Noções Básicas Sobre Aplicativos Analíticos Operacionais

As seções a seguir descrevem o tipo de configuração suportada no seu produto para a integração com o produto de visualização de aplicativos analíticos. Consulte a documentação do Oracle Utilities Analytics Visualization para obter mais informações.

Acesso Direto aos Dados

A tela do produto de visualização de aplicativos analíticos exibe relatórios diretamente do sistema operacional (com exceção da análise de execução em batch), eliminando, assim, a necessidade de um processo de ETL. As tabelas e visualizações selecionadas foram projetadas como dimensões e fatos a fim de gerar os Esquemas Iniciais utilizados por essas telas.

Análise de Execução em Batch

Há um alto volume de dados de execução em batch no sistema operacional que se altera com frequência e é registrado em um conjunto complexo de relacionamentos. O produto fornece tabelas de captura para pegar somente a execução em batch e os dados de thread necessários para análise. O uso dessas tabelas para áreas de assunto em batch visualiza o desempenho e suporta a extração de dados para upload para outros ambientes.

As tabelas de captura são preenchidas em incrementos. Os processos Atualização da Captura de Análise de Execução em Batch e Atualização da Captura de Análise de Thread de Batch são executados continuamente; cada atualização de captura seleciona apenas as execuções em batch e os threads ainda não incluídos na captura. Os parâmetros são fornecidos para restringir os dados selecionados com base em um intervalo de dias a partir da data atual, para suportar a captação inicial dos dados. É recomendável que os dados de execução em batch sejam atualizados antes dos dados de thread de batch, pois somente os threads com registros correspondentes na captura de execução em batch serão adicionados. Para obter mais informações, consulte os controles de batch F1BRANSN e F1BTANSN.

Os processos Exportação de Dados de Análise de Execução em Batch e Exportação de Dados de Análise de Thread de Batch são fornecidos para extrair os dados de batch em incrementos para upload em outros ambientes. Esses processos pressupõem que existe um Controle de Exportação de Dados para cada um dos objetos de manutenção da captura, para capturar a data da extração anterior como ponto de referência para selecionar o próximo conjunto de registros. Para obter mais informações, consulte os controles de batch F1BRANEX e F1BTANEX.

Dimensões do Calendário e de Tempo

Os relatórios dos aplicativos analíticos dependem das dimensões do calendário e de tempo para suportar vários agrupamentos hierárquicos por data e hora.

A Dimensão do calendário fornece uma definição baseada por níveis do calendário padrão e do calendário fiscal em uma representação simplificada que geralmente é usada em depósitos de dados. Isso é necessário para permitir que os clientes agrupem por semanas, meses ou trimestres do calendário, assim como por período, trimestre ou ano do calendário fiscal. Observe que as informações fiscais de uma data específica são opcionais e originadas do calendário de contabilidade específico do aplicativo integrável.

Do mesmo modo, a dimensão de Tempo permite uma definição baseada por nível de cada minuto de um dia, dando suporte a relatórios que agrupam por horas, AM/PM etc.

Observação: Os registros da dimensão do calendário são gerados por um processo em batch, um registro para cada data de um período de tempo especificado. É necessário executar o processo em batch Gerar Dimensão do Calendário constantemente para cobrir os dias do calendário padrão e contábil necessários para dar suporte a sua empresa. Consulte o controle de batch F1-BICDD para obter mais informações.
Observação: Registros de dimensão de tempo também são gerados por um processo em batch, um registro para cada minuto do dia. É necessário executar o processo em batch Gerar Dimensão de Tempo uma vez para gerar todos os registros. Consulte o controle de batch F1-BITMD para obter mais informações.

Configuração do Período

O produto de visualização de aplicativos analíticos fornece suporte à definição de um conjunto de intervalos, cada um representando um período pelo qual as medidas extraídas podem ser agrupadas e classificadas sob o período relevante. O produto de estrutura fornece suporte à visualização e definição de períodos. Consulte Configuração do Período para obter mais informações.

Mapeamento de Atributos de Análise

O produto suporta o mapeamento de características para campos definidos pelo usuário associados a dimensões no produto de visualização analítica. Cada tabela de características associada a uma tabela de dimensões é fornecida com campos definidos pelo usuário pré-gerados identificados por números de sequência de colunas exclusivos no produto de visualização de análise. O mapeamento de características para campos definidos pelo usuário de dimensão é mantido diretamente no portal de dimensão. Você também pode revisar esses mapeamentos usando o portal Mapeamento do Atributo de Análise.

Dimensão Lógica

O Nome do Elemento de um campo de chave externa para uma dimensão representa uma versão lógica distinta da dimensão. Isso permite que diferentes dimensões lógicas sejam baseadas na mesma tabela de dimensões. Por exemplo, uma dimensão "Local" pode ser referenciada como um "Local Principal" em um fato e também como um "Local Alternativo" no mesmo fato ou em outro. Embora ambos os elementos façam referência à mesma dimensão que as chaves externas, cada um representa uma dimensão lógica distinta por meio de seus nomes de elemento. Da mesma forma, enquanto cada campo de data é implicitamente considerado como uma chave externa para a dimensão Calendário, cada nome de elemento distinto estabelece uma dimensão lógica exclusiva. Por exemplo, um nome de elemento "Data Inicial" e um nome de elemento "Data Final" são dimensões lógicas distintas da dimensão Calendário subjacente.

Algumas dimensões lógicas podem representar uma forma agregada ou resumida de outra dimensão lógica. Eles também são conhecidos como dimensões "shrunken". Por exemplo, a exibição "Dimensão do Mês do Calendário" é uma dimensão agregada da dimensão Calendário. Estabelecer uma associação entre uma dimensão resumida e sua dimensão detalhada permite que a ferramenta de visualização de análise faça o detalhamento de um fato para outro por motivos de desempenho quando eles são indiretamente vinculados por meio da mesma dimensão lógica, mas em diferentes níveis de agregação. Por exemplo, "Fato A" representa registros diários e "Fato B" agrega as mesmas medidas em um nível mensal. Associar o campo "mês" em "Fato B", que é uma chave externa à exibição "Dimensão do Mês do Calendário", com o nome da dimensão lógica do campo "data" em "Fato A" permite que consultas analíticas usem "Fato B" para consultas no nível mensal ou acima que têm melhor desempenho do que executá-las no "Fato A" mais granular.

Configuração de Análise

Dependendo de qual produto ou produtos você instalou, pode haver alguma configuração necessária para o produto de visualização analítica. Para obter mais informações, consulte Definindo Opções de Análise.