Introdução à Sincronização de Consumo

O intervalo tradicional e os medidores inteligentes geralmente são configurados com dois canais de dados de consumo, um intervalo e outro escalar. Os utilitários configuram seus medidores dessa maneira por vários motivos, incluindo:

  • Dois canais fornecem uma leitura redundante em caso de falha.
  • Dois canais fornecem uma leitura de verificação independente para garantir que o medidor esteja funcionando corretamente.
  • Os clientes geralmente precisam dos dois tipos de dados para seus processos de negócios.

Ao capturar e armazenar o uso de medidores inteligentes com componentes de medição relacionados, um desafio em potencial é manter as medições dos canais escalares e de intervalos relacionados sincronizados. As medições para canais escalares e de intervalo para o mesmo dispositivo podem ficar desalinhadas por vários motivos diferentes, como:

  1. Alguns medidores usam tecnologias diferentes para registrar o intervalo e registrar as leituras, para que as leituras físicas possam ser diferentes
  2. As leituras podem variar devido a diferentes tempos de medição
  3. Os processos de estimativa podem variar de canal e produzir resultados diferentes
  4. Pode haver uma mistura de medições reais e estimadas

Ter duas fontes de dados de consumo pode causar muitos problemas para os serviços. Infelizmente, os serviços geralmente precisam dos dados do intervalo e escalares para satisfazer seus requisitos de negócios. Por exemplo, leituras escalares de registros podem ser usadas para faturamento, enquanto os dados do intervalo são usados em um portal de autosserviço do cliente.

Manter os dados de medição alinhados entre dois componentes de medição relacionados é obtido de várias maneiras:

  • Durante a carga inicial dos dados de medição inicial, as regras de VEE estimam as medições ausentes usando dados de medição dos componentes de medição relacionados, quando disponíveis. Consulte Sobre as Estimativas do IMD para obter mais informações.
  • Quando faltam dados de medição para um ou ambos os componentes de medição relacionados, o processo de estimativa periódica gerará dados de medição inicial de estimativa que estimarão um componente de medição e depois estimar o segundo componente de medição de modo que os dados do segundo componente de medição possam ser sincronizados com o primeiro. Consulte Sobre Estimativa Periódica para obter mais informações.
  • Quando dados de medição novos e mais precisos são recebidos para apenas um dos componentes de medição, o processo de sincronização do consumo será iniciado para alinhar os dados estimados anteriormente com os dados recebidos recentemente. Observação: esse processo é o foco desta seção.

A sincronização de consumo é um processo pelo qual os dados de medição para o componente de medição relacionado são mantidos sincronizados, reestimando as medições existentes quando os dados de medição para os componentes de medição relacionados são recebidos.

Por exemplo, considere o seguinte cenário:

  • Um medidor possui canais escalares e de intervalo, e o canal de registro escalar é considerado o canal "primário" ou mais confiável. O consumo total de cada canal deve corresponder ao consumo do outro canal.
  • Para um dia específico, a leitura diária do canal "secundário" (intervalo) é recebida antes que as leituras do registro escalar sejam recebidas. Essa leitura contém dois intervalos ausentes, estimados durante o VEE.
  • Depois de finalizada a leitura do intervalo, é recebida uma leitura de registro escalar para o mesmo dia. O total dessa leitura é ligeiramente diferente do total da leitura do intervalo devido à estimativa dos intervalos ausentes.
  • O processo de sincronização do consumo pode acionar uma nova estimativa dos dois intervalos estimados para ajustar o total da leitura do intervalo para corresponder ao da leitura do registro escalar.

Outros exemplos de situações que podem ser resolvidas usando o processo de sincronização de consumo incluem o seguinte:

  • Registrar Leituras cujos horários de início/parada não estejam alinhados com os limites do intervalo
  • Um medidor quebrado para o qual as leituras estimadas são criadas por vários dias
  • Requisitos para que as leituras de ambos os canais correspondam exatamente, mesmo que nenhuma contenha medidas estimadas

Componentes de Medição Primário em Comparação Com o Secundário

Quando os componentes de uso estão relacionados, um é considerado ou considerado como componente de uso "primário" e outro é considerado como componente de uso "secundário". O funcionamento do processo de sincronização de consumo para um determinado medidor baseia-se principalmente em qual componente de medição é considerado primário e qual é considerado secundário.

A seguir, são apresentados princípios importantes em relação aos componentes de medição primário/secundário:

  1. O principal componente de medição possui os dados mais confiáveis.
  2. O componente de medição secundário deve validar que seu consumo esteja alinhado com o componente de medição primário.
  3. Se o componente de medição secundário precisar ser estimado, deve-se estimar usando os dados disponíveis do componente de medição primário.
  4. Quando possível, as medições iniciais para o componente de medição primário devem ser processadas antes daquelas para o componente de medição secundário (Observação: o processo batch D1-IMD processará as medições iniciais nesta ordem). Em alguns cenários, quando o componente de medição secundário é lido com mais frequência do que o componente de medição primário, pode ser vantajoso violar esse princípio para poder executar cargas menores e mais frequentes de dados de medição.

  5. A estimativa periódica deve ser realizada primeiro no componente de medição primário e depois no componente de medição secundário.

Noções Básicas Sobre o Processamento de Sincronização de Consumo

Esta seção fornece uma visão geral do processo que suporta manter sincronizado o consumo de componentes de medição relacionados.

Observe que o processo descrito abaixo foi simplificado para fins ilustrativos e não faz referência a todas as etapas executadas neste processo.

  1. Uma medição inicial é recebida (via carga inicial ou manual) para um componente de medição cuja configuração do dispositivo está ativada para sincronização de consumo.
  2. O processo de sincronização de consumo avalia o "componente de medição de referência de consumo" relacionado para identificar quaisquer medições para o período de tempo da medição inicial que são elegíveis para sincronização de consumo (normalmente estimadas).

    Se medições elegíveis forem encontradas, uma atividade de sincronização de consumo será criada. Observação: a atividade não processará imediatamente, permanecerá em um status inicial até que um processo em segundo plano seja executado.

  3. Quando o processo de segundo plano da sincronização de consumo é executado, a atividade inicia o processo de reestimativa criando medições iniciais de estimativa para cada medida que deve ser sincronizada:
    • Para componentes de medição escalar, essa medição inicial não contém valor de medição.
    • Para componentes de medição de intervalo, essa medição inicial pode conter uma combinação de medições "Regulares" (com base nas medições finais existentes) e medições que requerem estimativa (com base e correspondendo às medições com códigos de condição que se situam na faixa definida para "sincronização de consumo" "na etapa 2).
  4. Cada medida inicial de estimativa que foi criada executará as regras do grupo de VEE de estimativa para recalcular as medidas elegíveis para sincronização.