2 Principais Tarefas do Oracle Essbase

Conhecer as tarefas administrativas mais comuns no Essbase. Faça download de pastas de trabalho do aplicativo de amostra e use-as para criar cubos, provisionar usuários e estabelecer conexão com o Smart View para análise de dados. Edite o outline do cubo adicionando membros. Execute um cálculo, exporte dados e explore o cube designer.

Antes de começar a trabalhar com essas tarefas, certifique-se de poder fazer log-in no Essbase e de que o Smart View e o cube designer estejam instalados nos computadores clientes. Consulte Configurar o Cube Designer.

Fazer Download da Pasta de Trabalho Dinâmica do Aplicativo e Examinar sua Estrutura

Na pasta de trabalho do aplicativo de Amostra de Armazenamento em Blocos (Dinâmico), todos os membros do nível não folha no cubo são calculados dinamicamente. Os valores calculados dinamicamente não são armazenados no cubo; eles são recalculados e renderizados para cada recuperação do usuário.

Agora você baixará a pasta de trabalho do aplicativo pelo catálogo de Arquivos do Essbase, a salvará em uma unidade local e examinará sua estrutura.

Fazer Download da Pasta de Trabalho do Aplicativo Sample Dynamic

Para fazer download da pasta de trabalho do aplicativo de Amostra de Armazenamento em Blocos (Dinâmico):

  1. Na página Aplicativos, clique em Arquivos e depois clique em Gallery > Applications > Demo Samples > Block Storage.

  2. Na guia Armazenamento em Blocos, clique no menu Ações ao lado de Sample_Dynamic_Basic.xlsx.

  3. Salve o arquivo de pasta de trabalho de aplicativos, Sample_Dynamic_Basic.xlsx, em uma unidade local.

Examinar a Estrutura da Pasta de Trabalho do Aplicativo Dinâmico de Amostra

As pastas de trabalho do aplicativo contêm várias planilhas que definem os metadados do cubo, incluindo uma planilha do Essbase.Cube que nomeia todas as dimensões no cubo e define outras informações sobre elas, planilhas distintas para cada dimensão e uma planilha de dados.

  1. No Microsoft Excel, abra Sample_Basic_Dynamic.xlsx.

  2. Na planilha Essbase.Cube, o nome do aplicativo (Sample_Dynamic), o nome do cubo (Básico), os nomes de 10 dimensões e outras informações sobre as dimensões, são definidos.
    Imagem da planilha Essabase.Cube na pasta de trabalho do aplicativo de Exemplo de Armazenamento em Blocos (Dinâmico).

  3. Cada dimensão tem uma planilha distinta, Dim.dimname, na qual a dimensão é melhor definida com informações, como o método de criação e o modo incremental. Como o método de criação de cada dimensão neste exemplo de pasta de trabalho do aplicativo é PARENT-CHILD, os membros são definidos nas colunas PARENT e CHILD.

    Na planilha Dim.Year, os meses se acumulam em trimestres e os trimestres se acumulam em anos. Por exemplo, os membros filhos Jan, Fev, Mar se acumulam no membro pai Trim1. O membro filho Trim1 se acumula no membro pai Ano.
    Imagem da planilha Dim.Year na pasta de trabalho do aplicativo de Exemplo de Armazenamento em Blocos (Dinâmico).

    As planilhas Dim.Product e Dim.Market são estruturadas de forma semelhante. Em Dim.Product, as SKUs se acumulam em famílias de produtos e as famílias de produtos se acumulam em Produto. Por exemplo, os membros filhos 100-10, 100-20 e 100-30 (SKUs) se acumulam no membro pai 100 (família de produtos). O membro pai 100 se acumula em um membro pai Produto.
    Imagem da planilha Dim.Product na pasta de trabalho do aplicativo de Exemplo de Armazenamento em Blocos (Dinâmico).

  4. Este exemplo de pasta de trabalho do aplicativo inclui dados. Role até a última planilha, Data.Basic, para revisar a estrutura das colunas e dos dados.
    Imagem da planilha Data.Basic na pasta de trabalho do aplicativo de Exemplo de Armazenamento em Blocos (Dinâmico).

Neste tópico, você aprendeu a fazer download de uma pasta de trabalho do aplicativo e examinar sua estrutura. A seguir, aprenda a acessar modelos adicionais usando a seção Galeria do Catálogo de Arquivos.

Criar um Aplicativo na Interface Web do Essbase e Provisionar um Usuário para Acessar e Consultar o Cubo

Em Fazer Download da Pasta de Trabalho Dinâmica do Aplicativo e Examinar sua Estrutura, você aprendeu sobre a estrutura de uma pasta de trabalho do aplicativo, explorando o Sample_Basic_Dynamic.xlsx.

Agora, você usa essa pasta de trabalho para aprender a criar um aplicativo na interface Web do Essbase e provisionar um usuário para acessar e consultar o cubo.

Criar um Aplicativo na interface web do Essbase

  1. Na interface Web do Essbase, na página Aplicativos, clique em Importar.
  2. Na caixa de diálogo Importar, clique em Browser de Arquivos (visto que o download da pasta de trabalho foi feito no sistema de arquivos local). Abra a pasta de trabalho do aplicativo Exemplo de Armazenamento em Blocos (Dinâmico), Sample_Basic_Dynamic.xlsx, que você salvou em Fazer Download da Pasta de Trabalho Dinâmica do Aplicativo e Examinar sua Estrutura.
  3. Em Opção de Criação, selecione Criar Banco de Dados e, em seguida, marque a caixa para carregar os dados. Não é necessário selecionar Executar Scripts, porque todas as medidas e agregações, junto com as hierarquias no cubo, são calculadas dinamicamente no momento da consulta.

    Nota:

    Na Interface Web Clássica, expanda Opções Avançadas e Opção de Criação; em seguida, escolha criar um banco de dados e carregar os dados.
  4. Clique em OK. Em alguns instantes, o aplicativo Sample_Dynamic e o cubo Básico serão criados.
  5. Abra o outline:
    Na Interface Redwood,
    1. Na página Aplicativos, abra o aplicativo Sample_Dynamic e o cubo Basic.
    2. Clique em Iniciar Outline. O outline é uma representação das dimensões no cubo Básico, conforme definido na pasta de trabalho do aplicativo. O outline é aberto em outra guia na janela do aplicativo, permitindo que você navegue entre o outline e outras ações da interface web.
    Na Interface Web Clássica,
    1. Na página Aplicativos, expanda o aplicativo Sample_Dynamic e selecione o cubo Básico.
    2. Na lista Ações do cubo, selecione Outline. O outline é uma representação das dimensões no cubo Básico, conforme definido na pasta de trabalho do aplicativo. O outline é aberto em outra guia do browser, permitindo que você navegue entre o outline e outras ações da interface web.
  6. Exiba uma dimensão de cubo e faça drill-down nos filhos dessa dimensão:
    1. Expanda a dimensão Ano para exibir os trimestres.
    2. Expanda os trimestres individuais para exibir os meses.

Agora, todas as informações da pasta de trabalho do aplicativo serão representadas no novo cubo.

Provisionar um Usuário para Acessar e Consultar o Cubo

  1. Faça log-in como usuário avançado. Isso permite que você provisione outros usuários para os aplicativos criados.
  2. Vá para Permissões.
    Na Interface Redwood:
    1. Na página Aplicativos, selecione o aplicativo Sample_Dynamic.
    2. Clique em Personalização.
    3. Clique em Permissões e em Adicionar.

      Nota:

      Um clique em Adicionar nessa caixa de diálogo não permite que você adicione novos usuários. Em vez disso, você pode adicionar usuários que já foram provisionados usando um provedor de identidades. Este tópico presume que você tenha usuários provisionados. Há várias maneiras de provisionar usuários do Essbase. Consulte Gerenciar Funções do Usuário e Permissões do Aplicativo do Essbase para implantações independentes ou Gerenciar Usuários e Atribuições para implantações de pilha.
    4. Clique em Imagem do ícone adicionar. ao lado de cada usuário para atribuir o acesso.
    5. Clique em FecharImagem do ícone Fechar do Redwood. para fechar a lista de usuários no painel direito.
    Na Interface Web do Essbase:
    1. Volte para a guia do browser da interface web do Essbase e vá para Aplicativos.
    2. Selecione o aplicativo para o qual deseja provisionar o usuário; neste exemplo, selecione Sample_Dynamic. Se você selecionar o cubo em vez do aplicativo, você não poderá provisionar atribuições de usuário.
    3. Use o menu Ações para abrir o inspetor de aplicativos.
    4. Selecione a guia Permissões no inspetor de aplicativos.
    5. Clique em Imagem do ícone adicionar. para listar os usuários no sistema e clique em Imagem do ícone adicionar. ao lado de cada usuário para atribuir o acesso.
  3. Use os controles de opções ao lado de cada usuário para atribuir o acesso. Selecione Gerente de Banco de Dados para cada usuário adicionado. O Gerente de Banco de Dados tem controle total do cubo, mas nenhum controle do aplicativo.

Em Analisar um Aplicativo no Smart View, você irá para Smart View, fará log-in como o usuário que você acabou de provisionar e consultará um cubo.

Analisar um Aplicativo no Smart View

Em Criar um Aplicativo na Interface Web do Essbase e Provisionar um Usuário para Acessar e Consultar o Cubo, você criou um aplicativo e um cubo com dados e provisionou usuários.

Agora, você aprenderá a se conectar ao cubo pelo Smart View e a fazer uma análise ad hoc, aplicando zoom e mudando a ordem dos dados.

Esta tarefa supõe que você instalou o Smart View. Consulte Fazer Download e Executar o Instalador do Smart View.

Estabelecer Conexão com o Cubo pelo Smart View

  1. Abra o Microsoft Excel.

    Se o Smart View estiver instalado, a faixa de opções do Smart View será exibida no Excel.

  2. Na faixa de opções do Smart View, clique em Painel.
  3. Na caixa de diálogo Home do Smart View, clique na seta ao lado do botão Home e selecione Conexões Privadas.
  4. Estabeleça uma conexão privada usando o mesmo URL que você utilizou para conectar-se ao Essbase e anexe /essbase/smartview ao final desse URL. Por exemplo, https://192.0.2.1:443/essbase/smartview.
  5. Faça log-in como o usuário que você criou.
  6. Expanda EssbaseCluster.
    Imagem de Conexões Privadas do Smart View.

  7. Realce o cubo Básico e clique em Conectar.

Executar uma Análise Ad Hoc

Você pode especificar a posição ancestral em uma hierarquia como superior ou inferior, na guia Opções de Membros da caixa de diálogo Opções no Smart View. Primeiramente, SSANCESTORONTOP deve ser ativado por um administrador na configuração do aplicativo, na interface web do Essbase. A grade muda de forma quando você executa uma operação de ampliação do zoom. Aqui, basta usar a posição inferior padrão.

  1. Na árvore EssbaseCluster, em Sample_Dynamic, selecione o cubo Básico e clique em Análise ad hoc.
  2. Na grade resultante, você poderá ver um valor de dados agregado para as cinco dimensões desse cubo dinâmico.
    Imagem da grade do cubo Básico.
  3. Navegue para o Cenário do membro e restrinja-o a um tipo de cenário específico de dados Real.
    1. Clique na célula que contém o Cenário.
    2. Na faixa de opções do Essbase, clique em Seleção de Membro.
    3. Na caixa de diálogo Seleção de Membro, marque a caixa ao lado do membro Real.
      Imagem do membro Real selecionado.
    4. Clique em Adicionar Imagem de Adicionar. para mover Real para o painel direito.
    5. Se o Cenário já estiver incluído no painel direito, destaque-o e use a seta para a esquerda para removê-lo; em seguida, clique em OK.

    Na faixa de opções do Essbase, clique em Atualizar. A grade agora deverá ficar assim:


    Imagem da grade do cubo Básico em que Real substitui Cenário.

  4. Navegue em Medidas e restrinja-a ao membro Vendas, para analisar os dados de vendas.
    1. Destaque a célula que contém Medidas.
    2. Na faixa de opções do Essbase, clique em Ampliar.
    3. Destaque a célula que contém Lucro e clique em Ampliar..
    4. Destaque a célula que contém Margem e clique em Ampliar..
    5. Destaque a célula que contém Vendas e clique em Manter Somente..

    A grade agora deverá ficar assim:
    Imagem da grade do cubo Básico em que Vendas substitui Medidas.

  5. Amplie Ano clicando duas vezes na célula contendo Ano.

    A grade agora deverá ficar assim:
    Imagem da grade do cubo Básico, mostrando os membros da dimensão Ano Trim1, Trim2, Trim3, Trim4.

  6. Amplie Produto clicando duas vezes na célula contendo Produto.

    A grade agora deverá ficar assim:
    Imagem da grade do cubo Básico mostrando os membros da dimensão Produto, como Colas e Root Beer.

  7. Melhore a exibição de dados para mostrar os períodos de tempo por produto. Gire Qtr1 de Colas destacando, clicando com o botão direito e mantendo pressionado; em seguida, arrastando de B3 para C3.

    A grade agora deverá ficar assim:
    Imagem da grade girada.

  8. Observe cada produto por região. Clique duas vezes em Mercado em B1.

    A grade agora deverá ficar assim:
    Imagem da grade do cubo Básico.

  9. Analise uma região para exibir as vendas de produtos por estado. Clique duas vezes em Leste em A4.

    Como nem todos os produtos são vendidos em todos os estados, algumas células possuem o rótulo #Missing, em vez de um valor de dados.

Nesta tarefa, você navegou facilmente em uma grade de dados, ampliando e dinamizando ao clicar na própria grade. Você também pode usar as ferramentas na faixa de opções do Essbase para executar as mesmas ações. Para obter mais ajuda sobre como usar o Smart View, clique na guia Smart View e em Ajuda.

Em Modificar um Outline do Essbase, você voltará para a interface web e modificará um outline.

Modificar um Outline do Essbase

Em Analisar um Aplicativo no Smart View, você analisou um aplicativo no Smart View.

Nesse exemplo de modificação de um outline do Essbase, você vai criar um novo membro de previsão, pré-implantá-lo com dados e executar um script de cálculo.

Criar um Novo Membro

Você começa criando um novo membro.

  1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, abra o aplicativo Sample_Dynamic e, em seguida, abra o banco de dados (cubo) Básico.
  2. Clique em Iniciar Outline.
  3. Se o outline estiver bloqueado, clique em Desbloquear outline Imagem do ícone para desbloquear outline do Redwood..
  4. Clique em Editar outline Imagem do ícone de edição do outline no editor de outlines da interface do usuário do Redwood..
  5. Expanda a dimensão do Cenário.
  6. Selecione o membro do Orçamento.
  7. Na barra de ferramentas do outline, abaixo do ícone Adicionar membro Imagem do ícone para adicionar membro na barra de ferramentas do outline., selecione Adicionar membro irmão abaixo.
  8. Digite o nome do membro, Previsão, pressione Adicionar e feche o controle deslizante para adicionar membro.
  9. Selecione o novo membro Previsão e selecione o operador de consolidação til (~) na lista.
  10. Clique em Verificar Imagem do ícone para verificar outline..
  11. Clique em Salvar outline Imagem do ícone Salvar outline do Redwood..
  12. Escolha uma opção de reestruturação do banco de dados e clique em Salvar.
  1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, selecione o cubo Básico no aplicativo Sample_Dynamic.

  2. Clique no menu Ações e selecione Outline.

  3. Clique em Editar.

  4. Expanda a dimensão Cenário clicando na seta ao lado de Cenário.

  5. Insira um membro:

    1. Clique em Editar para colocar o outline no modo de edição.

    2. Expanda a dimensão do Cenário.

    3. Selecione o membro do Orçamento.

    4. Na barra de ferramentas de estrutura de tópicos, em Ações, selecione Adicionar um irmão abaixo do membro selecionado.

  6. Informe o nome do membro, Previsão, e pressione Tab.

  7. Selecione o operador de consolidação til (~) na lista.

    O membro Previsão não se agrega com os outros membros na sua dimensão.

  8. Deixe o tipo de armazenamento de dados como Armazenar Dados, pois queremos que os usuários consigam inserir dados de previsão.

  9. Clique em Salvar.

Inserir Dados no Membro Previsão

Para inserir dados no membro Previsão, criaremos um script de cálculo e calcularemos os dados de previsão.

  1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, abra o aplicativo Sample_Dynamic e, em seguida, abra o banco de dados (cubo) Básico.
  2. Clique em Scripts, Scripts de Cálculo e Criar.
  3. No campo Nome do Script, digite salesfcst.
  4. Na caixa Conteúdo do Script, digite uma fórmula simples:

    Forecast(Sales=Sales->Actual*1.03;)

    A previsão de vendas é igual às vendas reais multiplicada por 1,03, o que insere no membro Previsão de Vendas um valor 3% maior que as vendas reais.

  5. Valide o script.
  6. Clique em Salvar e Fechar.
  1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, selecione o cubo Básico no aplicativo Sample_Dynamic, clique no menu Ações e selecione Inspecionar.

  2. Na caixa de diálogo Básico, selecione a guia Scripts, com Scripts de Cálculo selecionado, clique em Imagem do ícone adicionar. para adicionar um script de cálculo.

  3. No campo Nome do Script, digite salesfcst.

  4. Na caixa Conteúdo do Script, digite uma fórmula simples:

    Forecast(Sales=Sales->Actual*1.03;)

    A previsão de vendas é igual às vendas reais multiplicada por 1,03, o que insere no membro Previsão de Vendas um valor 3% maior que as vendas reais.

  5. Clique em Salvar e Fechar.

  6. Feche o inspetor de banco de dados clicando em Fechar até que todas as guias sejam fechadas.

Executar o Script

Scripts de cálculo são executados como jobs.

  1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, clique em Jobs.
  2. No menu drop-down Novo Job, selecione Executar Cálculo.

  3. Na caixa de diálogo Executar Cálculo, no campo Aplicativo, selecione o aplicativo Sample_Dynamic.

    Observe que o campo Banco de Dados preenche automaticamente o cubo Básico.

  4. No menu Scripts, selecione o script de cálculo salesfcst que você criou.

  5. Clique em Submeter.

  6. Clique em Atualizar para ver se o job foi concluído.

Em Analisar Dados de Previsão no Smart View, você analisará esses novos dados de previsão no Excel. Mas primeiro vamos examinar melhor os jobs de gerenciamento.

Analisar Dados de Previsão no Smart View

Em Analisar um Aplicativo no Smart View, você aprendeu a analisar dados no Smart View. Em Modificar um Outline do Essbase, você adicionou um membro Previsão ao outline e inseriu dados nele.

Nesse exemplo de análise de dados de previsão no Smart View, você vai se reconectar ao cubo, fazer a análise dos dados, criar uma grade no Excel e fazer uma análise ad hoc. Em seguida, testará se o cálculo está correto, revisará a grade e enviará valores de previsão mensalmente.

Agora, você se reconectará ao cubo no Smart View e fará mais análise dos dados.

  1. Abra o Excel e crie uma planilha como a seguinte, digitando os nomes dos membros nestas células: A3=Mercado, B3=Produto, C1=Ano, C2=Real, D1=Vendas, D2=Previsão.
    Imagem da planilha inicial: A3=Mercado, B3=Produto, C1=Ano, C2=Real, D1=Vendas, D2=Previsão
  2. Na faixa de opções do Smart View, conecte-se novamente ao cubo Básico no aplicativo Sample_Dynamic.
    Imagem de uma URL nas Conexões Privadas do Smart View.

    Sua URL de conexão anterior deve ser mostrada na lista de Conexões Privadas.

  3. Quando solicitado a fazer log-in, conecte-se como o usuário que você provisionou.
  4. Para preencher as células com os valores de dados, clique em Análise ad hoc.

    Na grade resultante, você deverá ver os resultados do seu cálculo. Os dados de vendas anuais são atualizados para Real e Previsão, e a previsão é cerca de 3% maior que o real:
    Imagem da grade: Real=400511, Previsão=412526.3

  5. Para testar que o cálculo está correto, crie esta fórmula do Excel, =D3/C3, na célula E3, que divide os dados de previsão pelos dados reais, para garantir que D3 seja 3% maior do que C3.
    Imagem da grade: Real=400511, Previsão=412526.3, E3 com fórmula =D3/C3

    Os resultados do teste devem confirmar o aumento de 3%, em que Real é 400511, Previsão é 412526.3 e E3 é 1.0.


    Imagem da grade: Real=400511, Previsão=412526.3, E3 1.03
  6. Amplie Produto e Mercado Você pode ver que para todos os produtos e todos os mercados, os dados de previsão estão presentes e são 3% maiores do que o real.
    Imagem da grade com dados de previsão.
  7. Agora, crie uma planilha que você usará para fazer uma análise de dados da previsão, e faça algumas alterações.
    1. Clique na célula que contém Previsão, em seguida, clique em Apenas Manter.
    2. Selecione as células A3-B3 contendo Leste e Colas, depois, clique em Apenas Manter.

      A grade agora deverá ficar assim:


      Imagem da grade com dados de previsão.
    3. Com as células A3-B3 ainda selecionadas, clique em Ampliar para exibir informações por estado de SKUs detalhadas do produto.

      A grade agora deverá ficar assim:


      Imagem da grade com dados de previsão.
    4. Gire a dimensão Ano para baixo nas colunas. Destaque o membro Ano e selecione a seta ao lado de ampliar na faixa de opções do Essbase. Selecione Zoom para baixo para ver o nível inferior dos meses.

      A grade agora deverá ficar assim:


      Imagem da grade com dados de previsão.
    5. Insira alguns valores mensais para criar uma previsão de Diet Cola. Por exemplo, informe 500 em cada uma das células no intervalo C5:H5.
      Imagem da grade com dados de previsão.
    6. Clique em Submeter Dados e observe que a previsão do ano inteiro na célula O5 muda para 3000, que é a soma de 500 em cada um dos 6 meses.

Nesta tarefa, você aprendeu como é fácil analisar e editar o cubo no Smart View, desde que se tenha o provisionamento correto.

Em Criar um Aplicativo e um Cubo no Cube Designer, você se familiarizará com o Cube Designer.

Criar um Aplicativo e um Cubo no Cube Designer

Em Analisar Dados de Previsão no Smart View, você analisou dados no Excel. Os usuários que estão trabalhando no Excel podem projetar e implantar aplicativos usando o cube designer.

Abra uma pasta de trabalho do aplicativo no cube designer. Implante, carregue e calcule um cubo. Exiba o cubo na interface Web do Essbase.

Abrir a Pasta de Trabalho do Aplicativo no Cube Designer

Faça log-in como Usuário Avançado e faça download da pasta de trabalho do aplicativo Sample_Basic.xlsx na Galeria.

  1. No Excel, na faixa de opções do Cube Designer, clique em Catálogo Imagem do ícone de catálogo na faixa de opções do cube designer..

    Se for necessário fazer log-in, faça log-in como Usuário Avançado.

  2. Clique em Galeria; em seguida, navegue até Applications > Demo Samples > Block Storage e clique duas vezes em Sample_Basic.xlsx.

A pasta de trabalho Exemplo Básico do aplicativo é diferente da pasta de trabalho Exemplo Dinâmico Básico do aplicativo, na medida em que as dimensões do Produto e do Mercado não possuem membros dinamicamente calculados.

Por exemplo, vá até a planilha Dim.Market em Sample_Basic.xlsx. Veja a coluna Armazenamento. Não há caracteres X, o que indica que os membros são armazenados. Os caracteres X na coluna Armazenamento indicam membros calculados dinamicamente.

Portanto, depois de criar as dimensões e carregar os dados, você também precisa calcular o cubo.

As ações criar, carregar e calcular o cubo podem ser feitas em um passo na caixa de diálogo Criar Cubo.

Criar, Carregar e Calcular o Cubo

Use o Cube Designer para criar, carregar e calcular um cubo na pasta de trabalho do aplicativo Sample_Basic.xlsx.

  1. Na faixa de opções do Cube Designer, com a pasta de trabalho Exemplo Básico (Sample_Basic.xlsx) do aplicativo ainda aberta, clique em Criar Cubo Imagem do ícone de criação de cubo na faixa de opções do cube designer..

  2. No menu Opção de Criação, selecione Criar Cubo.

  3. Clique em Executar.

    Se houver um aplicativo existente com o mesmo nome, será solicitado que você substitua o aplicativo e o cubo. Clique em Sim para excluir o aplicativo original e criar este novo aplicativo.

  4. Clique em Sim para confirmar sua seleção.

    O ícone Exibir Jobs exibirá uma ampulheta enquanto o job estiver em andamento. O job é executado em segundo plano e o Cube Designer notifica você quando ele é concluído, exibindo Sucesso.

  5. Clique em Sim para iniciar o Visualizador de Jobs e ver o status do job.

Exibir o Aplicativo na Interface Web

Exiba e inspecione o novo aplicativo na interface Web do Essbase e verifique se os blocos nível zero e nível superior existem para confirmar se o cubo está totalmente calculado.

Na Interface Redwood:

  1. Faça log-in na interface web do Essbase.
  2. Abra o aplicativo de Amostra e, em seguida, abra o cubo Básico.
  3. Clique em Iniciar Outline.

    Exiba o outline e veja que as dimensões esperadas estão presentes.

  4. Volte à guia do cubo Básico.
    Imagem que mostra guias na interface web, com a guia do cubo Básico selecionada.

  5. Na página Geral, em Estatísticas, você verá que existem blocos de nível 0 e de nível superior, mostrando que o cubo está totalmente calculado.

Na Interface Web do Essbase:

  1. Faça log-in na interface web do Essbase.

  2. Na página Aplicativos, expanda o aplicativo de Amostra e selecione o cubo Básico.

  3. Clique no menu Ações à direita do cubo Básico e selecione Outline.

    Exiba o outline e veja que as dimensões esperadas estão presentes.

  4. Retorne à página Aplicativos, expanda o aplicativo de Amostra e selecione o cubo Básico.

  5. Clique no menu Ações à direita do cubo Básico e selecione Inspecionar.

  6. No inspetor, selecione Estatísticas.

  7. Na guia Geral, na coluna Armazenamento, você vê que existem blocos de nível 0 e nível superior, mostrando que o cubo foi totalmente calculado.

Em Analisar Dados e Executar uma Atualização Incremental no Cube Designer, você analisará dados neste cubo e executará atualizações incrementais do Excel.

Analisar Dados e Executar uma Atualização Incremental no Cube Designer

Em Criar um Aplicativo e um Cubo no Cube Designer, você executou uma criação de cubo, carregou dados e executou o script de cálculo definido na pasta de trabalho.

Analise dados de uma planilha de consulta no cube designer. Adicione membros ao cubo.

Analisar Dados no Cubo Sample Basic

Confirme se a criação do cubo foi bem-sucedida e veja como analisar dados.

  1. No Excel, na faixa de opções do cube designer, clique em Analisar Imagem do ícone de análise de dados na faixa de opções do cube designer..

  2. No menu Analisar, selecione Conectar Folhas de Consulta.

    Se você for solicitado a fazer log-in, digite o nome de usuário e a senha do Essbase.

  3. Você está conectado ao cubo Básico no aplicativo de exemplo.

  4. Agora você pode analisar os dados.

    1. Use a faixa de opções do Essbase para ampliar Cream Soda para ver todos os produtos de nível inferior que fazem parte da família Cream Soda.

    2. Reduza o zoom de Nova York para ver toda a região Leste, e reduza o zoom novamente para ver todos os Mercados.

Executar uma Atualização Incremental no Cubo Sample Basic

Adicione uma hierarquia à dimensão do produto e veja os resultados no Smart View.

  1. Vá para a planilha Dim.Product, na qual você atualizará a dimensão do produto com alguns produtos extras.

  2. Insira novos membros na pasta de trabalho, seguindo a família de produtos 400.

    1. Crie um novo Produto pai com o filho 500 e dê a ele o nome de Alias Padrão Cane Soda.

    2. Crie três novas SKUs com o pai 500: 500-10, 500-20 e 500-30.

    3. Forneça aliases às novas SKUs. Chame-os de Cane Cola, Cane Diet Cola e Cane Root Beer.


      Imagem de uma grade do Smart View com um grupo de produtos, Cane Soda (500) adicionado.

  3. Salve a pasta de trabalho atualizada.

  4. Usando a faixa de opções do cube designer, clique em Criar Cubo Imagem do ícone de criação de cubo na faixa de opções do cube designer..

    A opção de criação será padronizada como Atualizar Cubo – Reter Todos os Dados, uma vez que o aplicativo já existe no servidor e você é o proprietário do aplicativo que o criou.

  5. Clique em Executar.

  6. Quando o aviso de conclusão do job for exibido, clique em Sim para iniciar o Visualizador de Jobs.

  7. Você deverá ver Êxito. Se o job retornar Erro, você poderá clicar duas vezes no job para obter mais informações.

  8. Feche o Visualizador de Jobs.

  9. Com a planilha Dim.Product ativa, clique em Visualizador de Hierarquia na faixa de opções do cube designer.
  10. Na caixa de diálogo Hierarquia de Dimensões, veja que o grupo de produtos Cane Soda foi criado. Imagem do visualizador de hierarquia do cube designer mostrando a hierarquia de cane soda.
  11. Vá para a planilha de consulta, Query.Sample.

  12. Navegue até a parte superior da dimensão Produto destacando Dark Cream e reduzindo o zoom usando a faixa de opções do Essbase. Em seguida, reduza o zoom em Cream Soda.

  13. Selecione Produto novamente e clique em Ampliar.

  14. Selecione Cane Soda e clique em Apenas Manter.

  15. Selecione Cane Soda e Ampliar para ver os membros filhos.

A adição de membros à dimensão Produto não preenche esses membros com dados. Os dados podem ser submetidos usando o Smart View ou executando uma carga de dados.

As pastas de trabalho de aplicativos são ferramentas práticas para projetar cubos do Essbase quando você já entende os elementos necessários para criar um cubo ou quando tem uma amostra.

Em Transformar Dados Tabulares em um Cubo, você criará um aplicativo usando uma planilha do Excel com colunas sem qualquer estrutura específica do Essbase.

Transformar Dados Tabulares em um Cubo

Os dados de sistemas de origem externos, como tabelas de ERP ou data warehouse, não são formatados como pasta de trabalho do aplicativo. Você ainda pode usar o cube designer para criar um cubo com base nele.

  1. No Excel, selecione a faixa de opções do cube designer e clique em Catálogo Imagem do ícone de catálogo na faixa de opções do cube designer..
  2. Na caixa de diálogo Arquivos do Essbase, na pasta Galeria, navegue até a pasta Technical > Table Format e clique duas vezes em Sample_Table.xlsx.

    O arquivo Sample_Table.xlsx contém uma planilha, Vendas, que representa um relatório de vendas simples comum que você pode receber de alguém na sua organização. Os títulos das colunas indicam que existem medidas (como Unidades de Descontos), representações de tempo (como Time.Month e Time.Quarter), regiões geográficas (como Regions.Region e Regions.Areas) e produtos (como Product.Brand e Product.LOB).

    Com base nesse relatório, você pode criar um aplicativo e um cubo utilizando a introspecção, que é um método de inspecionar uma origem de dados físicos (nesse caso, o arquivo Sample_Table.xlsx) para elementos de metadados do Essbase.

  3. Na faixa de opções do cube designer, clique em Transformar Dados.
  4. Na caixa de diálogo Transformar Dados, você pode aceitar os nomes padrão do aplicativo (Sample_Table) e do cubo (Vendas) ou pode alterá-los.
  5. O cube designer inspeciona os dados tabulares para detectar relações que determinem uma dimensionalidade apropriada.
  6. Clique em Executar e, quando solicitado a criar o cubo, clique em Sim.
  7. Quando o job for concluído, você verá a caixa de diálogo Visualizador de Jobs.
    Clique em Sim até que o status seja Sucesso.
  8. Feche o Visualizador de Jobs.
  9. Faça log-in na interface web do Essbase.
  10. Exibir estatísticas de cubos:
    Na Interface Redwood:
    1. Na página Aplicativos, abra o aplicativo Sample_Table e, em seguida, abra o banco de dados (cubo) Vendas.
    2. Na página Geral, clique em Estatísticas.
    3. Na coluna Armazenamento, o número 4.928 para Blocos existentes de nível 0 indica que os dados foram carregados no cubo.
    Na Interface Web do Essbase:
    1. Na página Aplicativos, expanda o aplicativo Sample_Table e selecione o cubo Vendas.
    2. Clique no menu Ações à direita do cubo Vendas e selecione Inspecionar.
    3. Selecione Estatísticas e, na guia Geral, em Armazenamento, o número 4928 para Blocos de nível 0 existentes indica que dados foram carregados no cubo.
  11. Iniciar o outline e exibir as dimensões:
    • Na Interface Redwood, ainda na página Geral, selecione Detalhes e, em seguida, selecione Iniciar Outline.
    • Na Interface Web Clássica, use a guia Geral na parte superior do inspetor de banco de dados para iniciar o outline.
    No editor do outline, você pode ver que o cubo Vendas tem estas dimensões: Medidas, Tempo, Anos, Geo, Canal e Produto.
  12. Expanda Medidas.
    Você notará que Unidades, Descontos, Custos Fixos, Custos Variáveis e Receita estão em uma hierarquia horizontal.

Em Exportar e Modificar Metadados e Dados, você criará uma hierarquia para essas Medidas para que possa ver Receita líquida de Descontos e total de custos (fixo e variável).

Exportar e Modificar Metadados e Dados

Em Transformar Dados Tabulares em um Cubo, você criou um aplicativo e um cubo com base em dados tabulares.

Exporte um cubo, incluindo seus dados, da interface Web do Essbase para o Excel e, em seguida, abra a pasta de trabalho exportada do aplicativo para examinar o formato.
  1. Exporte para o Excel.
    Na Interface Redwood:
    1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, abra o aplicativo Sample_Table e depois abra o banco de dados (cubo) Vendas.
    2. No menu Ações, selecione Exportar para Excel.
    Na Interface Web do Essbase:
    1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, expanda o aplicativo Sample_Table e selecione o cubo Vendas.
    2. No menu Ações, selecione Exportar para Excel.
  2. Na caixa de diálogo Exportar para Excel, selecione o Método de Criação para Exportação Pai-Filho.
  3. Selecione Exportar Dados e clique em OK.
    • Se o tamanho dos dados for inferior a 400 MB, os metadados e dados serão exportados para um arquivo do Excel chamado de pasta de trabalho do aplicativo. Salve a pasta de trabalho do aplicativo, Sales.xlsx, em sua área de Downloads. A pasta de trabalho do aplicativo define o cubo que você exportou.
    • Se os dados ultrapassarem 400 MB, eles serão salvos em um arquivo compactado e não serão incluídos no arquivo exportado em formato Excel. O arquivo ZIP que contém os dados e a pasta de trabalho do aplicativo pode ser baixado na página Arquivos .
  4. Abra Sales.xlsx.
  5. Role até a planilha Data.Sales para exibi-la. Essa é a planilha de dados do cubo.
    Examine as planilhas de cada dimensão. As planilhas de dimensão começam com Dim, inclusive a planilha para a dimensão Medidas.
  6. Usando a pasta de trabalho do aplicativo exportado, você pode fazer mais atualizações incrementais. Por exemplo, pode adicionar ou remover hierarquias, anexar uma fórmula a uma medida, alterar aliases e desenvolver cálculos, entre muitas outras tarefas.
As tarefas sequenciadas neste capítulo foram planejadas para mostrar a você como projetar e implantar cubos usando pastas de trabalho do aplicativo ou dados tabulares. Você pode aprimorar de forma incremental o design de seus cubos exportando-os para pastas de trabalho do aplicativo, fazendo modificações e reconstruindo.