Noções Básicas Sobre Pesquisa Unificada
Dependendo do produto, a caixa de pesquisa da barra de ferramentas pode aceitar uma pesquisa específica do produto para entidades de negócios, além da pesquisa padrão para itens de menu. Por exemplo, a pesquisa pode aceitar uma consulta de entidades de negócios por nome, endereço, dado de contato etc. O recurso de pesquisa unificada é uma versão simplificada da pesquisa principal do produto, que permite ao usuário pesquisar registros usando texto de pesquisa de formato livre ou códigos de dica. Para consultas mais complexas, o usuário pode navegar até o portal de pesquisa avançada correspondente.
-
Um script de serviço de pesquisa que implementa a consulta de dados e define os filtros compatíveis. O serviço de aplicativo associado a esse script é usado para proteger a opção de pesquisa unificada.
-
Regras de filtro de pesquisa e dicas para os filtros compatíveis. Essas regras são usadas na análise do texto digitado pelo usuário para determinar a qualificação como um valor de filtro válido.
-
O portal de pesquisa avançada a ser usado para consultas mais complexas.
-
À medida que o usuário digita texto em formato livre na caixa de pesquisa, o aplicativo usa as regras de filtro de pesquisa e as dicas para analisar o texto incluído e realizar a tradução para os filtros de consulta correspondentes.
-
O script de serviço de pesquisa é chamado para consultar entidades que correspondem a esses filtros e apresentar os resultados.
-
Selecionar um registro de resultado leva até o portal correspondente.
-
Selecionar o link Pesquisa Avançada na caixa de pesquisa leva até o portal de consulta geral associado à opção de pesquisa unificada.
Se uma opção de pesquisa unificada não estiver ativada para o produto ou o usuário não tiver acesso de segurança, a caixa de pesquisa só poderá ser usada para pesquisar o menu.
As seções a seguir descrevem vários aspectos relacionados à configuração de uma opção de pesquisa unificada.
O Script de Pesquisa Controla Tudo
Uma pesquisa unificada é implementada como um único script de serviço que controla o seguinte:
-
Filtros. O script determina quais filtros são aceitos e como eles são aplicados para retornar resultados com eficiência. Cada nome de filtro deve ser um registro de Campo válido.
-
Resultados. O script retorna uma lista de entidades de negócios que correspondem aos filtros de consulta fornecidos pelo usuário, juntamente com as informações de navegação necessárias para detalhar um registro selecionado na lista.
-
Segurança do aplicativo. Somente usuários com acesso ao serviço de aplicativo do script podem usar a pesquisa unificada associada ao script de pesquisa.
-
Substituição de Pesquisa Avançada. O script pode substituir o portal de pesquisa avançada configurado para a opção de pesquisa.
Quando o componente da caixa de pesquisa é inicializado, o script é chamado uma vez no modo Preparar Detalhes da Pesquisa para retornar a lista de nomes de filtro aceitos. Nesse modo, o script não executa nenhuma consulta.
À medida que o usuário digita o texto na caixa de pesquisa, o componente da caixa de pesquisa analisa o texto incluído para derivar filtros de consulta e chama o script de pesquisa no modo Executar Pesquisa para retornar resultados correspondentes.
O componente da caixa de pesquisa foi projetado para ser compatível com qualquer tipo de implementação de pesquisa unificada e, dessa forma, a interação entre o componente da interface do usuário e o script de pesquisa é genérica. Os filtros são definidos como pares nomes/valores e os resultados de cada entidade correspondente incluem detalhes como linhas de descrição primária, secundária e terciária, juntamente com uma linha que descreve o texto correspondente para entrada.
Filtrar Regras e Dicas
Uma pesquisa unificada foi projetada para aceitar um conjunto predefinido de filtros para consulta de dados. Por exemplo, pesquisar clientes por endereço, nome, identificadores ou pesquisar locais por endereço ou nome etc. Cada filtro é identificado exclusivamente por um nome de Campo, conforme declarado pelo script de serviço de pesquisa.
À medida que o usuário digita texto livre na caixa de pesquisa, o aplicativo aplica regras de análise para determinar se o texto pode ser usado como o valor de um ou mais filtros aceitos pela pesquisa unificada. Por exemplo, se o usuário digitar o texto "avenida", as regras de análise poderão determinar que é possível usar esse texto para filtrar resultados pelo nome ou endereço de uma pessoa, mas não pelo endereço de e-mail.
Cada regra de análise, definida na pesquisa extensível da Regra de Filtro de Pesquisa, associa um nome de campo de filtro a uma expressão regular. Várias regras de filtro definidas para o mesmo nome de filtro são processadas na sequência da ordem de execução, e é suficiente que uma regra retorne uma correspondência para o texto de pesquisa a ser usado como o valor do filtro específico.
Como alternativa, o usuário pode usar um código de dica explícito para identificar o filtro que deseja usar, seguido pelo valor do filtro. Por exemplo, um filtro de endereço pode ser associado à dica "end:" permitindo que o usuário digite "end: principal" para procurar registros por endereço.
Cada dica, definida na pesquisa extensível da Dica de Filtro de Pesquisa, associa um nome de campo de filtro a um código de dica.
Observe que regras e dicas de filtro são definidas para um nome de filtro específico e não uma opção de pesquisa unificada específica. As mesmas regras de análise podem ser compartilhadas entre pesquisas usando os mesmos nomes de filtro. Por exemplo, a regra de análise para identificar um filtro "e-mail" ou a dica "end:" para um filtro de endereço são iguais, independentemente de como eles são usados por uma consulta de pesquisa. Essas regras são associadas automaticamente a qualquer opção de pesquisa unificada que use os mesmos nomes de filtro.
Qual opção de Pesquisa Unificada é Usada?
Cada opção de pesquisa unificada é definida na pesquisa Extensível da Pesquisa Unificada, referenciando o script de serviço de pesquisa da opção e seu portal de pesquisa avançada correspondente. A opção de pesquisa unificada só é ativada para usuários que têm acesso ao serviço de aplicativo do script de pesquisa. Quando mais de uma opção de pesquisa unificada é configurada e ativada para um usuário, o aplicativo escolhe a opção com a sequência mais alta como a opção padrão, permitindo que os usuários alternem para outras opções às quais têm acesso.
Personalizando a Pesquisa Unificada
É possível personalizar as regras de parsing e as dicas associadas aos filtros de pesquisa do produto base, desativando os registros de consulta extensíveis do produto base e introduzindo regras personalizadas que correspondam às suas necessidades de negócios.
Se precisar oferecer suporte a uma pesquisa para diferentes entidades de negócios e filtros, você precisará implementar uma pesquisa unificada personalizada. A configuração de uma opção de pesquisa unificada envolve as seguintes etapas de alto nível:
-
Projete e implemente um script de pesquisa que suporte um conjunto predefinido de filtros e retorne o conjunto mais alto de resultados correspondentes, levando em consideração as considerações de desempenho.
-
Crie dicas e filtre regras conforme necessário para cada um dos filtros suportados. Revise as dicas existentes e as regras de filtro associadas aos mesmos nomes de filtro quando aplicável.
-
Registre cada dica, se houver, na busca extensível Dica de Filtro de Pesquisa.
-
Registre cada regra de filtro, se houver, na busca extensível Pesquisar Regra de Filtro.
-
Registre o script de pesquisa na busca extensível Pesquisa Unificada.