Criar Dimensões e Carregar Dados Através de um Ficheiro de Regras

Utilizando uma regra, pode criar uma dimensão e carregar dados a partir de um ficheiro de texto ou de outro ficheiro simples.

Antes de começar, irá necessitar dos recursos seguintes.

  • Acesso a uma instância do Essbase.

  • Se não estiver a utilizar um ficheiro simples como a origem de dados, irá necessitar de uma ligação e de uma Origem de Dados que tenham sido configuradas no Essbase ao nível da aplicação.

  • Ficheiro de metadados da dimensão (ficheiro do exercício de exemplo: dim-market.txt) descarregado para o seu computador.

  • Ficheiro de dados (ficheiro do exercício de exemplo: data-basic.txt) descarregado para o seu computador.

Utilizando os recursos listados, agora pode efetuar as tarefas de criação de dimensões e carregamento de dados através de uma regra.

Criar Dimensões Através de um Ficheiro de Regras

Pode editar e efetuar a correspondência de dimensões com uma estrutura do Essbase utilizando uma regra, em vez de criar manualmente dimensões vazias no editor de Estruturas do Essbase. Nesta secção, explicamos e ilustramos como criar dimensões a partir de um ficheiro simples, utilizando uma regra.

Quando cria utilizando uma regra, define a estrutura hierárquica das dimensões e metadados de membros. Pode criar uma ou mais dimensões utilizando um único ficheiro de regras ou utilizar um ficheiro de regras por dimensão.

Pode criar uma dimensão para acrescentar ou modificar dimensões, mas não pode utilizá-la para apagar uma dimensão existente.

Aqui, é ilustrado um exemplo da criação de dimensões, a partir de um ficheiro simples, utilizando regras. O processo de carregamento de dados com SQL, ou por transmissão em fluxo, é descrito noutros tópicos.

  1. Abra o ficheiro de metadados da dimensão descarregada, dim-market.txt, num editor de texto formatado. Repare que o ficheiro não tem uma linha de cabeçalho e que o delimitador do ficheiro é uma vírgula.
  2. Entre em sessão na interface da Web do Essbase.
  3. Na página principal, expanda a aplicação Sample e selecione o cubo Basic.
  4. Agora, irá criar o ficheiro de regras.
    1. A partir do menu Ações à direita do cubo, lance o verificador.
    2. Clique em Scripts, e, em seguida, Regras. O editor de regras é apresentado, mostrando as regras atualmente definidas.
    3. Clique em Criar e selecione Criação da Dimensão (Com Base no Índice) para definir a regra de criação da dimensão. Uma regra de criação da dimensão baseada no índice retira a dependência dos campos uns dos outros e permite que os campos sejam apresentados por qualquer ordem.
    4. Na caixa de diálogo Nova Regra, introduza Dim_market1 como nome do ficheiro de regras.
    5. Em Pré-Visualizar Dados, selecione Ficheiro para a opção de entrada de dados de ficheiro simples.
    6. Clique no ícone de navegação, localize o ficheiro dim-market.txt que descarregou e clique em Abrir para o selecionar.
    7. Como viu anteriormente, a primeira linha desse ficheiro simples não contém valores de cabeçalho. Desmarque a caixa de seleção Linha do Cabeçalho se estiver selecionada.
    8. Especifique o valor Delimitador como Vírgula, com base no formato do ficheiro.
    9. Clique em Continuar.
      Pode agora pré-visualizar a estrutura da dimensão no editor de Regras, apresentando as colunas com base no ficheiro simples de entrada de dados.
    A barra de ferramentas na margem superior direita no editor de Regras mostra as opções Globais para uma regra. Pode alterar as propriedades ou a origem de dados aqui e visualizar os resultados. A barra de ferramentas à esquerda do editor de Regras mostra as opções de Campo a uma regra.
  5. Na página do editor de Regras, pode agora configurar e editar a regra.
    1. Na página de Pré-Visualização da nova regra, no primeiro campo (coluna), clique em Dimensão e selecione Market como nome da dimensão. A dimensão Market é agora atribuída a todos os campos.
    2. Em Market, no primeiro campo, clique em Tipo e selecione o tipo de dimensão, Pai.
      O ficheiro de origem para esta regra está no formato pai/filho. Se tinha um ficheiro de origem baseado na geração, poderia definir o primeiro campo para Geração. Nesse caso, o Número de Geração é definido para 2, como por omissão, a Geração 1 é a própria dimensão.
    3. Configure os outros campos:
      Defina Tipo de Campo 2 para Filho.
      Defina Tipo de Campo 3 para Propriedade e a caixa Pai/Filho da terceira linha para Filho.
      Para Campo 4 e 5, defina Tipo para UDA e as caixas Pai/Filho da terceira linha para Filho.
      Para o Campo 6-9, defina Tipo como Pseudónimo, as caixas de Pseudónimo da terceira linha como ChineseNames, JapaneseNames, RussianNames e GermanNames respetivamente; e as caixas da quarta linha como Filho.
      Defina o Tipo de Campo 10 como Membro do Atributo, a caixa da terceira linha como População e a caixa da quarta linha como Filho.
      O campo Dimensão é definido frequentemente como Geração, Pai ou Filho. Se o nome da Dimensão que pretende não estiver no menu, clique em Dimensões (na barra de ferramentas Global), acrescente o nome da dimensão e clique em Acrescentar e em OK.
    4. Agora verifique as propriedades do campo para um campo. Selecione a coluna do último campo, População. Na barra de ferramentas de opções do Campo, abra o separador Propriedades e verifique se a opção Caso está definida para Sem Operação > Isto significa que o texto em maiúsculas e em minúsculas não é tratado de forma diferente aqui da forma que foi tratado no ficheiro do texto de origem.
    5. Na barra de ferramentas Global, clique no separador Origem, se pretender alterar o ficheiros de origem dos dados. No separador Propriedades do Ficheiro, verifique se o Delimitador está definido para Vírgula.
    6. Quando tiver terminado de definir a regra, clique em Verificar na barra de ferramentas Global para validar a sintaxe da regra.
    7. Clique em Gravar e Fechar.
    8. Clique em Renovar. Veja que a regra criada está agora listada na secção Regras do separador Scripts. Pode editar a sua regra clicando no nome da regra e, em seguida, clicando em Continuar.
      A partir do menu Ações de uma regra listada, pode opcionalmente copiar, renomear, copiar ou exportar a criação (para um ficheiro json a utilizar para efeitos de resolução de problemas). Clique em Fechar para regressar à página principal.
  6. Em seguida, irá criar e executar uma tarefa para criar a dimensão utilizando a regra.
    1. Na página principal, selecione Tarefas e, em seguida, Nova Tarefa.
    2. Selecione Criar Dimensão.
    3. Na caixa de diálogo Criar Dimensão, a partir da lista Aplicação, selecione a aplicação Sample.
    4. Na lista Base de Dados, selecione o cubo Basic. O carregamento pode demorar alguns instantes.
    5. Na lista Script, selecione a regra de criação da dimensão que criou, Dim_market1.rul.
    6. Para Tipo de Carregamento, selecione Ficheiro.
    7. Na lista Ficheiro de Dados, selecione Dim_Market como ficheiro de dados da dimensão de dados. Este ficheiro está localizado na pasta Sample, Basic.
    8. A partir da lista Opções de Restruturação, selecione a opção Manter Dados de Entrada para os dados que pretende manter.

      Para desligar outros utilizadores que estejam ligados ao cubo Sample, Basic, para poder criar a dimensão imediatamente, selecione Impor Criação da Dimensão.

      Para dados de nível folha, apenas os valores de nível 0 são mantidos. Utilize esta opção se todos os dados necessários para o cálculo residirem em membros de nível 0. Para dados de entrada, apenas os blocos que contêm os dados que estão a ser carregados são mantidos. Nenhuma das opções se aplica a bases de dados de armazenamento de agregação.

    9. Clique em OK. A tarefa de criação da dimensão é executada.
    10. Na página Tarefas, clique em Renovar para monitorizar o estado da tarefa.
    11. Quando a tarefa for concluída, clique no menu Ações para a tarefa executada e selecione Detalhes da Tarefa para verificar o estado da sua tarefa de criação.
    12. Na página principal Aplicações, à direita do cubo Basic na aplicação Sample, abra Ações, e, em seguida, Estrutura para verificar a hierarquia de dimensões. Em Ações, Base de Dados, Inspecionar, pode também visualizar os nomes de geração criados sob o separador da dimensão. Quando tiver concluído, saia da visualização.
    Terminou agora de criar uma dimensão utilizando uma regra.

Carregar Dados Através de um Ficheiro de Regras

Pode utilizar regras para extrair, transformar e carregar valores de dados para um cubo do Essbase. Os valores de dados de origem podem conter o seguinte:
  • Valores de dados

  • Nomes de membros, pseudónimos e fórmulas

  • Nomes de gerações e de níveis

  • Propriedades de armazenamento de dados

  • Atributos e atributos definidos pelo utilizador

Ao criar um cubo do Essbase, os ficheiros de dados e os ficheiros de regras de carregamento de dados são criados no diretório do cubo. Também pode utilizar dados e regras de uma versão on-premises suportada do Essbase.

São suportados os formatos de dados de ficheiro simples de conjunto de linhas e de dados de tabela dinâmica.

Quando carregar dados, as operações SUM, MIN, MAX, AVG e COUNT são suportadas em colunas de dados nas linhas. Desta forma, são suportados casos de utilização de big-data em que os cubos do Essbase são criados com membros de nível superior. Pode definir o drill-through, no Essbase, para visualizar os dados a um nível mais granular.

Aqui, é ilustrado um exemplo do carregamento de dados a partir de um ficheiro simples, utilizando regras. O processo de carregamento de dados com SQL, ou por transmissão em fluxo, é descrito noutros tópicos.

  1. Abra o ficheiro de dados descarregado, data-basic.txt, num editor de texto formatado. Repare que não existe nenhuma linha do cabeçalho e que o delimitador do ficheiro é uma vírgula.
  2. Entre em sessão na interface da Web do Essbase.
  3. Na página principal, expanda a aplicação Sample e selecione o cubo Basic.
  4. Crie a regra de carregamento agora.
    1. A partir do menu Ações à direita do cubo Basic, lance o verificador.
    2. Selecione o separador Scripts e, em seguida, Regras. O editor de Regras é apresentado, mostrando as regras atualmente definidas.
    3. Clique em Criar e selecione Carregamento de Dados para definir a regra de carregamento de dados.
    4. Na caixa de diálogo Nova Regra, introduza Data_basic1 como nome da regra.
    5. Introduza Measures como a dimensão de dados.
    6. Em Pré-Visualizar Dados, selecione Ficheiro para a entrada de dados de ficheiro simples.
    7. Clique no ícone de navegação para localizar o ficheiro data-basic.txt que descarregou e clique em Abrir para selecioná-lo.
    8. Como viu anteriormente, a primeira linha desse ficheiro simples não contém valores de cabeçalho. Desmarque a caixa de seleção Linha do Cabeçalho se estiver selecionada. Quando a linha do cabeçalho estiver presente, a correspondência das colunas é efetuada automaticamente.
    9. Selecione Vírgula como o valor Delimitador, com base no formato do ficheiro.
    10. Clique em Continuar.
      Pode agora ver a pré-visualização dos dados no editor de Regras, com base no ficheiro simples de entrada de dados.
    A barra de ferramentas de opções Globais, no lado superior direito do editor de Regras, permite-lhe modificar as propriedades do ficheiro ou a origem de dados e ver os resultados no editor de Regras. A barra de ferramentas de opções do Campo do lado esquerdo do editor de Regras permite-lhe efetuar a correspondência dos campos na regra.
    Uma vez que não existiam cabeçalhos no ficheiro de entrada de dados, é necessário efetuar a correspondência de cada coluna com as dimensões e membros apropriados.
  5. No editor de Regras, pode agora configurar os campos da regra.
    1. Clique no menu pendente Criar e comece a definir os nomes dos campos.
      Defina Campo (coluna) 1 para Produto.
      Defina Campo 2 para Mercado.
      Defina Campo 3 para Ano.
      Defina Campo 4 para Cenário.
      Defina Campo 5 para Vendas.
      Defina Campo 6 para Custo de Mercadorias/Matérias Vendidas.
      Defina Campo 7 para Marketing.
      Defina Campo 8 para Gestão de Salários.
      Defina Campo 9 para Diversos.
      Defina Campo 10 para Inventário de Abertura.
      Defina Campo 11 para Adições.
      Todas as dimensões devem ser representadas na regra de carregamento de dados antes de poder carregar quaisquer dados.
    2. Quando tiver terminado de definir a regra, com as opções globais e de campo, clique em Verificar na barra de ferramentas Global para validar a sintaxe e clique em Fechar.
    3. Uma vez validada a sintaxe, clique em Gravar e Fechar.
    4. Clique em Renovar. Veja que a regra criada está agora listada na secção Regras do separador Scripts. Pode editar a sua regra clicando no nome da regra e, em seguida, clicando em Continuar.
    5. Clique em Fechar para regressar à página principal Aplicações.
    Em seguida, irá criar uma tarefa para carregar os dados utilizando a regra.
  6. Na página principal, selecione Tarefas e, em seguida, Nova Tarefa.
    1. Selecione Carregar Dados.
    2. Na caixa de diálogo Carregar Dados, a partir do menu Aplicação, selecione a aplicação Sample.
    3. Na lista Base de Dados, selecione o cubo Basic.
    4. Na lista Script, selecione a regra de carregamento de dados que criou, Data_market1.rul.
    5. Para Tipo de Carregamento, selecione Ficheiro.
    6. Selecione o ficheiro Data_Basic1 na lista Ficheiro de Dados. Este ficheiro está localizado na pasta Sample > Basic.
    7. Opcional: selecione a caixa de seleção Abortar em caso de erro se pretender que o carregamento seja parado caso ocorra um erro.
    8. Clique em OK. A tarefa de carregamento de dados é executada.
    9. Na página Tarefas, clique em Renovar para monitorizar o estado da tarefa.
  7. Após a conclusão da tarefa, verifique se os registos de entrada de dados foram processados e carregados.
    1. Na página principal Aplicações, clique em Ações à direita do cubo Basic e abra aplicação Sample.
    2. Selecione Detalhes da Tarefa para verificar os detalhes da tarefa de carregamento de dados.
    3. Clique em Fechar quando terminar.
    4. Novamente na página principal Aplicações, abra o verificador de Ações para o cubo Sample.
    5. Selecione Estatísticas para visualizar as estatísticas resultantes para o cubo Basic.
    Terminou agora de carregar dados utilizando uma regra.