Modo de Depuração

Sua equipe de implementação pode executar o sistema com o uso de um modo especial quando estiver configurando o aplicativo. Para ativar esse modo, digite ?debug=true no fim do URL usado para acessar o aplicativo. Por exemplo, se o URL padrão for http://CD-Production:7500/cis.jsp, será preciso informar http://CD-Production:7500/cis.jsp?debug=true para ativar o modo de configuração.

Além disso, se você tiver acesso de segurança ao serviço de aplicativo F1OUDBUG, poderá ativar esse modo sem alterar o URL por meio do Menu Ajuda - opção Ativar Depuração. Se o modo de depuração estiver ativado, a entrada do menu ajuda mostrará uma opção Desativar Depuração, permitindo que você a desative sem alterar o URL.

Quando esse modo é ativado, as ferramentas orientadas para depuração ficam disponíveis por meio de um ícone visível. Ícone de depuração Ao clicar no ícone, é exibido um painel deslizante com as opções definidas abaixo.

Os itens a seguir são aplicáveis somente em ambientes que não sejam de Nuvem:

  • Iniciar Depuração inicia uma nova sessão. Durante esta sessão, o processamento de vários objetos de ferramentas de configuração é registrado. Por exemplo, o log exibirá as áreas de dados que foram aprovadas em cada etapa e as áreas de dados que retornaram após o processamento da etapa.
  • Parar Depuração para a sessão de registro.
  • Mostrar Rastreamento abre uma janela que contém a sessão de registro. Todas as etapas estão inicialmente recolhidas.
  • Limpar Rastreamento limpa seu arquivo de log.
Observação: os botões estão protegidos. Um serviço de aplicativo F1USERLOG foi fornecido para essa funcionalidade a fim de permitir que as implementações restrinjam o acesso do usuário a esses botões. Um serviço de aplicativo adicional F1DEBUG é verificado quando o ambiente não é um ambiente de "desenvolvimento". Isso permite que as implementações forneçam uma camada adicional de segurança para seus usuários de produção.

Os itens a seguir estão disponíveis para exibir entradas de log capturadas durante o uso do sistema.

  • Mostrar Log do Usuário permite que você visualize as suas próprias entradas do log. O número de entradas finais a serem exibidas pode ser especificado no campo adjacente de Entradas de Log antes de se clicar no botão. Limitar o número de entradas de visualização permite que o usuário veja fácil e rapidamente apenas as entradas de log sem ter que navegar manualmente para o fim do log.

  • Mostrar Log permite definições avançadas. Ele fornece um intervalo de data/hora para permitir que um usuário direcione a saída para um período específico. Além disso, os usuários administrativos podem solicitar a exibição de logs de outros usuários. Veja a seguir exemplos de quando esse recurso é necessário:
    • Os logs de batch e integração são capturados por códigos de usuário especiais criados para esse tipo de processamento. Esses usuários geralmente não representam um ser humano e, portanto, não acessariam logs usando "show user log". Em vez disso, outra pessoa estaria acessando esses logs.

    • Os administradores de clientes gostariam de recuperar logs para um usuário final, possivelmente por motivos de suporte. Um usuário final pode não ter habilidades técnicas para reunir ou avaliar os logs nem receber o privilégio de acessar os logs por motivos de segurança

  • Verificar a indicação Depuração Global inicia várias opções de rastreamento que são adicionadas ao log do usuário.
Observação: O botão Log do Usuário é seguro. Um serviço de aplicativo F1USERLOG foi fornecido para essa funcionalidade a fim de permitir que a implementação restrinja o acesso do usuário a esse botão. Somente usuários com acesso ao modo de acesso Administrativo do serviço de aplicativo podem exibir logs de outros usuários. Essas restrições podem ser necessárias em ambientes de produção.

Somente para implementações em nuvem, os seguintes botões estão disponíveis nesse modo:

  • Reiniciar TPWs - Esse botão força os contêineres de batch a serem encerrados, interrompendo todos os batches em execução. Novos contêineres serão iniciados e os batches interrompidos serão retomados. Para obter mais informações sobre esse botão e quando usá-lo, consulte o documento de referência técnica de Melhores Práticas de Batch.

  • Reiniciar Servidores de Jar do CM - Esse botão é fornecido para ajudar com suporte na nuvem para um código Java personalizado em determinados casos de uso. Para obter mais informações, consulte o Manual de Implementação de Serviços de Nuvem.

Outras parte do sistema poderão mostrar ícones orientados de configuração adicionais quando estiverem nesse modo. Por exemplo, zonas do explorador podem fornecer ferramentas adicionais para ajudar na configuração de zona de depuração. Esses ícones são descritos no contexto em que aparecem.

Além disso, no modo de depuração, listas suspensas no explorador de dados e nas zonas do mapa UI contêm o código de cada item e a string de exibição do item.