Criar um Cubo com Base em Dados Tabulares no Cube Designer

Este workflow usa dois exemplos de arquivos de dados tabulares do Excel para demonstrar os conceitos de cabeçalhos intrínsecos e de designação forçada. Consulte Transformar Dados Tabulares em Cubos.

  1. No Excel, na faixa de opções do Cube Designer, clique em Catálogo Imagem do ícone de catálogo na faixa de opções do cube designer..
  2. Na caixa de diálogo Arquivos do Essbase, em Catálogo, selecione Galeria e depois selecione um arquivo de dados tabulares de amostra:
    • Technical > Table Format > Sample_Table.xlsx: Cabeçalhos intrínsecos
    • Technical > Table Format > Unstr_Hints.xlsx: Cabeçalhos de designação forçada
  3. Clique em Abrir.
  4. Na faixa de opções do Cube Designer, selecione Transformar Dados Imagem do ícone de transformação de dados na faixa de opções do cube designer..
  5. Na caixa de diálogo Transformar Dados, informe um nome de aplicativo e de cubo, se desejar alterar os nomes padrão que estão preenchidos.
    O nome do aplicativo é baseado no nome do arquivo de origem sem a extensão e o nome do cubo é baseado no nome da planilha.
    • Sample_Table.xlsx: O nome do aplicativo é Sample_Table e o nome do cubo é Vendas.
    • Unstr_Hints.xlsx: o nome do aplicativo é Unstr_Hints e o nome do cubo é SpendHistory.
  6. Se você selecionar Sample_Table.xlsx, não selecione Visualizar Dados. Passe para a etapa 8 para criar o cubo.
  7. Se você tiver selecionado Unstr_Hints.xlsx, pressione Visualizar Dados. A pasta de trabalho é enviada para o Essbase para análise e as relações são retornadas para visualização.
    1. Usando a View em Árvore, você pode arrastar e soltar colunas para criar hierarquias de dimensão e de medidas e colunas ignoradas. Você também pode clicar com o botão direito do mouse no nome de uma coluna e designar a propriedade da coluna: Geração, Atributo, Alias ou UDA. Você também pode selecionar medidas, e dimensões hierárquicas ou fixas, no menu Opções, a fim de definir essas opções para os cabeçalhos. Se você selecionar a opção hierárquica, obterá uma hierarquia com as dimensões recebendo os nomes de cabeçalho do Excel. Se você selecionar a opção fixa, obterá uma exibição fixa de gerações que recebem os nomes de cabeçalho do Excel. Essa definição se aplica a todo o outline.Imagem da caixa de diálogo de transformação de dados do cube designer
    2. Para salvar as alterações no arquivo do Excel, clique em Para a Folha Imagem do ícone de planilha de destino do painel do designer..
    3. Você também pode fazer alterações diretamente no arquivo aberto do Excel e fazer com que essas alterações sejam refletidas na view em grade clicando em Folha de Origem Imagem do ícone de planilha de origem do painel do designer..
    4. Se não desejar salvar as alterações, selecione Opções e, depois, selecione Redefinir para o Cabeçalho Original.
    5. Se você quiser alterar o tipo de cubo e o tipo de dimensões a serem criadas, antes da implantação, selecione Opções e, em seguida, selecione Tipo de Cubo. Selecione BSO Híbrido (opção de armazenamento em blocos) ou ASO (opção de armazenamento agregado).
  8. Quando estiver pronto para criar o cubo, clique em Executar.
  9. Quando solicitado, salve a pasta de trabalho do aplicativo em seu diretório de inventário particular.
  10. Quando perguntado se você deseja criar o cubo, clique em Sim.
  11. (Opcional) Quando perguntado se deseja ver o status do job do cubo, clique em Sim.Imagem da caixa de diálogo de visualização de job do cube designer.
    O aplicativo e o cubo recém-criados são listados na home page Aplicativos na interface Web do Essbase e ficam disponíveis no Cube Designer. Agora que o cubo foi criado de dados tabulares, você pode exportar o cubo para uma pasta de trabalho do aplicativo.
  12. Na faixa de opções do Cube Designer, selecione Local Imagem do ícone local na faixa de opções do cube designer.; em seguida, selecione Exportar Cubo para a Pasta de Trabalho do Aplicativo.
  13. Na caixa de diálogo Exportar Cubo para a Pasta de Trabalho do Aplicativo, selecione o aplicativo e o cubo e selecione Executar
Para criar um cubo usando a interface web, consulte Criar e Atualizar um Cubo com Base em Dados Tabulares.