Uma maneira fácil de selecionar tuplas seria inseri-las explicitamente em um script de cálculo, como uma lista dentro da instrução FIX.
Lembre-se de que o formato de uma instrução FIX é semelhante a este:
FIX (fixMbrs) COMMANDS ; ENDFIX
Na instrução FIX a seguir, duas tuplas são especificadas antes do início do bloco de comandos. As tuplas foram colocadas entre chaves { } que delimitam um conjunto, que é uma coleção de tuplas.
FIX({
(@Children(East), Cola),
("New York", Florida, "Diet Cola")
})
Sales (Sales = Sales + 10;);
ENDFIX
Outra maneira de selecionar tuplas seria contextualmente, com base em se os membros estão presentes em um POV da grade do Smart View no momento da execução do cálculo. Isso é feito informando a função @GRIDTUPLES como argumento para FIX, no script de cálculo.
FIX ({@GRIDTUPLES(Product, Market)})
Sales (Sales = Sales + 10;);
ENDFIX
Se você executar esse script de cálculo no Smart View conforme a grade abaixo, somente as combinações exibidas de produtos e mercados serão calculadas. Por exemplo, "Diet Cola"->Massachusetts não é calculado, visto que não é mostrado explicitamente na grade. Observe que todos os cenários (a terceira dimensão dispersa nesse cubo de amostra) são calculados, ainda que somente Actual seja mostrado na grade. Isso se deve ao fato de que a dimensão Cenário não faz parte da instrução GRIDTUPLES no script de cálculo.

A seleção de tupla, quer seja feita usando listas explícitas de tuplas ou usando a função @GRIDTUPLES, só é aplicável no contexto do comando de cálculo FIX…ENDFIX. A sintaxe da instrução FIX é expandida para ativar a seleção de tupla:
FIX ([{ tupleList | @GRIDTUPLES(dimensionList) },] fixMbrs)
COMMANDS ;
ENDFIX