Pagamentos e Eventos de Correspondência

Conforme descrito em Quando São Criados Eventos de Correspondência?, o sistema cria um evento de correspondência quando um pagamento é adicionado a uma conta de item em aberto. O sistema usa o tipo de correspondência do pagamento e o valor de correspondência para determinar as transações financeiras (por exemplo, ajustes e segmentos da fatura) que corresponderão às transações financeiras do pagamento (isto é, segmentos de pagamento).

Outra forma de pensar nisso é a seguinte:

  • Quando a maior parte dos pagamentos for distribuída, o sistema chamará o algoritmo de distribuição do pagamento que está associado à classe de cliente da conta.
  • No entanto, um pagamento que é feito para uma fatura específica requer um algoritmo de distribuição diferente porque o pagamento deve ser distribuído somente entre o débito associado à fatura específica que está sendo paga. Isso é realizado fazendo-se referência a um tipo de correspondência/valor de correspondência do pagamento. O tipo de correspondência faz referência ao algoritmo apropriado de distribuição do pagamento. Esse algoritmo é usado no lugar do algoritmo de distribuição da classe de cliente.

Por exemplo, se um pagamento for feito para o ID da fatura 192910192101, esse pagamento fará referência a um tipo de correspondência do ID da fatura e a um valor de correspondência de 192910192101. No momento da distribuição do pagamento, o sistema chama o algoritmo de distribuição do pagamento de substituição associado a esse tipo de correspondência. O algoritmo de distribuição do ID da fatura do pacote base realiza várias tarefas:

  • Ele distribui o pagamento entre acordos de serviços associados à fatura.
  • Ele cria um evento de correspondência e vincula as transações financeiras de ajuste e segmento da fatura a ele.
  • Para obter mais informações sobre esse algoritmo, consulte Algoritmo do Tipo de Correspondência do ID da Fatura.

Observação:

A lógica de distribuição do tipo de correspondência não é "codificada". Como a lógica de distribuição do pagamento do tipo de correspondência é incorporada em um algoritmo de plug-in, você pode introduzir novos algoritmos, conforme as exigências da empresa.

É importante observar que a distribuição e o congelamento do pagamento são duas etapas separadas que geralmente ocorrem em uma sucessão rápida. Os algoritmos do evento de correspondência padrão do sistema criam o evento de correspondência durante a distribuição do pagamento. Esse evento de correspondência existe no estado aberto (porque as transações financeiras do segmento de pagamento ainda não foram vinculadas ao evento de correspondência e, por isso, as transações financeiras de débito não são iguais às transações financeiras de crédito). O evento de correspondência aberto faz referência às transações financeiras de débito (os ajustes e segmentos da fatura) que ele paga. Somente quando o pagamento é congelado, as transações financeiras de crédito (os segmentos de pagamento) são vinculadas ao evento de correspondência, permitindo assim que o evento de correspondência se torne balanceado.

Se, no momento do congelamento, as transações financeiras de crédito do pagamento não forem iguais às transações financeiras de débito no evento de correspondência, o evento de correspondência será deixado no estado aberto. Um alerta aparecerá no Controle Central para destacar a existência de eventos de correspondência abertos (se o algoritmo de alerta apropriado for associado ao registro de instalação). Além disso, é possível configurar uma entrada de Atividade para destacar a existência de eventos de correspondência em aberto.