Criando Fusos Horários

A entidade Fuso Horário é usada para definir todos os fusos horários em que os clientes podem operar. Cada fuso horário deve definir um Nome de Fuso Horário apropriado. Trata-se de uma referência a uma origem externa que define fusos horários, a sua relação com o Meridiano de Greenwich, se o fuso horário segue alguma mudança de hora de verão/inverno (hora de verão) e quando esta mudança ocorre.

As seções a seguir descrevem conceitos e tópicos de configuração relacionados ao gerenciamento de fusos horários.

Observação: Os clientes dos aplicativos Oracle Utilities Customer Care and Billing - Interval Billing devem consultar o tópico Problemas de Horário (procure no índice de Ajuda "problemas de horário") para obter informações específicas relacionadas à funcionalidade relacionada à hora de faturamento.

O horário base

Quando você criar seus fusos horários, o primeiro item a ser determinado é o fuso horário base. É possível escolher o fuso horário da sede da empresa. Em seguida, você poderá vincular o código de fuso horário à opção de instalação como o fuso horário base. Para obter mais informações, consulte Opções de Instalação - Principal.

Observação: Pode ser configurado um atributo nas propriedades do sistema para indicar se o fuso horário da sessão do banco de dados deve ser sincronizado com o valor definido nas Opções de Instalação. Consulte o Server Administration Guide para obter mais informações.

Se a sua empresa opera após o fuso horário da matriz, defina os outros fusos horários nos quais você tem clientes ou outros sistemas com os quais troca dados. Neste momento, seu produto específico pode incluir tabelas de configuração para capturar fusos horários padrão, como por exemplo com base em um código postal ou em um local geográfico.

Horário padrão x horário oficial

O termo horário oficial se refere ao horário real do relógio, que pode ser afetado pelo horário de verão (também chamado de "horário local"). Esta linha do tempo tem uma hora de intervalo na entrada do período de horário de verão e uma hora duplicada na saída dele.

O termo Horário Padrão se refere a uma linha do tempo sem a aplicação de mudança para o horário de verão. Esta linha do tempo virtual não tem hora de intervalo na entrada do período de horário de verão nem uma hora duplicada na saída, ou seja, ela é contínua e não ambígua. Como regra geral, é recomendável que todos os dados confidenciais sejam armazenados no horário padrão do horário base, conforme definido nas opções de instalação. Isso evitará qualquer confusão durante a análise dos dados e garantirá que os algoritmos não precisem executar qualquer mudança de fuso horário ou horário de verão que possa ser armazenada em diferentes fusos horários.

Dependendo do produto específico, as entidades podem ter suas informações de data/hora armazenadas em uma das seguintes opções:
  • Horário padrão do horário base (também chamado de "horário físico").

  • Horário padrão de outro fuso horário relacionado à geolocalização da entidade (também chamado de "horário lógico").

  • Horário oficial do horário base.

A definição de metadados de uma tabela especifica se algum de seus campos de data/hora é armazenado no horário padrão ou não. Embora geralmente todos os campos de data/hora de uma tabela que suportam horário padrão sejam armazenados da mesma forma que o sistema permite que cada campo especifique sua própria opção. A definição de metadados desse campo especifica se ele é o horário padrão do horário base (Horário Padrão Físico), o horário padrão de algum outro fuso horário associado à entidade (Horário Padrão Oficial ) ou armazenado no horário oficial do horário base (Fuso Horário Referenciado).

Armazenamento versus Exibição

Independentemente da opção de fuso horário usada para armazenar os dados no horário padrão, todas as informações de data/hora são incluídas e exibidas na interface do usuário no horário oficial do respectivo fuso horário. Se um campo for definido para ser armazenado no horário padrão do outro horário base ou de outro fuso horário, a interface do usuário será projetada para aceitar os dados no horário oficial do respectivo fuso horário e mudá-lo para o horário padrão do mesmo fuso horário antes de salvar os dados e executar a mudança inversa do horário padrão de volta para o horário oficial antes de exibir os dados para o usuário.

É importante entender que as conversões de fuso horário e horário de verão para e do horário padrão são executadas em segundo plano como parte da camada da interface do usuário. Assim que os dados chegarem ao servidor, eles já estarão na opção de horário de armazenamento. O usuário não deve estar ciente dessas conversões de horário.

A mudança entre os horários padrão e oficial não acontece automaticamente. Ao lidar com campos armazenados no horário padrão, a entrada e a exibição de dados precisam incluir explicitamente recursos de mudança de horário como parte da interface do usuário e da configuração de zona.

Elementos do Esquema de Data/Hora

Na definição dos campos de data/hora no esquema do objeto de negócios, é possível usar atributos do esquema para definir se os dados devem ser armazenados no horário padrão do horário base ou se devem ser armazenados no horário padrão de outro fuso horário (relacionado aos dados).

Por padrão, os dados armazenados no horário padrão são exibidos no horário oficial do fuso horário correspondente. Atributos de esquema adicionais podem ser usados para indicar se a exibição da hora deve ser mudada para o horário oficial de um fuso horário diferente. Por exemplo, se os dados forem armazenados no horário base, mas forem relacionados a um fuso horário diferente, os dados serão mostrados no fuso horário apropriado (incluindo o ajuste sazonal adequado). Para obter mais informações, consulte Atributos e Nós de Esquema - Considerações sobre a Hora Padrão.

Troca de Informações de Data/Hora com Sistemas Externos

As informações de data/hora devem ser trocadas entre os sistemas no formato XSD padrão, pois incluem uma referência ao fuso horário da hora especificada como uma compensação do Horário Universal Coordenado (UTC). O sistema converte automaticamente os elementos de data/hora em uma mensagem de entrada da XSD para o formato interno e vice-versa para uma mensagem de saída. Esta última é controlada por uma definição explícita de formato de data/hora no registro do Sistema Externo para o tipo de mensagem de saída.

A compensação é determinada como seguida e se baseia no fuso horário associado ao elemento, conforme definido explicitamente pelo respectivo esquema de entrada ou saída:
  • Os elementos definidos como armazenados no horário padrão do horário base ou em outro fuso horário sempre teriam a mesma compensação ao longo do ano, pois essa linha do tempo nunca será alterada para o horário de verão. A compensação seria a padrão desse fuso horário em relação ao UTC, ou seja, não durante o horário de verão.

  • Os elementos armazenados no horário oficial do horário base terão a compensação padrão do horário base quando o valor de data/hora estiver fora do período de horário de verão e a compensação alterada quando estiver dentro desse período.

Fuso Horário do Usuário

Se a empresa operar em vários fusos horários, o registro de cada usuário poderá estabelecer referência ao fuso horário local. Esse fuso horário contém informações adicionais sobre o local do usuário e, como tal, pode ser usado por regras de negócios específicas que envolvem definições de fuso horário.
Observação: O fuso horário definido no registro do usuário não é usado para exibir automaticamente informações de data/hora no fuso horário do usuário. Por padrão, o sistema exibe campos de data/hora armazenados no horário padrão no horário oficial do respectivo fuso horário e não no fuso horário do usuário.