Visão Geral dos Scripts com Base no Servidor
Acesso rápido: Para entender melhor o conceito básico de scripts, consulte Visão Geral dos Scripts.
Scripts com base no servidor permitem que uma implementação configure os processos de negócios backend. O sistema dá suporte a três tipos de scripts baseados em servidor: scripts de Plug-In, scripts de Serviço e scripts da Biblioteca Groovy.
- Os scripts de plug-in permitem que você desenvolva rotinas executadas a partir de vários spots de plug-in do sistema. Por exemplo, uma implementação pode configurar um script de plug-in executado sempre que um ajuste de um determinado tipo é congelado.
- Os scripts de serviço permitem que uma implementação desenvolva rotinas comuns chamadas nos serviços front-end e back-end. Por exemplo, uma implementação pode criar um script de serviço que finaliza as preferências de pagamento automático da conta. Esse script de serviço poderá ser chamado de um script de BPA iniciado por um usuário final quando um cliente solicitar a interrupção do pagamento automaticamente, e também poderá ser executado de um script de plug-in se um cliente não pagar o débito no prazo. Normalmente, os scripts de serviço são escritos usando XPath.
- Os scripts da Biblioteca Groovy permitem que você desenvolva grupos de rotinas comuns escritas em Groovy que podem ser chamadas dos tipos de etapa de Membro Groovy.
Os tópicos desta seção descrevem questões essenciais relacionadas a scripts com base no servidor.