Monitorando um Fluxo de Batch do Scheduler em Execução

Um Fluxo de Batch do Scheduler será considerado Em Execução se estiver em um dos status a seguir.
  • Em Andamento

  • Interrompendo

  • Pausando

  • Cancelando

  • Final

É possível monitorar o andamento de um Fluxo de Batch do Scheduler em execução transmitindo-o dos resultados da pesquisa da opção de consulta Em Execução. A zona transmitida "Exibir Etapas do Fluxo" mostra o andamento do fluxo, como quais etapas já foram concluídas e seu status, quais são as etapas em execução no momento, juntamente com as etapas que ainda não foram iniciadas. Você pode monitorar o andamento do fluxo atualizando a página ou configurando a página para atualização automática. Para configurar a atualização automática da página, consulte as Preferências do Portal do Usuário desse portal.

A zona "Exibir Etapas do Fluxo" também tem informações sobre quando a etapa foi iniciada e concluída, a duração da execução da etapa e a opção para exibir a execução da tarefa em batch. Clicar no botão "Exibir" mostra os detalhes da execução em batch da tarefa em batch.

Observação: um fluxo será definido com o status Final, se o fluxo estiver Em Andamento e a etapa Fim do Fluxo tiver sido finalizada. Isso significa que algumas das etapas ainda estão no status Em Andamento ou Enviado. Um fluxo Final é definido com o status Finalizado, uma vez que não há mais etapas com status Em Andamento ou Enviado.

Operações de Fluxo

Ao executar operações em um fluxo de batch do scheduler, a operação não é processada imediatamente em tempo real. O usuário só pode fazer uma solicitação para uma operação desejada. O Scheduler de Batch SaaS processa essas solicitações e atualiza o fluxo de batch do scheduler de acordo.

As operações a seguir são permitidas nos fluxos de batch do scheduler Em Execução.
  • Cancelar: é possível cancelar a execução de um fluxo de batch do scheduler no estado Em Andamento ou Pausando. Quando esta operação é executada, o fluxo de batch do scheduler é definido com o status Cancelando. O Scheduler de Batch SaaS processa essas solicitações e envia uma solicitação de cancelamento para cancelar a tarefa em batch subjacente. Depois que a tarefa em batch subjacente é cancelada, o fluxo de batch do scheduler é definido com o status Cancelado. Um fluxo de batch do scheduler Cancelado é removido desta lista de fluxos Em Execução e é exibido na lista de fluxos Concluídos.

  • Interromper: é possível interromper a execução de um fluxo de batch do scheduler no estado Em Andamento. Quando esta operação é executada, o fluxo de batch do scheduler é definido com o status Interrompendo. O Scheduler de Batch SaaS processa essas solicitações e envia uma solicitação de cancelamento para cancelar a tarefa em batch subjacente. Depois que a tarefa em batch subjacente é cancelada, o fluxo de batch do scheduler é definido com o status Interrompido. Um fluxo de batch do scheduler Interrompido é removido desta lista de fluxos Em Execução e é exibido na lista de fluxos Suspensos.

    Observação: observe a diferença entre cancelar um fluxo de batch do scheduler e interromper um fluxo de batch do scheduler. O cancelamento de um fluxo de batch do scheduler cancela as etapas em andamento e cancela o fluxo de batch do scheduler para que o restante das etapas do fluxo não seja executado. A interrupção de um fluxo de batch do scheduler interrompe as etapas do fluxo que estão Em Andamento e interrompe o fluxo temporariamente. Um fluxo interrompido pode ser reiniciado a partir da lista de Fluxos Suspensos na Opção de Consulta Operações Suspensas de Fluxos de Batch do Scheduler. A reinicialização de um fluxo interrompido reinicia as etapas que foram interrompidas e envia as tarefas m batch associadas a essas etapas para continuar o restante do processamento do fluxo de batch do scheduler.
  • Pausar: é possível pausar um fluxo de batch do scheduler no estado Em Andamento. O fluxo de batch do scheduler está definido para o status Pausando. O Scheduler de Batch SaaS processa essas solicitações e pausa o fluxo de batch do scheduler quando as etapas do fluxo que estão Em Andamento são concluídas. Enquanto as etapas estão Em Andamento, o fluxo de batch do scheduler é definido com o status Pausando. Após a conclusão das etapas, o fluxo de batch do scheduler é definido como Pausado. Se as etapas do fluxo que estão Em Andamento forem o último conjunto de etapas a serem processadas, não haverá etapas restantes para pausar o fluxo de batch do scheduler. O fluxo de batch do scheduler não está Pausado e conclui o processamento.

    Observação: observe a diferença entre interromper um fluxo de batch do scheduler e pausar um fluxo de batch do scheduler. A interrupção de um fluxo de batch do scheduler cancela as etapas do fluxo que estão em andamento e interrompe a execução do fluxo temporariamente. Ao pausar um fluxo de batch do scheduler, as etapas Em Andamento continuam a execução e são concluídas, e o fluxo é pausado depois disso. O restante da execução do fluxo está suspenso temporariamente.
  • Interrupção: uma operação de interrupção é usada quando o fluxo de batch do scheduler está preso no estado Em Andamento por um longo período e não está em andamento. Quando usada, a operação de interrupção cancela as etapas que estão Em Andamento no momento e reenvia as tarefas em batch nessas etapas para que o restante das etapas no fluxo de batch do scheduler possa ser processado.

Operações de Etapa do Fluxo:

  • Ignorar: as etapas do fluxo podem ser ignoradas usando o botão Ignorar de várias ações nesta zona. Somente as etapas que estão no estado "Não Enviado" podem ser ignoradas.

As etapas do fluxo podem estar em um dos seguintes estados:

  • Não Enviado

  • Etapa do Fluxo EnviadaEnviado

  • Etapa do Fluxo em AndamentoEm Andamento

  • Etapa do Fluxo FinalizadaFinalizado

  • Etapa do Fluxo IgnoradaIgnorado