Entendendo Conjuntos de Componentes de Medição
Conjuntos de componentes de medição são usados para definir as dimensões e critérios pelos quais a agregação será executada.
O Tipo de Componente de Medição de um conjunto de componentes de medição define o Componente de Medição e o Tipo de Medição a serem usados na captura de resultados de agregação, bem como as funções de agregação que serão usadas nos dados transnacionais da fonte e a fonte de dados que identificará de onde esses dados transacionais serão recuperados.
Os conjuntos de componentes de medição estão associados a um Grupo de Agregações, que controla quando e como a agregação é processada. Isso inclui a sequência na qual os conjuntos de componentes de medição do grupo de agregações são processados, bem como o método pelo qual o processamento de agregação é iniciado para cada um (essas informações podem ser encontradas na seção Processamento Geral).
A Classe do Conjunto de Componentes de Medição define um modo pelo qual o conjunto de componentes de medição é usado no processo de agregação. As classes do conjunto de componentes de medição são baseadas no objeto de negócios do conjunto de componentes de medição e podem incluir:
-
Os conjuntos de componentes de medição da Base da Agregação são usados para agregar dados transacionais, como medições de pontos de serviço vinculados por meio de contratos de uso ou quantidades de serviço faturadas.
-
Os conjuntos de componentes de medição do Composto de Agregação são usados para agregar dados de um conjunto de outras agregações (que podem ser baseadas em conjuntos de componentes de medição de base ou de outro conjunto).
-
Conjuntos de componentes de medição Adhoc são usados para agregar dados com base em um conjunto de componentes de medição adhoc definido pelo usuário.
Consulte Agregação Básica e Composta em Processamento de Agregação Dinâmica para obter mais informações.
Dimensões, Critérios e Itens Gerenciados Individualmente
As Dimensões e os Critérios definidos para o conjunto de componentes de medição são usados pelo processo de verificação de dimensão para identificar componentes de medição de agregação individuais que devem ser criados. Os componentes de medição também são criados para cada Item Gerenciado Individualmente para os quais os dados correspondem à configuração do item.
- Dimensões identificam os atributos pelos quais os dados devem ser agregados. As dimensões podem incluir características, identificadores, participantes do mercado e valores de tabelas e colunas específicas. Por exemplo, a agregação de dados por código de perfil de perda, tipo de ponto de serviço e provedor de serviços exigiria a definição de dimensões para uma característica do Código de Perfil de Perda, a coluna Tipo de Ponto de Serviço da tabela Ponto de Serviço e a coluna Provedor de Serviços da tabela Dispositivo.
- Critérios definem as maneiras pelas quais as dimensões são avaliadas por meio de uma série de inclusões, exclusões ou ambas. Por exemplo, para agregar dados para os tipos de ponto de serviço "AGG-E-COM" e "AGG-E-RES", mas NÃO para dispositivos do provedor de serviços "ELEC", é possível definir critérios para incluir os dois tipos de ponto de serviço valores e excluir o provedor de serviços “ELEC”.
- Os critérios fornecidos para Itens Gerenciados Individualmente são usados para identificar clientes específicos que devem ser agregados isoladamente de todos os outros dados que correspondem às Dimensões e aos Critérios definidos para o conjunto de componentes de medição.
Mais especificamente, o modelo SQL de verificação de dimensão (derivado da fonte de dados) é estendido pelas Dimensões, pelos Critérios, e Itens Gerenciados Individualmente configurados no conjunto de componentes de medição que está sendo processado.
Consulte a ajuda incorporada para obter mais informações sobre as opções de configuração específicas usadas por Dimensões, Critérios, e Itens Gerenciados Individualmente. Os valores Tipo de Fonte e Entidade da Fonte são definidos na pesquisa extensível Tipo de Fonte de Critérios de Agregação (D1-CriteriaSourceTypeLookup). Consulte Configurando os Tipos de Fonte de Critérios de Agregação para obter mais informações sobre essa pesquisa extensível.
A maneira pela qual os critérios fornecidos serão avaliados é definida nas fórmulas configuradas na seção Processamento de Critérios. Consulte a ajuda incorporada para obter mais informações sobre como definir fórmulas de processamento de critérios.
Distribuição de Carga
Os parâmetros de Distribuição de Carga podem ser usados para distribuir a carga dos dados transacionais derivados da Origem de Dados associada ao gerar participantes do Conjunto de Componentes de Medição. A distribuição de carga é obtida no sistema adicionando outros atributos dimensionais no componente de medição do agregador com base em um número definido de dígitos do ID do ponto de serviço ou do ID do contrato de uso. Os parâmetros de Distribuição de Carga incluem:
- Distribuir Carga: um flag que indica ("Sim" ou "Não") se os dados transacionais do conjunto de componentes de medição tiverem que ser distribuídos posteriormente por meio de um atributo dimensional adicional.
- Número de Dígitos a Serem Usados: o número de dígitos do ID do ponto de serviço ou do ID do contrato de uso a ser usado como um atributo dimensional adicional ao distribuir a carga. Por exemplo, se Número de Dígitos a Serem Usados for 2, os últimos 2 dígitos do ID do ponto de serviço ou do ID do contrato de uso serão analisados para determinar se os dados transacionais devem ser um constituinte do componente de medição do agregador.
- Distribuição de Carga Gerenciada por: especifica qual identificador, "Ponto de Serviço" ou "Contrato de Uso", cujos últimos x dígitos serão colocados como um atributo dimensional adicional no componente de medição do agregador.
- Fórmula de Distribuição de Carga: identifica se são necessários critérios adicionais ao aplicar a distribuição de carga. Por exemplo, se "código postal" for um atributo dimensional e quisermos apenas distribuir a carga de um código postal específico em que a população é mais densa, será possível especificar um Critério e essa fórmula poderá ser usada para identificar como esse Critério será avaliado. Esta fórmula só é aplicável quando o parâmetro Distribuir Carga está definido como "Sim".