Tarifas
Quando você configura um cliente no sistema, você cria um acordo de serviço para cada serviço usado pelo cliente. A informação mais importante especificada em um acordo de serviço é a tarifa. A tarifa controla:
- Como as cobranças do serviço são calculadas.
- Como as cobranças são descritas nas faturas do cliente.
- Como o livro razão é afetado pelas cobranças.
É importante entender que, embora a maioria dos acordos de serviço esteja associada a uma tarifa, você pode ter acordos de serviço que não usam uma tarifa para calcular as cobranças; por exemplo, você pode ter acordos de serviço de valor faturável para faturar um cliente por cobranças calculadas em um sistema externo. O fato de um acordo de serviço usar ou não uma tarifa e a lista de tarifas que podem ser especificadas em um acordo de serviço é controlado pelo Tipo do acordo de serviço.
Além de calcular as cobranças do serviço, sua implementação também pode usar tarifas para calcular ajustes.
Para obter informações sobre o modo como o faturamento usa as informações em uma tarifa para calcular um segmento da fatura, consulte Como as Tarifas Afetam as Informações em uma Fatura. Consulte Ajustes Calculados para saber como usar uma tarifa para calcular um ajuste.
Não equacione uma tarifa do seu sistema legado com uma tarifa deste sistema. Pode ser que a flexibilidade do sistema resulte em tarifas menores em relação às que existem atualmente. Por exemplo, a estrutura de tarifas atual pode ter três tarifas para um serviço, porque os preços são diferentes de acordo com a área geográfica do cliente. Neste sistema, no entanto, você pode configurar uma tarifa única e variar o preço com base no local de residência do cliente.
Este capítulo descreve a estrutura e o processo para configurar tarifas.
Se você estiver usando o Oracle Utilities Rate Cloud Service, consulte o capítulo Oracle Utilities Rate Cloud Service no Guia do Usuário de Negócios e o capítulo Definindo Opções do Oracle Utilities Rate Cloud Service no Guia do Usuário Administrativo para obter informações sobre como a funcionalidade de tarifa funciona no contexto desse serviço de nuvem.
As tabelas de tarifas criadas usando o novo mecanismo de tarifa são chamadas de Tarifas com Base na Regra de Cálculo ou, simplesmente, Tarifas; e aquelas criadas usando o mecanismo de tarifa original são chamadas de Tarifas Baseadas em Componente. Este capítulo foca nas Tarifas com Base na Regra de Cálculo, a menos que seja indicado o contrário.
A abordagem de Tarifas Baseadas em Componente, ou taxas clássicas, não é a recomendada para implementações novas. As Tarifas Baseadas em Componente destinam-se a atualizar clientes que atualmente usam essa estrutura de taxas e não foram convertidos em Tarifas com Base na Regra de Cálculo.