Definir o Tipo e o Objeto de Negócios da Mensagem de Saída

O produto fornece vários Objetos de Negócios de mensagens de saída e Tipos de Mensagem de Saída para funcionalidades prontas para uso.

Além disso, as implementações podem precisar definir as configurações para mensagens de saída personalizadas. Para cada mensagem de saída que deve ser enviada a um sistema externo, crie um objeto de negócios para o objeto de manutenção da mensagem de saída. Por meio da definição do esquema do objeto de negócios, a implementação define os elementos que compõem o campo Fonte XML (XML_​SOURCE). Esses elementos são a base da mensagem XML. As transformações XSL podem ser aplicadas à origem XML para produzir a mensagem XML.

Se a integração for em tempo real e uma resposta for esperada, o objeto de negócios de Mensagem de Saída também deverá mapear para o campo de Resposta XML (XML_​RESPONSE).

  • Você tem a opção de capturar a resposta no estado e definir o elemento como "não processado". Por exemplo

    <responseDetail mapXML="XML_RESPONSE" type="raw"/>

    Nesse cenário, a Resposta XSL pode ou não ser necessária.

  • Como alternativa, se os detalhes da resposta forem necessários, defina elementos específicos para a resposta. Para essa opção, dependendo de como a integração foi definida, a Resposta XSL pode ser necessária para transformar a resposta no formato XML esperado.

Quando você tiver seu esquema e objeto de negócios, defina um tipo de mensagem de saída para cada mensagem de saída exclusiva.

Fazendo Referência a um XSL

O sistema oferece suporte à definição de XSLs como um registro de conteúdo gerenciado. Para compatibilidade com versões anteriores, o sistema oferece suporte à definição de XSL como um arquivo no sistema de arquivos. Essa é uma definição que abrange todo o sistema, definida usando uma opção de configuração de recurso. O tipo de recurso é Mensagens Externas e o tipo de opção é Local do XSL. Defina o valor como F1FL para dar suporte ao XSL no sistema de arquivos. A localização do arquivo é configurada usando uma propriedade do sistema. Para oferecer suporte ao XSL no conteúdo gerenciado, nenhuma opção é necessária porque esse é o padrão. É possível definir o valor de F1MC explicitamente, se desejado.

Capturando o ID da Mensagem de Saída na Mensagem

Caso sua integração precise usar o ID da Mensagem de Saída gerado pelo sistema como o identificador exclusivo com o sistema externo, é necessário configurar o seguinte:

  • Defina um elemento dentro da Origem do XML que deverá ser preenchido com a mensagem de saída gerada pelo sistema.

  • Configure uma Opção de Objeto de Negócios no objeto de negócios da mensagem de saída usando o Tipo de Opção XPAth do ID da Mensagem de Saída e defina o Valor da Opção ao Xpath do elemento definido para capturar o ID.

Observação: Essa funcionalidade só é aplicável caso a mensagem de saída seja prolongada.

Suporte a URLs Dinâmicos

O produto oferece suporte ao recurso de criar URLs dinâmicos. Nesses casos, o URL necessita de informações determinadas no tempo de execução. O suporte a isso se dá com uma combinação da definição do esquema do Objeto de Negócios, da configuração do URL e do código apropriado ao criar a mensagem de saída. Os pontos a seguir destacam as etapas necessárias para dar suporte a essa funcionalidade.

  • Quando definir o URL do Remetente da Mensagem use a sintaxe ${pathParms} no local do URL em que as informações do tempo de execução deverão ser inseridas. Por exemplo: http://[SERVER_​NAME]:1000/rest/services/${pathParms}

  • Inclua a área de dados F1-OM-DynamicConfig (Configuração dinâmica da mensagem de saída) no esquema do objeto de negócios da mensagem de saída. Essa área de dados inclui elementos de pathParms e de queryParms.

  • No código que cria a mensagem de saída, preencha os elementos pathParms e, caso aplicável, queryParms com as informações apropriadas. O sistema criará o URL conectando um valor no elemento pathParms, seguido de um ponto de interrogação, seguido do valor de elemento queryParms no local ${pathParms} da URL.

Veja a seguir um exemplo de valores do tempo de execução.

    <dynamicConfiguration>
        <pathParms>job/1234</pathParms>
        <queryParms>firstName=John&lastName=Doe</queryParms>
     <dynamicConfiguration> 

Adicionar Parâmetros de Cabeçalho SOAP no Tempo de Execução

O produto oferece suporte ao recurso adicionar parâmetros de cabeçalho SOAP a uma mensagem externa no tempo de execução. Os pontos a seguir destacam as etapas necessárias para dar suporte a essa funcionalidade.

  • Inclua a área de dados F1-OM-DynamicConfig (Configuração dinâmica da mensagem de saída) no esquema do objeto de negócios da mensagem de saída. Essa área de dados inclui o elemento soapHeaders .

  • No código que cria a mensagem de saída, preencha os elementos soapHeaders com o XML autocontido para adicionar a seção do cabeçalho SOAP na solicitação SOAP de saída.