Noções Básicas Sobre o Mercado
O objeto Mercado é usado para definir um mercado desregulado, que é uma área geográfica que opera com um conjunto de regras para gerenciar as unidades consumidoras e/ou os clientes de um tipo de serviço. Instâncias de mercado separadas são criadas para cada área geográfica e tipo de serviço, por exemplo, Gas New York (GNY), Electric New York (ENY), Electric United Kingdom (EUK).
Cada mercado desregulado tem participantes (Prestadores de Serviços) que operam nesse mercado. Tipos diferentes de Prestadores de Serviço são agrupados em Tipos de Relacionamento de Mercado. Há Prestadores de Serviço que gerenciam o cliente em uma unidade consumidora - por exemplo, Empresa Local de Distribuição, Concessionária de Serviços de Energia (Varejista, Fornecedor) e alguns que gerenciam o medidor em uma unidade consumidora (Operador do Medidor, Agregador de Dados). Os prestadores de serviços podem operar em vários mercados desregulados (por exemplo, Varejistas) e eles podem entrar e sair dos mercados de forma independente. As datas Inicial e Final são fornecidas para gerenciar os Prestadores de Serviço que entram e saem dos mercados.
Os tipos de Prestador de Serviço podem ser gerenciados pelo objeto de mercado, e outros podem ser gerenciados pela Configuração do Prestador de Mercado. Os tipos de Relacionamento de Mercado recomendados gerenciados pelo objeto de Mercado são Proprietários do Medidor, Agregadores do Medidor. Pode haver mercados em que nenhum Prestador de Serviço é gerenciado pelo objeto Mercado, mesmo se os Proprietários do Medidor estiverem presentes. Por exemplo, quando os Proprietários do Medidor não são alterados.
Os mercados que gerenciam um prestador de serviços de última instância ou de fall back configurarão o prestador de serviços de fall back do mercado. As datas inicial e final permitem que uma solução determine quem é o prestador de serviços de fall back atual. Nem todos os mercados têm um Prestador de Serviços Fall Back.