Definindo Códigos de Frequência
Ao criar uma tabela de tarifas, será necessário inserir um código que defina a frequência em que os preços são expressos, por exemplo, mensalmente, trimestralmente, semestralmente etc. Para configurar os códigos de frequência, abra
Descrição da Página
Informe um ID de Frequência e uma Descrição para cada frequência.
Antes de preencher os campos restantes, você deverá analisar as "provisões de rateio" de suas tarifas. Por exemplo, considere uma tarifa usada para calcular cobranças de um "serviço mensal". Considere que as cobranças dessa tarifa não serão rateadas quando o período de serviço do cliente estiver entre 27 e 33 dias. Essa tarifa necessitará de uma frequência que indique:
- 12 Períodos / Ano (porque é uma tarifa mensal).
- Compensação para Número Mínimo de Dias igual a 3.
- Compensação para Número Máximo de Dias igual a 3.
Quando o sistema cria uma fatura usando uma tarifa com essa frequência, ele compara o número de dias de consumo na fatura com os números mínimo e máximo de dias deduzidos pela frequência da tarifa. No exemplo acima, o número mínimo de dias seria 27 (365 dias/12 períodos por ano - 3 de compensação para mínimo de dias). O número máximo de dias seria 33 (365 dias/12 períodos por ano + 3 de compensação para máximo de dias). Por isso, se o período de consumo de uma fatura for inferior a 27 dias ou superior a 33 dias, as cobranças da fatura serão rateadas.
Substituindo a lógica de rateio padrão do sistema. Se a lógica de rateio padrão não atender aos requisitos, você poderá acessar um algoritmo de rateio de substituição para calcular os fatores de rateio, conforme exige a sua implementação. Por exemplo, encontramos empresas que tratam um ano como tendo 360 dias em vez de 365. Essa empresa precisará desenvolver um algoritmo de rateio de substituição e associá-lo ao registro de Instalação.
Onde é Usado
Cada tabela de tarifas deve ter uma frequência. Para obter mais informações, consulte Definindo Tabelas de Tarifas.