Grupos de Recursos de Batch
As ferramentas de gerenciamento de recursos do banco de dados podem ser usadas para priorizar a alocação de recursos entre vários processos em batch. Por exemplo, o tipo de exportação de processos pode ter uma prioridade de alocação de recursos menor em relação aos processos relacionados ao faturamento. Essas ferramentas alocam recursos para grupos de consumidores, não para um processo em batch individual. Eles usam regras baseadas em determinadas variáveis de sessão para associar um processo em batch a um grupo de recursos.
Quando aplicável, é possível usar a busca extensível Configuração de Recurso de Batch (F1-BatchResourceConfig) para associar determinados processos em batch a um dos três grupos de recursos prioritários: 10 (Alto), 20 (Médio), 30 (Baixo).
Em uma instalação na Nuvem, se um controle de batch estiver associado a um grupo de recursos, o último será incluído por padrão como parte da variável de sessão do banco de dados MODULE da seguinte forma: "<batch control>,R=<resource group>". Isso permite que os DBAs potencialmente aproveitem essas informações para fins de priorização de recursos. No local, esse recurso precisa ser explicitamente aceito usando a opção Expor Grupo de Recursos de Batch na configuração do recurso Configuração Geral do Sistema.
Com essa configuração ativada, os DBAs podem configurar regras que analisam a variável MODULE para identificar o grupo de recursos para um processo em batch e aplicar regras de priorização de acordo. Observe que a maioria dos controles de batch não pode estar associada a grupos de recursos; portanto, as regras de alocação padrão devem ser consideradas.
Observação. Essa configuração não inclui nem impõe a configuração de gerenciamento de recursos do banco de dados. Ele só permite que essa ferramenta seja aproveitada pelos DBAs de acordo com a necessidade.