próxima etapa poderá levar alguns instantes para aparecer.

Etapa 2: Manuseio de Arquivo

Nesta etapa, você especificará as opções de manuseio.

Observação: se o seu arquivo contiver emojis, pode ser que eles não sejam exibidos corretamente na Visualização do Arquivo. No entanto, os emojis serão exibidos corretamente na caixa de diálogo Exibir Registros quando o arquivo for carregado por upload com sucesso.

  1. Selecione o delimitador (normalmente uma vírgula) que separa os campos (colunas) no arquivo a ser importado.
  2. Especifique se as colunas de texto estão entre aspas simples ou duplas.
  3. Se a primeira linha do arquivo contiver nomes de colunas, em vez de um registro de dados, marque a caixa de seleção A primeira linha contém nomes de campos.

    Observação: todos os nomes de coluna devem seguir as convenções de nomenclatura de coluna da Oracle. Por exemplo, o primeiro caractere de um nome de coluna deve ser uma letra.

  4. Clique em Avançar.

Etapa 3: Campos da Tabela

Neste etapa, você poderá examinar todos os campos do arquivo de importação e mapeá-los para as colunas correspondentes na lista. O mapeamento especifica quais campos correspondem a qual coluna.

Observação: o campo de origem do modelo e a coluna de destino devem ter o mesmo nome e tipos de dados compatíveis para que os dados sejam convertidos corretamente da origem para o destino.

Você também pode salvar os mapeamentos em um modelo e, depois, reutilizar esse modelo como base para carregamentos futuros.

Observe o seguinte:

  • Nomes de campo longos são truncados com 30 caracteres.
  • Nomes de campo não reconhecem maiúsculas e minúsculas.
  • Se alguma alteração resultar em nomes de arquivo duplicados, você vai precisar renomeá-los manualmente.
  • Todos os nomes de campos do sistema (definidos e reservados pelo Oracle Responsys) terminam com um caractere sublinhado (_); por exemplo, EMAIL_ADDRESS_ Isso significa que os nomes de campos personalizados importados não podem terminar com um caractere sublinhado.
  • Sempre que possível, faça a correspondência (caso isso ainda não tenha sido feito de forma automática) entre os campos de entrada com nomes semelhantes e os campos da lista existente, por exemplo, entre os campos CUST_ID e CUSTOMER_ID_.
  • Para Campos de Texto Longos existe um limite de 4000 caracteres. Esse limite se aplica a conjuntos de caracteres de um byte, como o inglês. O limite é inferior para conjuntos de caracteres de vários bytes, como os usados para idiomas asiáticos e caracteres UTF-8.
  • Os nomes de campo não podem conter apenas as letras A, E, G, K, M P, T e U. Essas são reservadas pelo aplicativo.
  • É recomendado o uso de pelo menos dois caracteres.

Para obter mais informações sobre os requisitos de tipo de dados e nome de campo, consulte Tipos de Dados e Nomes de Campos.

Se não existir uma coluna equivalente na lista

Você pode criar uma nova coluna:

  1. Clique na seta ao lado do campo relacionado da lista.
  2. Na seção Novo Campo da lista suspensa, selecione o tipo de dado adequado à nova coluna.

    Uma nova entrada de campo aparecerá com o mesmo nome do campo de importação.

  3. Altere o nome da coluna se necessário.

Se não quiser importar um campo

  • Selecione ignorar este campo na lista suspensa da coluna da lista correspondente.

Para criar um modelo de mapeamento

  1. Crie seus mapeamentos e clique em Salvar no Modelo de Mapeamento.

    A página Salvar Modelo de Mapeamento será aberta.

  2. No campo Nome, digite o nome do modelo.

    Os nomes de modelo não podem ter mais de 100 caracteres e só podem incluir os seguintes caracteres: A-Z a-z 0-9 espaço ! - = @ _ [ ] { }

  3. Clique em Salvar.

Para usar um modelo de mapeamento para um carregamento

  1. Clique em Carregar Modelo de Mapeamento.

    A página Carregar Modelo de Mapeamento será aberta.

  2. Na lista Modelos de Mapeamento, clique no nome do modelo que você deseja usar.

    A seção Modelo Selecionado mostra os mapeamentos e todos os problemas que precisam ser resolvidos.

  3. Para fazer alterações no modelo de mapeamento ou resolver problemas, clique em Editar, faça as alterações e clique em Salvar.

    Observação: todas as alterações feitas se aplicarão ao modelo de mapeamento, bem como ao carregamento atual.

  4. Clique em Selecionar Mapeamento.

    O modelo de mapeamento é aplicado ao carregamento.

    Quando terminar de mapear os campos, clique em Avançar para continuar.

Etapa 4: Manuseio de Registros

Nesta etapa, você definirá regras de mesclagem ao importar novos registros e/ou ao atualizar dados de uma lista existente.

  1. Selecione um Formato de Data de Importação de Dados para usar em campos de registro de hora.
  2. Defina as regras de mesclagem para os registros novos e existentes correspondentes.

    Você pode fazer a correspondência por endereço de e-mail, endereço de e-mail e outro campo selecionado ou em combinações seletivas.

  3. Selecione a ação a ser aplicada quando houver correspondência de um registro (com base nas opções de mesclagem selecionadas) e quando um registro não corresponder a seus critérios.
  4. Se o arquivo de importação contiver valores de status de canal (e-mail, celular ou postal), insira os valores que deverão representar o status Aceitar e Recusar, por exemplo, 1 versus 0.
  5. Se tiver adicionado um canal, indique o status padrão de Aceitar/Recusar.
  6. Selecione o formato de número de celular para este job.

    O Oracle Responsys valida o formato dos números de celular de entrada de acordo com o formato selecionado para sua conta. O formato selecionado aqui substitui a configuração da conta para este job.

  7. Marque as seleções relevantes para rejeitar registros de clientes com valores de e-mail, celular r/ou postal vazios.
  8. Se o seu arquivo contiver dados de Formato de E-mail Preferido, defina valores para indicar a formatação em HTML e em Texto, por exemplo H e T.
  9. Os números de telefone celular devem ser inseridos no formato MSISDN. O número MSISDN (Mobile Station International Subscriber Directory Number) é usado para identificar um número de celular internacionalmente. O formato começa com um sinal de mais, inclui o código de país, código de área e número de telefone. Não use o sinal de mais ao inserir o número em sua lista.
  10. Clique em Avançar.

Etapa 5: Carregar Arquivo

Nesta etapa, você especificará as características da carga.

  1. Marque a caixa de seleção se quiser habilitar a filtragem pela última carga com o mesmo nome.

    Observação: quando selecionado, você pode especificar o critério (pelo Editor de Filtro) para selecionar clientes nesse carregamento que devem receber uma campanha ou ser exportados em um arquivo .CSV.

  2. No campo Nome da Carga, digite o nome da carga.

    Os nomes de carga não podem ter mais de 100 caracteres e só podem incluir os seguintes caracteres: A-Z a-z 0-9 espaço ! - = @ _ [ ] { }.

    Essas informações ficarão disponíveis no Histórico de Carga para fins de rastreamento e auditoria.

  3. Opcionalmente, em Tipo de Evento Personalizado, selecione um evento personalizado que deverá ser disparado para cada correspondência de cliente que ocorrer com essa carga.
    O que é isto? ClosedEventos personalizados emitem um sinal para uma origem externa que alerta o Oracle Responsys sobre atividades de cliente significativas que devem ser registradas ou sobre atividades significativas que ocorrem com um cliente. Eventos personalizados também podem ser usados para disparar o Programa ou para registrar comportamentos no Data Mart. (Eventos relacionados a Data Mart podem ser usados nas regras de Filtragem de lista.) Os eventos personalizados são definidos pelo administrador da sua conta por meio de Conta/Definição de Tipos de Eventos Personalizados ou REI.

    Importante: se um cliente estiver listado em um carregamento mais de uma vez, isso fará com que sejam disparados vários eventos para esse cliente.

  4. Clique em Avançar para começar a carregar o arquivo.

Quando a carga estiver concluída, clique em Exibir Histórico de Importação na página Listas de Perfis para exibir e auditar detalhes do registro de carga. Se você preferir, pode fazer o download de registros rejeitados, resolver os problemas e repetir a opção Carregar de Arquivo para os dados corrigidos.

Razões de Rejeição de Registros

Os registros de e-mail poderão ser rejeitados durante uma importação de lista por qualquer um dos motivos a seguir.

  • FORMATO DE DADOS INVÁLIDO: Por exemplo, uso inadequado de separadores de campo e de caracteres de fechamento, como aspas de fechamento em outro conjunto de aspas.
  • NÃO ATUALIZADO DEVIDO A REGRA DE MESCLAGEM. DEVE TER ID DE CLIENTE, ENDEREÇO DE E-MAIL OU CELULAR VÁLIDO: O registro não corresponde às regras de mesclagem.
  • NÃO ATUALIZADO DEVIDO A REGRA DE MESCLAGEM. O CAMPO DE CORRESPONDÊNCIA NÃO PODE FICAR VAZIO: Deve haver dados no campo de correspondência para processar o registro.
  • NÃO ATUALIZADO DEVIDO A REGRA DE MESCLAGEM. POSTAL_STREET_1_ FIELD NÃO PODE FICAR VAZIO: Nesse caso, o valor do endereço postal está ausente.
  • FORMATO INVÁLIDO PARA NÚMERO DE CELULAR. Deve ter de 6 a 15 dígitos: O número do celular é longo demais ou curto demais.
  • NÃO ATUALIZADO DEVIDO A REGRA DE MESCLAGEM. O CAMPO NÚMERO DO CELULAR NÃO PODE FICAR VAZIO: Não existe campo de número de celular no registro e é obrigatório haver um pelas regras de mesclagem.
  • FORMATO INVÁLIDO PARA PAÍS DO CELULAR. Deve haver um código de país ISO2-"+mobileCountryVal: Campanhas móveis internacionais exigem um código de país.
  • NÃO ATUALIZADO DEVIDO A REGRA DE MESCLAGEM. O ENDEREÇO DE E-MAIL ESTÁ VAZIO: O registro não tem endereço de e-mail.
  • FORMATO INVÁLIDO DO ENDEREÇO DE E-MAIL: O endereço de e-mail está mal formatado e pode conter espaços ou caracteres inválidos. O nome do domínio pode estar ausente). Ou então, nomes de domínio de nível superior que não são listados (por exemplo lala_smith@lul.xyz). Consulte o Internet Assigned Numbers Authority (IANA) para obter uma lista de todas as extensões de domínio permitidas.
  • VALOR LONGO DEMAIS PARA O CAMPO: O valor excede o limite permitido em pelo menos um campo.
  • NOME DE LINK ESTÁ VAZIO
  • NOME DE LINK INVÁLIDO
  • O URL DO LINK ESTÁ VAZIO
  • REGISTRO NÃO TEM DADOS MAPEADOS
  • NENHUM REGISTRO VÁLIDO PARA MESCLAR: Não há registros para carregar.
  • O CARREGAMENTO FOI ABORTADO PELO USUÁRIO - NENHUM REGISTRO VÁLIDO PARA MESCLAR: Não há registros, pois o carregamento foi abortado.
  • REJEITADO DE ACORDO COM AS REGRAS + String.valueOf(this.totalSkipCnt): Por exemplo: REJEITADO DE ACORDO COM AS REGRAS: 17 registros. Neste caso, 17 representa o número de registros que foram ignorados de acordo com as regras de não inserir ou não atualizar.

Formatos de E-mail Válidos e Domínios de Nível Superior

Os endereços de e-mail contêm uma parte local e um domínio, separados por um "@". O Oracle Responsys valida domínios de nível superior genéricos e de código de país. Para obter mais informações, consulte Entendendo Listas e Origens de Dados.

Relacionado