Visão Geral

Antes de executar a primeira execução da estimativa periódica, deve ser feita uma avaliação sobre o estado atual dos dados de medição em seus componentes de medição. Sem a preparação adequada, a primeira execução pode levar um tempo extremamente longo devido a grandes lacunas nos componentes de medição. Como o job D1-SMMTR é submetido a thread por dispositivo, todas as medições iniciais dos canais escalares e do intervalo de um dispositivo serão criadas em uma única unidade de trabalho. Isso levará à criação de um número anormalmente grande de transações em um único commit que pode prejudicar o desempenho.

Há várias opções disponíveis para estabelecer um ponto inicial consistente para estimativa em todos os tipos de componentes de medição:

  1. Configure o Máximo de Dias para Estimativa em cada tipo de componente de medição elegível para estimativa periódica. Isso limita o número de dias que a estimativa periódica procurará retroativamente para criar estimativas. Por exemplo, se definido como 60, nenhuma estimativa com mais de 60 dias seria criada e todos os componentes de medição teriam sua Data/Hora da Última Medição Contígua definida como 60 dias atrás ou mais recente.

  2. Configure a opção Nº de Horas no Passado para Recuperar Última Medição Utilizável na configuração do recurso Opções de Dados de Medição. Essa configuração funciona de duas maneiras específicas:

    • Quando a Data/Hora da Última Medição Contígua do componente de medição não tiver sido inicializada, essa definição será usada para procurar medições utilizáveis a partir da Data/Hora do Processo menos o número de horas configuradas.

      • Se uma medida for encontrada, a medida mais recente dentro dessa janela será usada.

      • Se nenhuma medida for encontrada, as estimativas serão geradas a partir da data/hora inicial calculada.

        Observação: se a data/hora inicial calculada for muito recente e ainda não elegível para estimativa, a Data/Hora da Medida Contígua Mais Recente do componente de medição será atualizada com esse valor.
    • Quando a Data/Hora da Última Medição Contígua já tiver sido definida para um componente de medição, essa definição será usada de forma semelhante ao Máximo de Dias para Estimativa e limitará até que ponto a estimativa retroativa ocorrerá.

  3. Use o controle em lote Inicializar Datas do Componente de Medição (D1-IMCDT) pouco antes da primeira execução da estimativa periódica para definir explicitamente a Data/Hora da Medida Contígua Mais Recente em todos os componentes de medição para a data em que você gostaria de estimar.

É importante levar em consideração que o processo de estimativa periódica é ajustado com a expectativa de que ele criará estimativas para uma pequena porcentagem da população de medidores (geralmente em torno de 2%) por um dia. Se na execução inicial todos os dispositivos tiverem componentes de medição que exigem a criação de estimativas, isso aumentará exponencialmente a carga de trabalho típica: 100% do preenchimento do medidor por muitos dias.

Por fim, é muito importante, independentemente do método usado, testar uma pequena população de medidores antes de executar a Estimativa Periódica (D1-SMMTR) em toda a população de medidores. Os testes isolados alertarão você sobre possíveis problemas de desempenho sem precisar cancelar uma execução de vários dias do D1-SMMTR.