Definindo Pesquisas

Os campos de pesquisa podem ser usados para definir valores válidos para uma coluna de uma tabela ou para outros tipos de valores, como os parâmetros de um algoritmo. Este portal é usado para visualizar e manter informações sobre um campo de pesquisa e seus valores. Observe que todas as informações sobre a busca também são mantidas como parte do portal de Campo correspondente.

É possível acessar o portal em Menu Admin > Banco de Dados > Consulta. Você será levado a um portal de consulta com opções para pesquisar por um campo de pesquisa específico. Assim que um campo for selecionado, você será levado ao portal de manutenção para visualizar e atualizar o registro selecionado.

Acesso Rápido: Consulte Definindo Valores Válidos para obter algumas informações de referência.
Observação: ao apresentar um novo registro, considere cuidadosamente a convenção de nomenclatura. Para informações adicionais, consulte Convenção de Nomenclatura de Dados de Sistema.

As zonas a seguir podem aparecer como parte da guia Principal da página do portal.

  • Consulta. Esta zona contém informações sobre o campo de pesquisa selecionado.
  • Valores de Consulta. Esta zona lista e mantém valores válidos para o campo de pesquisa selecionado.

O produto base fornece vários campos de pesquisa diferentes e os respectivos valores como parte do produto. Os pontos a seguir destacam algumas funcionalidades relacionadas às consultas do pacote base.

  • Os campos que pertencem ao produto normalmente fornecerão valores de consulta de base. Nas implementações, não é permitido remover os valores de consulta fornecidos com a base. As implementações podem adicionar valores personalizados às consultas pertencentes à base. Isso é controlado pela chave Personalizado da consulta.
    • Quando a chave Personalizado é desmarcada, isso significa que há uma funcionalidade controlada pelos valores de base e uma implementação não pode estender ou personalizar essa funcionalidade. Um exemplo desse tipo de consulta é o campo Tipo de Dados da tabela Campo. O sistema suporta uma lista distinta de tipos de dados e uma implementação não pode adicionar valores extras.

    • Quando a chave Personalizado é marcada, isso significa que há funcionalidade base fornecida para os valores base mas, ao mesmo tempo, uma implementação pode ampliar a funcionalidade fornecendo os próprios valores. Um exemplo desse tipo de consulta é o campo Modo de Acesso no Serviço de Aplicativo. O produto fornece diversos valores para a consulta de modo de acesso, representando várias ações que um usuário pode executar. As implementações podem adicionar os próprios valores a essa consulta. A documentação deve indicar quando a funcionalidade pode ser estendida e destacar o valor de consulta que pode ser estendido.

      CUIDADO: Importante! Se introduzir novos valores de consulta, inicie o código do valor de consulta com X ou Y. Caso contrário, talvez uma versão futura do aplicativo introduza um novo valor de consulta com o nome que você alocou.
  • Pode haver alguns cenários em que o produto fornece um campo base e um campo de pesquisa base sem fornecer valores de consulta base. Isso ocorre quando o produto não tem nenhuma funcionalidade de base determinada por valores de consulta. Normalmente, esse tipo de consulta é apenas para fins informativos ou de categorização. O guia de configuração da área funcional associada à consulta deve incluir uma etapa de configuração para definir os valores desse tipo de consulta.

  • A descrição dos valores base fornecidos pode ser substituída por uma implementação.

Uma implementação também pode identificar a necessidade de definir um novo campo de pesquisa com os respectivos valores.