Noções Básicas Sobre o Processo de Conversão

Quando estiver tudo pronto para converter dados do seu sistema legado, você terá analisado os requisitos de processamento com base em suas necessidades organizacionais e de negócios e configurado as tabelas de controle adequadamente. Depois de configurar as tabelas de controle, você estará pronto para carregar dados no sistema a partir do sistema legado.

Há dois proprietários de tabela no banco de dados do sistema. Designamos o primeiro proprietário como intermediário e o segundo proprietário como produção. O proprietário intermediário é vinculado às tabelas em que você insere dados pré-validados. O proprietário de produção é vinculado às tabelas utilizadas pelo sistema de produção.

Observação: é importante ter em mente que tabelas de controle existem somente na produção. Nas intermediárias, elas existem como visualizações do esquema de produção. Para obter informações sobre a propriedade de tabelas, consulte Vários Proprietários em um Único Banco de Dados.

A tarefa de conversão envolve várias etapas, ilustradas neste diagrama:

Os pontos a seguir descrevem sucintamente cada uma das tarefas acima:

  • Carregar Dados Legados. Durante esta etapa, seus dados legados são carregados no sistema. Observe que os dados não são migrados diretamente para a produção. Em vez disso, as linhas são carregadas em tabelas idênticas às tabelas de produção, apenas com um proprietário diferente. O mapeamento de dados legados para o sistema provavelmente é a parte mais complexa do processo de conversão, porque o sistema é um banco de dados normalizado (e a maioria das aplicações legadas não é).
  • Validar Tabela Intermediária. Durante esta etapa, o sistema valida os dados carregados nas tabelas intermediárias. Observe que as regras de validação validam os dados das tabelas intermediárias usando as tabelas de controle configuradas na produção.
  • Atribuir Chaves de Produção. Durante essa etapa, o sistema aloca chaves aleatórias em cluster às linhas do banco de dados da tabela intermediária.
  • Resolução XML. Durante esta etapa, o sistema resolve chaves legadas que possam ser mapeadas ao campo de armazenamento XML com novos valores que foram atribuídos na etapa de atribuição de chave.
  • Inserir Linhas na Produção. Durante essa etapa, o sistema preenche as tabelas de produção com linhas das tabelas intermediárias. Quando as linhas são inseridas, as chaves primárias e as externas são reatribuídas usando os dados preenchidos nas etapas de atribuição de chave e de resolução de XML.
  • Validar a Produção. Durante essa etapa, você reexecuta os processos de validação de objeto, mas desta vez aplicados à produção. Recomendamos executar essa etapa para confirmar que os programas de inserção foram executados com êxito.
Observação: Etapas adicionais podem ser necessárias para dar suporte a requisitos específicos de conversão de dados. Consulte a documentação do seu produto para informações adicionais relacionadas à conversão.

Essa seção discute os conceitos e diretrizes relacionados ao processo de conversão.