Criar Dimensões e Carregar Dados Usando um Arquivo de Regras

Usando uma regra, você pode criar uma dimensão e carregar dados de um arquivo de texto ou de outro arquivo simples.

Antes de começar, você precisará dos seguintes recursos:

  • Acesso a uma instância do Essbase.

  • Se você não estiver usando um arquivo simples como origem de dados, precisará de uma conexão e Origem de Dados que tenham sido configuradas no Essbase no nível de aplicativo.

  • Arquivo de metadados da dimensão (arquivo de teste de amostra: dim-market.txt) feito download para seu computador.

  • Arquivo de dados (arquivo de teste de amostra: data-basic.txt) feito download para seu computador.

Usando os recursos listados, você agora pode executar as tarefas de criar dimensões e carregar dados usando uma regra.

Criar Dimensões Usando um Arquivo de Regras

Você pode editar e mapear dimensões para um outline do Essbase usando uma regra, em vez de criar dimensões vazias manualmente no editor de Outline do Essbase. Nesta seção, abordamos e ilustramos a criação de dimensões com base em um arquivo simples, usando uma regra.

Quando você cria usando uma regra, é definida a estrutura hierárquica dos metadados das dimensões e do membro. Você pode criar uma ou mais dimensões usando um único arquivo de regra ou usar um arquivo de regra por dimensão.

Você pode criar uma dimensão para adicionar ou modificar dimensões, mas não pode usá-la para excluir uma dimensão existente.

Aqui, nós ilustramos um exemplo de criação de dimensões, com base em um arquivo simples, usando regras. O processo de carregar dados usando SQL, ou por streaming, é descrito em outros tópicos.

  1. Abra o arquivo de metadados de dimensão baixado por download, dim-market.txt, em um editor de texto formatado. Observe que o arquivo não tem uma linha de cabeçalho e que o delimitador de arquivos é uma vírgula.
  2. Acesse a interface web do Essbase.
  3. Na home page, expanda o aplicativo de Amostra e selecione o cubo Básico.
  4. Crie agora o arquivo de regra.
    1. No menu Ações à direita do cubo, inicie o inspetor.
    2. Clique em Scripts e, em seguida, Regras. O editor de Regras é exibido, mostrando as regras definidas atualmente.
    3. Clique em Criar e selecione Criação de Dimensão (Baseada em Índice) para começar a definir a regra de criação de dimensão. Uma regra de criação de dimensão baseada em índice remove a dependência de campos entre si e permite que os campos apareçam em qualquer ordem.
    4. Na caixa de diálogo Nova Regra, digite Dim_market1 como nome do arquivo de regra.
    5. Em Visualizar Dados, selecione Arquivo como opção de entrada de arquivo simples.
    6. Clique no ícone de procura e localize o arquivo dim-market.txt que você transferiu por download e clique em Abrir para selecioná-lo.
    7. Como você viu anteriormente, a primeira linha do arquivo simples não contém valores de cabeçalho. Desmarque a caixa de seleção Linha de Cabeçalho se ela estiver marcada.
    8. Especifique o valor Delimitador como Vírgula, com base no formato do arquivo.
    9. Clique em Continuar.
      Agora você pode visualizar a estrutura de dimensão no editor de Regras, com as colunas exibidas com base no arquivo simples de entrada.
    A barra de ferramentas superior direita no editor de Regras mostra as opções Globais de uma regra. Você pode alterar as propriedades ou a origem de dados aqui e ver os resultados. A barra de ferramentas esquerda do editor de Regras mostra as opções de Campo da regra.
  5. Na página do editor de Regras, agora você pode configurar e editar a regra.
    1. Na página Visualizar da nova regra, no primeiro campo (coluna), clique em Dimensão e selecione Mercado como nome da dimensão. A dimensão Mercado agora é designada a todos os campos.
    2. Em Mercado, no primeiro campo, it, clique em Tipo e selecione o tipo de dimensão, Pai.
      O arquivo de origem dessa regra está no formato pai-filho. Se você tivesse um arquivo de origem baseado em geração, poderia definir o primeiro campo como Geração. Nesse caso, o Número da Geração é definido como 2, uma vez que, por padrão, a Geração 1 é a própria dimensão.
    3. Configure os outros campos:
      Defina o Tipo de Campo 2 como Filho.
      Defina o Tipo de Campo 3 como Propriedade e a caixa Pai/Filho da terceira linha como Filho.
      Para os Campos 4 e 5, defina o Tipo como UDA e as caixas Pai/Filho da terceira linha como Filho.
      Para os Campos 6 a 9, defina o Tipo como Alias, as caixas da terceira linha Alias como ChineseNames, JapaneseNames, RussianNames e GermanNames, respectivamente, e as caixas da quarta linha como Filho.
      Defina o Tipo de Campo 10 como Membro do Atributo, a caixa da terceira linha como População e a caixa da quarta linha como Filho.
      O campo Dimensão é definido mais frequentemente como Geração, Pai ou Filho. Se o nome da Dimensão que você deseja não estiver no menu, clique em Dimensões (na barra de ferramentas Global), adicione o nome da dimensão e clique em Adicionar e OK.
    4. Verifique agora as propriedades de um campo. Selecione a última coluna do campo, População. Na barra de ferramentas de opções de Campo, abra a guia Propriedades e verifique se a opção Maiúsculas/Minúsculas está definida como Nenhuma Operação > Isso significa que texto em letras maiúsculas e minúsculas não são tratados aqui de forma diferente do que são no arquivo de texto de origem.
    5. Na barra de ferramentas Global, clique na guia Origem, se você quiser alterar o arquivo de origem de dados. Na guia Propriedades do Arquivo, verifique se o Delimitador está definido como Vírgula.
    6. Quando tiver terminado de definir a regra, clique em Verificar na barra de ferramentas Global para validar a sintaxe da regra.
    7. Clique em Salvar e Fechar.
    8. Clique em Atualizar. Veja se sua regra criada agora está listada no painel Regras da guia Scripts. Você pode editar sua regra clicando no nome dela e depois clicando em Continuar.
      No menu Ações de uma regra listada, você tem a opção de copiar, renomear ou exportar a criação (em um arquivo json para ser usado com propósitos de solucionar problemas. Clique em Fechar para retornar à home page.
  6. Em seguida, crie e execute um job para criar a dimensão usando a regra.
    1. Na home page, selecione Jobs e depois Novo Job.
    2. Selecione Criar Dimensão.
    3. Na caixa de diálogo Criar Dimensão na lista Aplicativo, selecione o aplicativo de Amostra.
    4. Na lista Banco de Dados, selecione o cubo Básico. O carregamento pode levar algum tempo.
    5. Na lista Script, selecione a regra de criação de dimensão que você criou, Dim_market1.rul.
    6. Para Tipo de Carregamento, selecione Arquivo.
    7. Na lista Arquivo de Dados, selecione Dim_Market como arquivo de dados da dimensão de dados. Esse arquivo está localizado na pasta Amostra, Básico.
    8. Na lista Opções de Reestruturação, selecione a opção Preservar Dados de Entrada para os dados que você deseja preservar.

      Para desconectar outros usuários que estão conectados ao cubo Amostra, Básico, para que possa criar a dimensão imediatamente, você poderia selecionar Forçar para Criar Dimensão.

      Para dados no nível folha, somente valores de nível 0 são preservados. Use essa opção se todos os dados necessários para o cálculo residirem nos membros de nível 0. Para dados de entrada, somente blocos que contêm dados sendo carregados são preservados. Nenhuma opção se aplica a bancos de dados de armazenamento agregado.

    9. Clique em OK. O job de criação da dimensão será executado.
    10. Na página Jobs, clique em Atualizar para monitorar o status do job.
    11. Quando o job for concluído, clique no menu Ações para o job executado e selecione Detalhes do Job para verificar o status do job de criação.
    12. Na home page Aplicativos, à direita do cubo Básico no aplicativo de Amostra, abra Ações e depois Outline para verificar a hierarquia de dimensões. Em Ações, Banco de Dados, Inspecionar, você também poderá ver os nomes de geração criados, na guia de dimensão. Quando concluído, saia da view.
    Você terminou de criar uma dimensão usando uma regra.

Carregar Dados Usando um Arquivo de Regras

Você pode usar regras para extrair, transformar e carregar valores de dados para um cubo do Essbase. Os valores dos dados de origem podem conter o seguinte:
  • Valores de dados

  • Nomes do membro, aliases e fórmulas

  • Nomes de geração e de nível

  • Propriedades de armazenamento de dados

  • Atributos e atributos definidos pelo usuário

Quando você cria um cubo do Essbase, os arquivos de dados e os arquivos de regra de carregamento de dados são criados no diretório de cubo. Você também pode usar dados e regras de uma versão local suportada do Essbase.

Tanto os dados dinâmicos quanto o formato de dados do arquivo simples do conjunto de linha são suportados.

Quando você carrega dados, as operações SUM, MIN, MAX, AVG e COUNT são suportadas nas colunas de dados nas linhas. Isso suporta casos de uso de big data nos quais os cubos do Essbase são criados com membros de nível superior. Você pode fazer drill through, do Essbase para visualizar os dados em um nível mais granular.

Aqui, nós ilustramos um exemplo de carregamento de dados de um arquivo simples, usando regras. O processo de carregar dados usando SQL, ou por streaming, é descrito em outros tópicos.

  1. Abra o arquivo de dados feito download, data-basic.txt, em um editor de texto formatado. Observe que não há linha de cabeçalho e que o delimitador de arquivo é uma vírgula.
  2. Acesse a interface web do Essbase.
  3. Na home page, expanda o aplicativo de Amostra e selecione o cubo Básico.
  4. Crie agora a regra de carregamento.
    1. No menu Ações à direita do cubo Básico, inicie o inspetor.
    2. Selecione a guia Scripts e depois Regras. O editor de Regras é exibido, mostrando as regras definidas atualmente.
    3. Clique em Criar e selecione Carregamento de Dados para definir a regra de carregamento de dados.
    4. Na caixa de diálogo Nova Regra, digite Data_basic1 como nome da regra.
    5. Digite Medidas como a dimensão de dados
    6. Em Dados de Visualização, selecione Arquivo para entrada de arquivo simples.
    7. Clique no ícone de procura para localizar o arquivo data-basic.txt que você baixou e clique em Abrir para selecioná-lo.
    8. Como você viu anteriormente, a primeira linha do arquivo simples não contém valores de cabeçalho. Desmarque a caixa de seleção Linha de Cabeçalho se ela estiver marcada. Quando a linha do cabeçalho estiver presente, as colunas serão mapeadas automaticamente.
    9. Selecione Vírgula como o valor Delimitador, com base no formato do arquivo.
    10. Clique em Continuar.
      Agora você vê os dados no editor de Regras, com base no arquivo simples de entrada.
    A barra de ferramentas de opções Globais, na parte superior direita do editor de Regras, permite que você modifique as propriedades do arquivo ou a origem de dados e veja os resultados no editor de Regras. A barra de ferramentas de opções de Campo, no lado esquerdo do editor de Regras, permite que você mapeie campos na regra.
    Como não houve cabeçalhos no arquivo de entrada, mapeie cada coluna para as dimensões e os membros apropriados.
  5. No editor de Regras, você pode configurar os campos de regras agora.
    1. Clique no menu drop-down Criar e comece a definir os nomes dos campos.
      Defina Campo (coluna) 1 como Produto.
      Defina Campo 2 como Mercado.
      Defina Campo 3 como Ano.
      Defina Campo 4 como Cenário.
      Defina Campo 5 como Vendas.
      Defina Campo 6 como COGS.
      Defina Campo 7 como Marketing.
      Defina Campo 8 como Folha de Pagamento.
      Defina Campo 9 como Diversos.
      Defina Campo 10 como Abrindo Inventário.
      Defina Campo 11 como Adições.
      Todas as dimensões devem ser representadas na regra de carregamento de dados para que qualquer dado possa ser carregado.
    2. Quando tiver terminado de definir a regra, com as opções globais e de campo, clique em Verificar na barra de ferramentas Global para validar a sintaxe e clique em Fechar.
    3. Após a validação da sintaxe, clique em Salvar e Fechar.
    4. Clique em Atualizar. Veja se sua regra criada agora está listada no painel Regras da guia Scripts. Você pode editar sua regra clicando no nome dela e depois clicando em Continuar.
    5. Clique em Fechar para retornar à home page Aplicativos.
    Em seguida, crie um job para carregar os dados usando a regra.
  6. Na home page, selecione Jobs e depois Novo Job.
    1. Selecione Carregar Dados.
    2. Na caixa de diálogo Carregar Dados, no menu Aplicativo, selecione o aplicativo de Amostra.
    3. Na lista Banco de Dados, selecione o cubo Básico.
    4. Na lista Script, selecione a regra de carregamento de dados que você criou, Data_market1.rul.
    5. Para Tipo de Carregamento, selecione Arquivo.
    6. Selecione o arquivo Data_Basic1 na lista Arquivo de Dados. Esse arquivo está localizado na pasta Amostra > Básico.
    7. Opcional: marque a caixa de seleção Abortar se houver erro, se você quiser que o carregamento de dados seja interrompido em caso de erro.
    8. Clique em OK. O job de carregamento de dados é executado.
    9. Na página Jobs, clique em Atualizar para monitorar o status do job.
  7. Depois que o job for concluído, verifique se os registros de entrada foram processados e carregados.
    1. Na home page Aplicativos, clique em Ações à direita do cubo Básico no aplicativo de Amostra.
    2. Selecione Detalhes do Job para verificar os detalhes do job de carregamento de dados.
    3. Clique em Fechar ao concluir.
    4. Na home page Aplicativos novamente, abra o inspetor de Ações para o cubo de Amostra.
    5. Selecione Estatísticas para exibir as estatísticas resultantes do cubo Básico.
    Você terminou de carregar os dados agora usando uma regra.