Definindo Valores Válidos
O produto fornece várias opções para definir os valores válidos de uma coluna em uma tabela:
-
Consulta
-
Busca Extensível
-
Tabela de Controle
A seguir, mais informações são fornecidas sobre a funcionalidade de cada uma das opções disponíveis para definir os valores válidos de uma coluna.
Consulta
O mecanismo mais simples para definir os valores válidos de uma coluna em uma tabela é por meio da tabela de Consulta. Às vezes, ela é chamada de consulta “simples”, para diferenciá-la de uma busca extensível (descrita mais adiante). Com a tabela de consulta, é possível definir os valores válidos e as respectivas descrições. Quando você escolhe um valor válido definido por uma consulta, a metáfora de IU de lista suspensa é usada.
Os pontos a seguir destacam as funcionalidades relacionadas às consultas:
-
As consultas são associadas a um Campo. O campo é definido como um tipo de dados caractere com um tipo de dados estendido Flag. O rótulo do campo serve como a descrição do prompt para selecionar o valor válido.
-
O código da consulta é limitado a quatro caracteres e todas as letras devem ser maiúsculas. Quando há alguma funcionalidade em que um valor válido deve corresponder a valores válidos de um sistema externo, a tabela de consulta pode não ser a escolha apropriada.
-
A tabela de consulta não suporta a definição de atributos adicionais para cada valor. Essa opção é apropriada apenas quando um par simples de código e descrição é necessário.
-
O produto também pode usar Consultas para definir valores válidos para uma funcionalidade que não está relacionada a uma coluna de tabela. Por exemplo, um spot de plug-in de algoritmo pode definir um parâmetro de entrada que suporte um ou mais valores válidos. O spot de plug-in pode definir os valores válidos usando uma consulta, o que permite que haja uma maneira simples de validar o valor fornecido quando o algoritmo é chamado, além de possibilitar a documentação dos valores válidos.
Busca Extensível
A busca extensível fornece uma maneira de definir valores válidos para uma coluna com recursos adicionais que não são suportados pela tabela de Consulta. Quando você escolhe um valor válido definido por uma busca extensível, a metáfora de IU de lista suspensa é usada.
Os pontos a seguir destacam as funcionalidades relacionadas às buscas extensíveis:
-
Cada Busca Extensível é definida usando um objeto de negócios.
-
Um campo deve ser definido para o código da busca extensível. O campo define o rótulo e o tamanho do código da consulta. O tamanho é determinado com base no caso de uso de negócios. Além disso, há campos padrão existentes em todas as buscas extensíveis, incluindo uma descrição, descrição detalhada e descrição de substituição (para que as implementações possam substituir a descrição dos valores de base fornecidos).
-
A busca extensível pode definir informações adicionais para cada valor se isso é necessário para atender ao requisito de negócio. Consulte Atributos Adicionais para obter informações técnicas sobre os atributos adicionais.
Tabela de Controle
Pode haver cenários em que uma lista de valores válidos necessite de um objeto de manutenção independente, que é considerado um objeto administrativo ou de tabela de controle. Quando você escolhe um valor válido definido por uma consulta, é possível usar a metáfora de IU de lista suspensa ou de pesquisa, dependendo de como essa consulta foi desenvolvida.
Os pontos a seguir destacam alguns motivos para definir qual opção escolher:
-
Os registros exigem um ciclo de vida em que o status do Objeto de Negócios é necessário.
-
Os atributos adicionais são sofisticados a ponto de terem a própria definição de coluna, em vez de depender do uso de CLOB ou de uma característica nivelada. Por exemplo, se uma lista de informações precisa ser capturada com vários atributos na lista e as informações nessa lista precisam ser pesquisáveis.
Nessa situação, se um produto tiver fornecido uma tabela de controle para esse tipo de funcionalidade, ela será completamente documentada na área funcional apropriada. Quando uma implementação determina que uma tabela de controle personalizada é necessária, toda a funcionalidade padrão de um objeto de manutenção é necessária: tabelas de banco de dados, metadados do objeto de manutenção, classes de manutenção Java apropriadas, portais, zonas etc. Consulte o Kit de Desenvolvimento de Software para obter mais informações. Nenhuma informação adicional é fornecida nesta seção para esta opção.