Modelos de galeria são pastas de trabalho do aplicativo que você pode usar para criar cubos do Essbase totalmente funcionais. Pense nesses modelos como kits do iniciante que você pode usar não apenas para criar cubos, mas para saber mais sobre os recursos do Essbase e para modelar uma variedade de problemas analíticos entre os domínios de negócios.
Os modelos de galeria incluem planilhas README, que descrevem o objetivo e uso da pasta de trabalho e do cubo.
Os modelos de galeria são compactados na forma de uma pasta de trabalho do aplicativo e podem também ter arquivos adicionais de suporte. Use uma pasta de trabalho de aplicativos para criar um aplicativo e um cubo utilizando qualquer um destes métodos: o botão Importar na interface web do Essbase ou o botão Criar Cubo na faixa de opções do Cube Designer no Excel. Para acessar a galeria na interface web do Essbase, clique em Arquivos e navegue até a seção da galeria. Para acessar a galeria do Cube Designer, use o botão Essbase na faixa do Cube Designer.
Os modelos da galeria são agrupados nas seguintes categorias:
Os modelos de galeria da pasta de Aplicativos demonstram vários casos de uso de negócios para o Essbase em diferentes domínios organizacionais.
Os seguintes cubos, localizados na pasta gallery > Applications > Sales and Operations Planning
, se conectam para executar seus respectivos aspectos de vendas e tarefas de planejamento operacional:
Forecast Consensus — desenvolver e manter uma previsão acordada e compartilhada entre os departamentos
Demand Consolidation — demanda de previsão do cliente
Production Schedule — calcula uma programação de produção mestre semanal para todos os produtos e locais
Capacity Utilization — assegure-se de que a capacidade da fábrica existente possa lidar com a agenda de produção
O cubo Compensation Analytics ilustra como os analistas de Recursos Humanos podem executar análises de número de funcionários e remuneração, analisar atritos e alocar aumentos de remuneração.
O cubo Organization Restatements demonstra como as despesas operacionais podem ser reformuladas, após alterações organizacionais, para fins de relatório de gerenciamento interno.
O cubo Opportunity Pipe demonstra como gerenciar um pipeline de vendas.
O cubo Spend Planning mostra como os analistas de compras podem gerenciar gastos operacionais usando métodos de previsão descendente e ascendente.
O cubo Project Analytics demonstra a análise de risco do planejamento do projeto, levando em conta fatores como custos e qualificações da força de trabalho, receita, margem, inventário e programação.
O cubo RFM Analysis demonstra como identificar os clientes mais rentáveis com base em métricas.
Consolidation Eliminations é um aplicativo de análise financeira que demonstra como identificar e eliminar balanços entre duas empresas.
Organization Restatements é um aplicativo de análise financeira que demonstra como reformular as despesas após uma alteração organizacional.
Além desses aplicativos de negócios, o agrupamento de modelos dos Aplicativos também inclui:
Demo Samples — exemplos simples de cubos de armazenamento agregado e de armazenamento de bloco comumente mencionados na documentação do Essbase.
Utilities — cubos que podem ser utilizados por outros cubos de amostra. Por exemplo, o modelo Currency Rates utiliza os símbolos da moeda e retorna a taxa de câmbio para USD. O modelo Currency Triangulation usa um script de cálculo para triangular moedas.
Os modelos Técnicos demonstram o uso dos recursos do Essbase, incluindo alocações, depuração de script de cálculo, variáveis de substituição de runtime, cálculos zig zag e assimétricos, MDX Insert, ordem de resolução, atualizações em tempo real, filtros dinâmicos, sign flipping e muito mais.
Calc: Rastreamento de Alocação - executar scripts de cálculo de alocações e depuração
Calc: RTSV Sample Basic - informar nomes de membros para um script de cálculo usando variáveis de substituição de runtime
Calc: Cálculo Zigzag - saber como o Essbase executa cálculos complexos em uma dimensão de tempo
Cálculo: Tupla CalcTuple - otimizar cálculos de grade assimétrica entre dimensões
Drill Through: Drillthrough Básico - fazer drill-through para origens externas para analisar dados fora do cubo
Filtros: Filtros Eficientes - criar e usar filtros de acesso de dados variáveis
MDX: Inserção de MDX de Alocação - alocar e inserir valores ausentes
Partições: Atualizações de CSV em Tempo real - acessar dados em tempo real
Ordem de Resolução: UnitPrice SolveOrder - usar e entender a ordem de resolução em um cubo de modo híbrido
Ordem de Resolução: Desempenho da Ordem de Resolução - comparar o desempenho de consulta usando cálculos dinâmicos versus usando membros armazenados e um script de cálculo
Formato da Tabela-criar cubos de Essbase de dados tabulares
UDA: Inverter Sinal - aprender a inverter sinais de valores de dados durante um carregamento de dados para atender aos requisitos de relatório
Os modelos de desempenho do sistema monitoram o status do sistema para fins de otimização.
O Analisador de Integridade e Desempenho ajuda você a monitorar estatísticas de uso e desempenho de seus aplicativos do Essbase.
O Analisador permite que você verifique os logs do Essbase. Após o parsing dos dados, ele compila uma planilha do Excel em formato csv, opcionalmente no intervalo de tempo estabelecido por você nas Definições. Assim, você pode usar os arquivos csv para criar gráficos e outras exibições.