Objeto de Negócios - Ciclo de Vida

Use essa página para manter regras e opções de negócios orientadas a ciclo de vida do objeto de negócios. Para abrir a página, clique em Admin > Sistema > Objeto de Negócios e acesse a guia Ciclo de Vida.

Descrição da Página

A área Status contém uma entrada para cada status do ciclo de vida. do objeto. A entrada aparece de maneira diferente para um objeto de negócios derivado, visto que pode apenas estender seu ciclo de vida herdado introduzindo algoritmos e opções próprios.

Use Status para definir o identificador exclusivo do status. Isso não é a descrição do status, é simplesmente o identificador exclusivo usado pelo sistema. Apenas o objeto de negócios de nível mais alto pode definir os status de ciclo de vida. Para um objeto de negócios derivado, a descrição do status herdada é exibida, permitindo a navegação para a entrada correspondente no objeto de negócios que define o ciclo de vida.

Use Descrição para definir o rótulo do status. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

Use Modo de Acesso para definir a ação associada a esse status. Para obter detalhes sobre como usar esse campo para restringir os usuários que podem efetuar a transição de uma entidade de negócios para esse estado, consulte Direitos de Acesso. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

Informe um Processo do Monitor para adiar o monitoramento de entidades nesse estado até o processo batch específico ser executado. Para obter mais informações, consulte Regras do Monitor. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

A lista suspensa Motivo do Status indica se os usuários devem fornecer um motivo específico quando o objeto de negócios entrar nesse status. Este campo é exibido somente se o Campo Motivo do Status for configurado como uma opção no objeto de manutenção do objeto de negócios. Os valores válidos são em branco, Opcional e Obrigatório. O valor padrão é em branco (os usuário não fornecem um motivo de status). Para obter mais informações sobre os motivos do status, consulte Configurando Motivos do Status.

Use Condição do Status para definir se este status é Inicial, Temporário ou Final. Para obter mais informações sobre como esse campo é usado, consulte Um Estado Inicial e Vários Estados Finais. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

Use Estado Transitório para indicar se uma entidade de negócios deve existir nesse estado. Apenas os estados Inicial ou Temporário podem ter um valor de estado transitório de Sim. Para obter mais informações, consulte estados transitórios. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

Use Alerta para indicar que estar nesse estado garante um alerta de aplicativo. Isso pode ser usado pela lógica personalizada para fornecer um alerta a um usuário de que há entidades nesse estado. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

Use Mostrar Sequência para definir a ordem relativa desse status para fins de exibição. Por exemplo, quando exibido na área de status e na página Guia Resumo. Esse campo fica oculto para um objeto de negócios derivado.

Algoritmos

A grade Algoritmos contém algoritmos que controlam funções importantes de um determinado status. Você deve definir o seguinte para cada algoritmo:

  • Especifique o Evento do Sistema ao qual o algoritmo está associado (consulte a tabela a seguir para obter uma descrição de todos os possíveis eventos).
  • Especifique o Número de Sequência e o Algoritmo para cada evento do sistema. Você pode definir o Número de Sequência para 10, exceto se tiver um Evento do Sistema que tenha vários Algoritmos. Nesse caso, é necessário informar ao sistema a Seqüência na qual eles devem ser executados.
  • Se o algoritmo for implementado como um script, um link para o Script será fornecido. Para obter mais informações, consulte Scripts de Plug-In.
  • Proprietárioindica se é de propriedade do pacote base ou por sua implementação ( Modificação do Cliente).

A tabela a seguir descreve cada Evento do Sistema.

Evento do Sistema Opcional / Obrigatório Descrição
Inserir Opcional

Os algoritmos desse tipo aplicam regras de negócios quando uma instância de objeto de negócios entra em um determinado estado.

O sistema chama todos os algoritmos desse tipo definidos na hierarquia de herança do objeto de negócios. Para obter mais informações, consulte Herança do Objeto de Negócios.

Sair Opcional

Algoritmos desse tipo aplicam regras de negócios quando uma instância de objeto de negócios sai de um determinado estado.

O sistema chama todos os algoritmos desse tipo definidos na hierarquia de herança do objeto de negócios. Para obter mais informações, consulte Herança do Objeto de Negócios.

Monitoramento Opcional

Algoritmos desse tipo monitoram uma instância de objeto de negócios enquanto estiverem em um determinado estado. Em geral, são usados para transição automática para outro estado.

O sistema chama todos os algoritmos desse tipo definidos na hierarquia de herança do objeto de negócios. Para obter mais informações, consulte Herança do Objeto de Negócios.

Acesso Rápido: para obter mais informações sobre como esses algoritmos se encaixam em outros algoritmos do objeto de negócios, consulte Resumo da Execução dos Algoritmos do Objeto de Negócios.
Observação: Algoritmo de Geração. Uma zona contextual "Gerar Algoritmo de um Objeto de Negócios" é associada a essa página. Para obter mais informações sobre essa zona, consulte Definindo Objetos de Negócios.
Observação: Você pode desativar algoritmos do nível de status nos Objetos de Negócios base. Talvez sua implementação use um objeto de negócios fornecido pelo produto base, mas você queira desativar um ou mais algoritmos fornecidos pelo objeto de negócio. Para fazer isso, no objeto de negócios no qual este algoritmo foi referenciado, vá até a grade de opções e adicione uma nova opção, definindo o tipo de opção como Algoritmo Inativo e definindo o valor da opção para o código do algoritmo.

Próximos Status

Use a grade Próximos Status para definir os status válidos de uma entidade de negócios para os quais pode ser feita a transição enquanto se está nesse estado. Essa seção fica oculta para um objeto de negócios derivado. Para obter mais informações, consulte Estados Válidos e Regras de Transição de Estado. Observe o seguinte sobre esta grade:

  • Status mostra os status do objeto de negócios de nível superior, o Código do Status, a Descrição do Objeto de Negócios do Ciclo de Vida e a Descrição do Status de cada status.
  • Use Rótulo da Ação para indicar as palavras a serem exibidas no botão usado para efetuar a transição para esse status.
  • Sequência controla a ordem relativa de um status em comparação com outros para fins de exibição. Essas informações podem ser usadas para controlar a ordem em que os botões são apresentados em uma interface de usuário.
  • Padrão controla qual estado seguinte (se houver) é o padrão. Essa transformação pode ser usada por um algoritmo Informar ou Monitor para determinar uma transição automática para o estado padrão. Ela pode ser usada também para marcar o botão associado como o padrão em uma interface do usuário.
  • Condição de Transição pode ser configurado para identificar um caminho de transição comum a partir do estado atual. Ao associar um determinado "status seguinte" a um valor de condição de transição, você pode projetar suas regras de transição automática para utilizar os valores de flag sem especificar um status particular de um determinado objeto de negócios. Assim, uma lógica similar pode ser usada em um intervalo de objetos de negócios para transição para uma entidade de negócios, por exemplo, o próximo estado Ok para seu estado atual. Você precisará adicionar seus valores ao campo de consulta personalizável BO_TR_COND_FLG.
  • Função de Transição controla se somente o Sistema ou ambos Sistema e Usuário possuem a capacidade de efetuar a transição de uma entidade de negócios para um "próximo status".
  • Quando você configurar inicialmente um ciclo de vida de objeto de negócios, nenhum dos status residirá no banco de dados e, portanto, não será possível usar a pesquisa para definir um "próximo status". Recomendamos trabalhar da maneira a seguir para facilitar a definição dessas informações:
    • Deixe a grade Próximos Status em branco quando você definir inicialmente os status do objeto de negócios
    • Depois de todos os status terem sido salvos no banco de dados, atualize-os para definir seus Próximos Status (dessa forma, você poderá usar a pesquisa para selecioná-los).

Opções

A grade de opções permite configurar o status do objeto de negócios para suporte a opções extensíveis. Selecione a lista suspensa Tipo de Opção para definir seu Valor. Descrição Longa pode exibir informações adicionais sobre o tipo de opção. Defina Sequência como 1 a menos que a opção possa ter mais de um valor. Proprietário indica se esta opção pertence ao pacote base ou à implementação ( Modificação do Cliente).

Observação: Você pode adicionar novos tipos de opções. Sua implementação pode adicionar tipos de opções adicionais. Por exemplo, a implementação pode ter lógica direcionada a plug-in que se beneficiará com uma nova opção. Para fazer isso, adicione seus novos valores ao campo de consulta personalizável BO_OPT_FLG. Se você adicionar um novo tipo de opção para um status, será preciso atualizar o objeto de manutenção do objeto de negócios para declarar esse novo tipo de opção. Caso contrário , ele não aparecerá no menu suspenso de tipo de opção . Faça isso fazendo referência ao novo tipo de opção como uma opção de objeto de manutenção Tipo de Opção Válida de Status de Objeto de Negócios.