Utilizando uma regra, pode criar uma dimensão e carregar dados a partir de um ficheiro de texto ou de outro ficheiro simples.
Antes de começar, irá necessitar dos recursos seguintes.
Acesso a uma instância do Essbase.
Se não estiver a utilizar um ficheiro simples como a origem de dados, irá necessitar de uma ligação e de uma Origem de Dados que tenham sido configuradas no Essbase ao nível da aplicação.
Ficheiro de metadados da dimensão (ficheiro do exercício de exemplo: dim-market.txt
) descarregado para o seu computador.
Ficheiro de dados (ficheiro do exercício de exemplo: data-basic.txt) descarregado para o seu computador.
Utilizando os recursos listados, agora pode efetuar as tarefas de criação de dimensões e carregamento de dados através de uma regra.
Pode editar e efetuar a correspondência de dimensões com uma estrutura do Essbase utilizando uma regra, em vez de criar manualmente dimensões vazias no editor de Estruturas do Essbase. Nesta secção, explicamos e ilustramos como criar dimensões a partir de um ficheiro simples, utilizando uma regra.
Quando cria utilizando uma regra, define a estrutura hierárquica das dimensões e metadados de membros. Pode criar uma ou mais dimensões utilizando um único ficheiro de regras ou utilizar um ficheiro de regras por dimensão.
Pode criar uma dimensão para acrescentar ou modificar dimensões, mas não pode utilizá-la para apagar uma dimensão existente.
Aqui, é ilustrado um exemplo da criação de dimensões, a partir de um ficheiro simples, utilizando regras. O processo de carregamento de dados com SQL, ou por transmissão em fluxo, é descrito noutros tópicos.
Valores de dados
Nomes de membros, pseudónimos e fórmulas
Nomes de gerações e de níveis
Propriedades de armazenamento de dados
Atributos e atributos definidos pelo utilizador
Ao criar um cubo do Essbase, os ficheiros de dados e os ficheiros de regras de carregamento de dados são criados no diretório do cubo. Também pode utilizar dados e regras de uma versão on-premises suportada do Essbase.
São suportados os formatos de dados de ficheiro simples de conjunto de linhas e de dados de tabela dinâmica.
Quando carregar dados, as operações SUM, MIN, MAX, AVG e COUNT são suportadas em colunas de dados nas linhas. Desta forma, são suportados casos de utilização de big-data em que os cubos do Essbase são criados com membros de nível superior. Pode definir o drill-through, no Essbase, para visualizar os dados a um nível mais granular.
Aqui, é ilustrado um exemplo do carregamento de dados a partir de um ficheiro simples, utilizando regras. O processo de carregamento de dados com SQL, ou por transmissão em fluxo, é descrito noutros tópicos.